28 de junho de 2014

Uma copa qualquer… análise 1ª fase

Já se foram 48 jogos. Mais da metade dos jogos já foi realizada. Começa agora o mata-mata… que também atende pelo nome de oitavas-de-final.

Toda copa tem algumas situações típicas… Uma boa goleada, Um time tradicional que tem um princípio matador, um time de pouca tradição jogando muito, um ou outro time tradicional que acaba sendo um fiasco e voltando pra casa mais cedo e uma ou duas zebras… aqueles times que ninguém dá nada, mas que consegue avançar na competição.

A Copa do Mundo FIFA™ 2014 não foi exceção a este padrão. Ao final da primeira fase tivemos uma goleada (Holanda 5 x 1 Espanha). Tivemos times de pouca tradição surpreendendo (Costa Rica, Colômbia e Chile). Tivemos alguns fiascos (Espanha, Inglaterra e Itália voltando pra casa). E tivemos algumas zebras (Grécia e Argélia).

Mesmo sendo uma copa típica em relação aos classificados, ela tem uma ou duas particularidades. Primeiro que esta copa está mais para Copa América do que Copa do Mundo… Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Uruguai, México, EUA e Costa Rica. Sete times das américas.

Outra atipia é que pela primeira vez temos duas seleções africanas classificadas para a segunda fase (Argélia e Nigéria). Mas creio que ambas devem parar por aí…

Minha opinião? Quem vem mostrando bom futebol tem confirmado seu favoritismo. E o que se espera de um favorito? No meu entendimento, três vitórias…

E aí, somente Alemanha, Holanda e Argentina confirmaram seu favoritismo. Brasil e França tropeçaram em empates. Itália, Inglaterra e Espanha voltaram pra casa.

Aliás, todo mundo está falando da Espanha… mas se esquecem que o Brasil (campeão em 1962) foi eliminado na primeira fase na copa de 1966 (Inglaterra) em uma chave com Portugal, Hungria e Bulgária. Ganhamos da Bulgária e tomamos um sacode de Portugal e Hungria. França e Itália também foram outras seleções eliminadas precocemente após a conquista de um título mundial. Então, esse negócio de ser eliminado logo de cara não diz muita coisa sobre o futuro do time.

Nesta segunda fase, estou estranhando sim as ausências da Espanha, Itália e Rússia. Rússia, por sinal, caiu pelos seus erros (mais especificamente, erros do Akinfeev, goleiro da Rússia). Itália deu azar de ter na mesma chave a competente Costa Rica. Poderiam ter se garantido contra o Uruguai (que tem um atacante mordedor), mas não conseguiram…

E Portugal? Mantenho o que escrevi anteriormente… não dá para avançar na copa somente com um jogador que é o melhor do mundo. Talvez se Figo e Deco ainda jogassem, o futuro de Portugal poderia ter sido diferente.

:: E o Brasil ?::

Honestamente, acho que o caminho do Brasil ficou mais fácil. Apesar de o Chile jogar bem, o futebol brasileiro deve ser suficiente para vencer a partida. Nas quartas-de-final enfrentará o vencedor do jogo Colômbia x Uruguai. Acho que será a Colômbia… o Uruguai perdeu seu mordedor (Suárez que foi banido da copa após o episódio da mordida) e o moral da equipe está meio baixo. E em um eventual Brasil x Colômbia… deve dar Brasil.

image

Aí na semi-final o caldo engrossa… deverá enfrentar ou França ou Alemanha (penso que tanto França vence a Nigéria, como a Alemanha vence a Argélia, mas acho que no confronto direto, dá Alemanha…)

Em um eventual Brasil x Alemanha… o Brasil vai ter que melhorar muito o seu futebol. Se der França, não vamos esquecer que em Copa do Mundo, somos fregueses do time azul…

:: E a Holanda ? ::

Nunca escondi que meu time favorito para esta copa é o time da Holanda. Futebol bonito, ofensivo e bem jogado (no toque de bola). Enfrentará o competente México… mas creio seu futebol é mais eficiente. Depois, a vida fica um pouco facilitada… pega o vencedor do jogo Costa Rica x Grécia (acho que dá Costa Rica). Por mais que eu esteja simpático a causa da Costa Rica, acho que não pra vencer a Holanda.

E aí o caldo empelota de vez… Porque se chegar a semi-final, deve encarar ninguém menos que a Argentina (que tem pela frente a Suíça… que não gosta de fazer gol e depois o vencedor de Bélgica x EUA… e creio que nenhum destes seja páreo para os Hermanos, se eles jogarem toda bola que sabem).

Acredito muito que a Holanda chega na final…

:: Os vencedores ::

Pensando em todos os jogos, acho que Brasil, Colômbia, Alemanha, França, Holanda, Costa Rica, Argentina e Bélgica (estou torcendo para os EUA) chegam nas quartas-de final. Extrapolando um pouco mais os resultados, creio que Brasil, Alemanha, Holanda e Argentina chegam às semi-finais. E por fim, acho que a decisão será entre Alemanha e Holanda. Caberá ao Brasil fazer um confronto épico com a Argentina na disputa pelo terceiro lugar.

Mas Copa do Mundo não é um torneio em que o melhor sempre vence… então tudo isso pode estar furado.

De qualquer forma, esta é minha opinião…

:: Resumo da ópera ::

O melhor… Holanda

O mais legal… EUA e Costa Rica (me divertindo muito em seus jogos)

O provável… Alemanha

O impensável… Grécia e Argélia nas oitavas-de-final

O fiasco… Espanha voltando pra casa

O bom coadjuvante… Costa Rica e Colômbia

Vence mas não empolga… Bélgica

E que comecem as oitavas-de-final… boa sorte à todos.

image

2370073_full-lnd

Kom naar voren, Nederland !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...