18 de junho de 2014

Uma copa qualquer… Chile 2 x 0 Espanha

Dois grandes jogos em um mesmo dia. Fica até difícil escolher o título do texto de hoje. Poderia bem ter sido “Um blog qualquer… Holanda 3 x 2 Austrália” porque foi realmente um lindo jogo onde a Austrália lutou em condições de igualdade com a poderosa Holanda. Decidi falar princialmente do outro jogo por duas razões: (1) a toda poderosa fúria espanhola perdeu pela sua soberba e (2) o Chile foi fantástico em seu esquema tático.

image

Foi humilhante para Espanha? Não… foi uma lição de como deve se jogar futebol. A Espanha há algum tempo adota a postura do “já ganhou”. E não é bem assim. Se o time não se aplicar em seu esquema tático, se não jogar respeitando o adversário, não tem como vencer. Foi assim com a Holanda… foi assim com o Chile. Que jogou bonito.

Em nenhum momento os espanhóis ofereceram perigo aos chilenos. Iniesta e Diego Costa (mais uma vez vaiado) mais uma vez completamente apagados. A entrada de Fernando Torres não melhorou o ataque em nada. Com um meio de campo pouco criativo e uma marcação adiantada dos chilenos, os espanhóis foram batidos com gols de Vargas e Aránguiz.

image

Com este resultado, a Espanha foi eliminada ainda na primeira fase da competição e só poderá tentar um novo título em 2018 na Rússia.

A Espanha volta a seu papel de coadjuvante nas copas… teve méritos em 2010, mas voltou a ser uma seleção medíocre em 2014.

:: Outros jogos ::

O jogo entre Holanda e Austrália mereceria um texto só deles. Em campo uma seleção com um forte esquema ofensivo contra uma seleção bem posicionada e jogando ofensivamente também. O resultado… um jogo sensacional.

image

A Holanda, fiel a seu esquema tático ofensivo, abriu o placar com Robben aos 19 minutos. Para quem pensa que a Austrália iria se abalar, um engano… eles empataram menos de um minuto depois com gol de Cahill em um forte chute na entrada da área.

O segundo tempo começou com a virada australiana por meio de um pênalti bem marcado e convertido por Jedinák. Confesso que nesta hora pensei que daria mais um resultado pouco provável… a popular zebra.

Só que desta vez foi a Holanda que respondeu quase que de imediato, empatando 3 minutos depois, com um belo gol de Van Persie (que aliás, está fora do próximo jogo).

A esta altura do jogo, a Austrália já tinha o meu respeito. Mas com um belo posicionamento em campo, a Holanda impôs seu ritmo de jogo e virou o placar com gol de Menphis Depay aos 23 minutos do segundo tempo.

image

Para a Austrália sobra o consolo de ter jogado como nunca… Mas infelizmente, perdeu como sempre.

No outro jogo da rodada, jogaram Croácia e Camarões. Com um bom futebol croata e a ausência total de Camarões em campo (e ajudados por uma expulsão precoce do camaronês Alex Song), foi uma vitória fácil da Croácia por 4 x 0. Caberia mais até…

image

A nota ridícula do jogo foi por conta da briga em campo entre dois jogadores de Camarões. Ficou demonstrado ali que dentro de campo não existia um time… existia apenas um punhado de pessoas jogando futebol usando a mesma camisa.

image

:: Meus palpites ::

Holanda 6 x 0 Austrália // Resultado: 3 a 2 para Holanda

Espanha 3 x 1 Chile // Resultado: 2 a 0 para Chile

Croácia 2 x 0 Camarões // Resultado: 4 a 0 para Croácia

Minha posição no bolão UOL: indisponível

Atrasei a postagem do blog… aí perdi a posição no bolão na oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...