Sobre o site Um Blog Qualquer

O site “Um Blog Qualquer” visa a produção de conteúdo contendo informação, opinião e entretenimento voltada para o público jovem e adulto.

site_no_monitor_thumb2

Abrangendo temas relacionados à tecnologia, cultura pop, inovação, sociedade e comportamento, o UBQ segue uma linha editorial onde prevalece a pluralidade de opinião, respeitando a divergência de pensamento e promovendo um debate saudável sobre os temas de que trata.

[ Editor-chefe ]

O UBQ foi criado por Ricardo Marques, que é reponsável pelo projeto editorial, organização do site, canal do YouTube, curador dos conteúdos publicados. É blogueiro, videomaker, podcaster e – para pagar as contas – trabalha como funcionário público. Conheça mais sobre Ricardo Marques neste link.

[ Autores convidados ]

Em seu plano editoral, o blog tem a intenção de manter uma opinião plural. Isto significa que vez ou outra, conto com o talento de alguns grandes amigos que colaboram com um pouco de sua genialidade em textos sobre os assuntos mais diversos. Estão ou já estiveram por aqui:

[ Cronologia do site Um Blog Qualquer ]

O UBQ nasceu de uma iniciativa pessoal ainda em 1996. Um período em que a internet engatinhava no Brasil. Naquele tempo, apenas grandes empresas possuíam sites na Web e os sites pessoais eram apenas iniciativa de entusiastas que detinham algum conhecimento da linguagem HTML.

Serviços de hospedagem de sites pessoais começam a surgir, e talvez o Geocities seja o mais conhecido. Foi ali que a primeira versão da “Ricardo Marques Home Page” foi hospedada. Esta versão infelizmente se perdeu em algum disquete no passado.

Daquela época até hoje, já se passaram décadas. E muita coisa aconteceu…

  • 1996

Surgimento da “Ricardo Marques Home Page”. Esta página se perdeu pelos disquetes antigos.

  • 2000

A página pessoal sofre sua primeira revisão de layout. Os assuntos em pauta eram: Fallout, MSX, Magic: The Gathering e o meu dia-a-dia na faculdade.

site2000

  • 2007

Após um hiato de quase sete anos sem grandes revisões (apenas inclusão de conteúdo) e em razão da minha atividade como instrutor de informática com aulas de Web Design, o site recebe uma grande revisão de layout e conteúdo. Nesta época, o site também ganhou seu domínio próprio: www.ricardomarques.pro.br

site2001

  • Março de 2009:

O site sofre nova alteração de layout. E finalmente surge um espaço para opinião e textos autorais. Era o início do blog. Neste momento, não tinha nome nem identidade própria. Era apenas o Blog do site do Ricardo Marques. E havia um link para o conteúdo hospedado no Blogger.

site2008

  • Janeiro de 2010

Os textos do blog começam a ganhar importância. O formato me conquistou e trouxe a decisão de separar as coisas – eu teria um site profissional e um blog de opinião. Na verdade, eu só estava adiando uma decisão que já havia sido tomada.

site2011

2012

  • Janeiro

As coisas eram sim misturadas e confusas. Eu não tinha a percepção necessária para separar as coisas pessoais (perfis de redes sociais por exemplo) das coisas profissionais. Nesta época, o site pessoal foi extinto (os perfis de Facebook, Twitter dariam conta disso daqui por diante) e o blog se tornou o produto principal. Mas ainda não possuía uma identidade.

image

  • Outubro

Após algum período de indefinição sobre o formato e conteúdo e graças a um texto publicado no blog, é que finalmente nasceu o “Um Blog Qualquer”. Neste período, o blog contava com a colaboração do então estudante de jornalismo, Carlos Aros.

image

  • 20 de outubro

O blog é transferido para o domínio www.umblogqualquer.com.br

2013

  • 24 de julho

Michel Vieira estreia como colaborador do blog, publicando seu primeiro texto (“De Sordi”) por aqui.

  • 11 de novembro

É a vez de Lucas Camacho estrear como colaborador com o texto “Cego por um Sonho”.

  • 29 de dezembro

Lançada a página do UBQ no Facebook (na imagem, com o layout de 2017)

image

Lançado o perfil oficial do UBQ no Twitter

image

2014

  • Janeiro de 2014

Estreia a nova identidade visual do blog. Surge a marca UBQ

image

  • 13 de junho

Surge um novo colaborador. Junior Ferreira estreia escrevendo sobre a mal fadada Copa do Mundo 2014.

2016

  • Setembro

Após algum tempo com formato e identidade estabelecidos, chegava a hora de uma nova identidade.

youtubechannelart

  • Outubro

Lançamento do canal de vídeos no YouTube.

image

Lançamento do perfil do UBQ no Instagram

image

2017

  • 04 de fevereiro

Relançamento do canal de vídeos no YouTube com um novo canal feito a partir do zero

image

  • 10 de outubro

Em comemoração aos 5 anos de existência da marca UBQ, uma nova programação visual foi apresentada para o blog e todas as páginas nas redes sociais.

image

Lançamento do Podcast do UBQ… o “Um Papo Qualquer

imageSeguimos adiante. Cada vez mais multimídia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...