22 de junho de 2014

Uma copa qualquer… Portugal 2 x 2 Estados Unidos

Mais um jogo sensacional. Mais uma seleção que não confirmou o favoristismo. Mais uma seleção com pouca tradição que jogou muita bola.

Antes porém, um pouco de história… voltemos a longínqua Copa do Mundo Fifa® de 1994, realizada nos EUA. Lembro que algum jogador da seleção americana (se não me engano, foi o folclórico Lalas) praticamente fez uma profecia: “Hoje, o futebol nos EUA é praticamente um esporte para amadores. Não esperem uma seleção competitiva nas próximas copas. Quem sabe daqui uns vinte anos tenhamos uma seleção competitiva para lutar em condições de igualdade com os favoritos”.

Bom… confesso que não lembro das exatas palavras, mas em essência isto é o que foi dito.

E então… 20 anos depois…

Portugal x EUA foi um dos jogos mais bonitos desta copa. A seleção americana jogando sério, aplicando-se ao esquema tático montado pelo ex-jogador Jürgen Klinsmann e com ótimas surpresas como Johnson, Bradley, Jones e Dempsey.

image

Mas e Portugal? Bom… Portugal é um time de um jogador só. Em todas a jogadas de ataques os gajos mandavam a bola para o tal CR7… (coisa ridícula esse negócio de CR7). Espero que o Michel fale sobre isso no seu texto. Fato é que Portugal jogou bem, mas jogou o mesmo de sempre. Todas as jogadas de ataque em cima do Cristiano Ronaldo, sem grandes variações do esquema tático. O tal CR7 é bom sim. Não é à toa que foi eleito o melhor do mundo. Mas não dá pra ganhar um jogo (quanto mais uma copa) só com um talento.

image

Os primeiros 10 minutos de jogo praticamente contrariam tudo o que foi dito até agora. Com um gol de Portugal aos 5 minutos de jogo, tive a impressão que o jogo seria um massacre. A impressão durou apenas o tempo de os EUA entrarem no jogo.

E a partir daí, o jogo ganhou nível. Acho que o erro de Portugal foi justamente acreditar que poderia jogar na base do contra-ataque. O time americano montava sua defesa rápido demais para isso.

O jogo seguiu com Portugal em vantagem até os 19 minutos do segundo tempo quando Jones em um chute sensacional a meia distância marcou o gol de empate.

image

O que se viu a partir daí foi uma seleção com a bola no chão (EUA) marcando e criando pelas oportunidades de gol. Gol este que veio aos 36 minutos com Johnson ao receber um belo passe.

E quem disse que gol de barriga não vale, não é mesmo?

image

Infelizmente (ou felizmente dependendo do lado que você está torcendo) no futebol, nem sempre dá a lógica onde o melhor vence. Sim, os EUA foi o melhor time em campo e merecia a vitória. Mas Portugal também lutava para se manter vivo na Copa. E sua luta foi recompensada com um gol de Varela já nos descontos.

image

Resultado final: Portugal 2 x 2 EUA

:: Outros jogos ::

Os jogos de hoje encerraram a segunda rodada da fase de grupos. Outro jogo que chamou muita atenção foi o duelo entre Coreia do Sul e Argélia. O que em outras copas teria tudo para ser um jogo insosso e provavelmente com poucos gols foi uma grande surpresa… A Argélia (!) ganhou (!!) por goleada (!!!) de Coreia (!!!!).

Uau…

Até no bolão UOL o resultado foi surpresa. Apenas 11 pessoas acertaram o resultado. O placar de 4 a 2 para Argélia era realmente improvável. Impensável.

