Apoie!

Se você chegou a esta página, gostaria de prestar alguns esclarecimentos à você… O texto é um pouco longo, mas necessário para que nossa relação seja sempre transparente e honesta.

Desde 2009 eu mantenho o site “Um Blog Qualquer” e venho publicando de forma regular textos e narrativas expressando opiniões sobre os mais variados temas. Além de mim, outras pessoas contribuíram com o seu talento para este blog publicando seus textos de forma pro-bono.

O blog tem a premissa básica de defender e propagar a liberdade de pensamento e opinião, respeitando as diversas visões sobre questões da sociedade. Tenho como princípio editorial, respeitar os direitos individuais das pessoas que acessam o blog.

A audiência tem ido bem… são em torno de 1200 acessos mensais e a cada novo texto publicado uma sensação boa de alcançar os objetivos.

capa_blog

No ano de 2016, criei coragem para explorar outros meios de comunicação. Assim, criei um canal no YouTube para o Blog.

Em 2016, lançamos um canal de vídeos

Passei a publicar regularmente vídeos onde comento parte do trabalho no blog e também novo conteúdo. Ali também posso explorar meus hobbies e interesses. Estou trabalhando duro para que mais pessoas gostem e acompanhem este meu trabalho de criação de conteúdo. E não é um trabalho fácil... envolve pesquisa, produção, gravação, edição, renderização, publicação... Ufa!

Mais recentemente, lancei o podcast do UBQ. Desta forma, o site cumpre com sua proposta de ser um portal de conteúdo multimídia, plural e diversificado.

logo-do-canal2

Além do blog, canal de vídeos e podcast, mantenho contato pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

E por que estou aqui? Bom... para mostrar o meu trabalho, reforçar meu compromisso com a qualidade do material que produzo. E também para pedir sua ajuda...

Para manter este material publicado, é necessário firmar um compromisso com a qualidade. E isso implica em investir recursos e tempo de modo a garantir uma estrutura bem bacana. Eu já fiz algumas coisas... investi meu tempo, comprei alguns equipamentos. Infelizmente, o orçamento apertado não me permitiu investir em equipamentos mais - digamos - apropriados para aquilo que pretendo fazer.

Além disso, eu gostaria de oferecer algumas contrapartidas para quem acompanha meu trabalho. Vou dar alguns exemplos... no blog eu escrevo uma série chamada "Os livros que li", onde eu faço uma breve resenha (e também com algum sentimentalismo) dos livros que de alguma forma causaram algum impacto na minha vida. E eu gostaria de poder - por exemplo - sortear entre os leitores do blog uma cópia do livro.

Outra situação... eu abro produtos selados de Magic: The Gathering. Faço o "unboxing" e queria poder sortear algumas coisas destes materiais para a audiência...

Enfim... eu gostaria de compartilhar um pouco daquilo que tenho. Na prática, reverter o material que publico em pequenas retribuições para o meu público.

Meu compromisso com você é reinvestir todo valor arrecadado no canal... com novos equipamentos, pagamento de custos de hospedagem dos conteúdos (quando aplicável), royalties (para conteúdo de terceiros), sorteios de materiais do Magic: The Gathering que foram adquiridos com esta arrecadação. Enfim, a ideia é poder fazer mais pelo conteúdo e pela audiência.

E como você pode ajudar?

Existem algumas maneiras… a mais simples é curtindo e divulgando o meu trabalho. Divulgue para seus amigos, divulgue em suas redes sociais. Para os vídeos, clique em “gostei” (o famoso botão “joinha”). Para o podcast, você pode clicar no botão “Like”.

Outra maneira de ajudar é através de parcerias… Se você lojista ou empresa tem um produto que tem alguma afinidade com o conteúdo do canal (por exemplo, os cards de Magic), a empresa ou loja poderia fornecer material para criação de conteúdo.

Você também pode ajudar contribuindo para o canal. Se o seu orçamento permite… se você pode oferecer sua ajuda… se você gostaria de contribuir para o crescimento do canal, sua contribuição (alguns preferem “doação”) será muito bem vinda!

Eu disponibilizei 3 formas de fazer isso:

Para o público brasileiro, talvez as doações pelo PayPal e PagSeguro seja mais práticas, pois aceitam transações em moeda nacional e exige apena um cadastro mínimo. Cadastro que provavelmente você pode até já possuir caso já tenha feito alguma compra pela internet.

O Patreon é uma plataforma de crownfunding que exige cadastramento e os pagamentos são sempre em dólar americano. Então talvez seja um processo mais complicado.

Patreon-Logo1

Você pode contribuir com qualquer valor… pode ser uma única vez, ou se tornar um patrono do canal.

Seja qual for sua forma de colaboração, quero deixar claro que:

  1. Independentemente de qualquer valor arrecadado, continuarei produzindo meu conteúdo gratuitamente da mesma forma como venho fazendo. As doações servirão para ajudar no provimento de melhorias
  2. As doações são absolutamente VOLUNTÁRIAS. Não se sinta obrigado de nenhuma forma a fazer qualquer doação se você não se sentir à vontade para isso.
  3. Meu compromisso é reverter tudo o que for arrecadado para melhorias ou para sorteio de materiais (livros, cds, filmes, cards, etc…) com a audiência do site, canal, podcast, enfim…

Acho que é isso. Para qualquer dúvida que você tenha, escreva um e-mail para ricardo@umblogqualquer.com.br que eu terei prazer em prestar qualquer esclarecimento adicional que você queira.

Muito obrigado por ler até aqui e agradeço pela sua audiência.

Ricardo Marques
Criador e Editor
Um Blog Qualquer

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...