Mas aconteceu… Com uma boa atuação da Argélia que jogou o tempo todo ofensivamente. Marcaram rapidamente o primeiro e segundo gols (26’ por Slimani e 28’ por Halliche). Ainda no final do primeiro tempo chegaram ao terceiro gol (Djabou aos 38’). Inacreditável…

image

O segundo tempo mostrou uma Coreia mais combativa que marcou logo aos 5 minutos (gol de Son). Este gol deu alguma esperança, mas não foi o suficiente pois aos 16 minutos a Argélia ampliou com gol de Brahimi. Combalida, a Coreia ainda conseguiu um segundo gol aos 27 minutos (gol de Koo), mas não foi suficiente para bater a qualidade do futebol argelino.

image

Por fim, o jogo entre Rússia e Bélgica. Um jogo insosso. Um jogo sem grandes atrativos que resultou em vaias por parte da torcida. Realmente o primeiro tempo foi totalmente sem atrativos. Os dois times literalmente “bateram cabeça”.

image

Aliás, não vi até agora nesta copa o que motivou o favoritismo da Bélgica… Ok… eles ganharam os dois jogos, mas não impressionaram em nenhum momento.

A vitória veio de um gol aos 43 minutos (Origi). Com exceção da jogada do gol, o que se viu foram duas equipes truncadas e retrancadas.

image

Talvez a Bélgica vá longe, não pelo futebol ofensivo, mas sim pelo esquema retrancado. Ganham por pouco. Muito pouco.

:: Meus palpites ::

Bélgica 2 x 1 Rússia // Resultado: 1 a 0 para Bélgica

Argélia 0 x 3 Coreia // Resultado: 4 a 2 para Argélia

EUA 2 x 1 Portugal // Resultado: empate por 2 a 2

Minha posição no bolão UOL: 20.078

Realmente achei que iria cravar o resultado do jogo EUA x Portugal. Continuo caindo… e já estou fora do top 20.000.

Um comentário:

  1. O que estou achando dessa copa, que estão chamando de copa das zebras, é que não é interessante pra gente ter tanta seleção grande caindo fora na primeira fase e seleções de pouca expressão futebolística fazendo surpresas e seguindo em frente! O que faz um campeonato interessante, forte e bonito, são os grandes times, os grandes nomes participando dos jogos, disputando as vagas e atraindo o público, tanto de estádio quanto o televiso, pois é o que interessa num campeonato: ver estrelas e nomes para seu entretenimento!
    Agora, me diz onde uma Costa Rica, EUA, Argélia, Gana, Chile, entre alguns outros pretendentes às oitavas, podem oferecer esse estrelismo necessário? Tudo bem, toda Copa tem seu azarão, sua surpresa inesperada e agradável, mas não acredito q seja esse o caso desta! Pra mim, esses azarões só estão aparecendo devido à deficiência dos grandes, do que pela eficiência deles! Algumas seleções tem nomes mais expressivos, como o Chile, mas não são expressivos o suficiente pra atraírem a atenção de ngm por si só! Até mesmo a própria seleção chilena não atrai mta atenção, o mesmo pode ser dito da Costa Rica, que deve deixar 2 grandes do futebol de fora, Inglaterra já é certa, mas Itália e Uruguai??? Jesus! Futuramente, alguém q hoje é jovem demais pra se lembrar desses jogos, olhará pro resumo geral dessa copa e falará: Mas q merda de copa foi essa q o anfitrião empatou com o México, Costa Rica ficou em 1º numa chave com 3 campeões mundiais, o Chile pegou a vaga da Espanha e EUA a de Portugal???? Aí, como a gente explica pra ele q tivemos bons jogos, com times e jogadores q, provavelmente, nunca mais aparecerão depois disso?
    Copa do mundo se faz com seleções grandes, com jogadores de alto escalão, disputando ferreamente por suas vagas e valorizando os espetáculos, tão suadamente pago pelo público! Podem me chamar de elitista do esporte, ou segregador futebolístico. Não me importo! A verdade é q ngm quer ver Costa Rica, Chile, Argélia, EUA, Costa do Marfim, Gana etc, etc etc nas oitavas em diante de uma copa. A gente quer ver jogos clássicos com Inglaterra, Espanha, Itália, Uruguai, Portugal e por aí vai! Esse entusiasmo todo com essas zebras e surpresas, pra mim, só depoem contra o espetáculo em si, e não a favor!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...