17 de junho de 2014

Uma copa qualquer… Brasil 0 x 0 México

No futebol, são três os possíveis resultados de uma partida para um time: a esperada vitória, o não tão querido empate ou a indesejável derrota.

No caso dos empates, existem o bons e os ruins. O bom é aquele onde duas equipes aguerridas e com futebol consistente lutam até o fim, sem que uma consiga se sobrepor a outra. O ruim é aquele em que a igualdade (ou ausência) de gols é puro reflexo da falta de qualidade de pelo menos um dos times.

Na rodada do dia 18/06, a Copa do Mundo do Brasil mostrou os dois tipos de empate. E o primeiro foi bem ruim. Vamos falar então do horroroso empate sem gols entre Brasil e México.

image

Não foi um jogo bonito. E indo além dos ufanismos naturais em um país que sedia a Copa do Mundo, é necessário analisar friamente o futebol do time brasileiro. O Brasil não está jogando um bom futebol. Não tem uma equipe coesa e um esquema tático definido. Não temos um meio campo criativo. Oscar e Paulinho deveriam distribuir as jogadas para que os atacantes marcassem, mas isso não se vê na prática. Os laterais não sobem. Neymar sempre muito marcado ainda não é genial a ponto de se livrar da marcação e definir o jogo. O Fred é um poste lá na frente. Como bem disse o Júnior (autor aqui do blog), um cone da CET é mais eficaz do que o Fred.

image

O que sobra para a seleção é uma dupla de zaga competente. Mas isso não basta para ser campeão de uma copa.

Some-se a isto a parede chamada OCHOA. O goleiro mexicano esteve impecável em sua atuação e não foi a toa que o escolheram como melhor jogador da partida. Uma verdadeira muralha.

Do lado do México, um tática competente. Entraram em jogo para anular o meio de campo do Brasil e conseguiram isso. Sacrificaram um pouco o seu ataque e isto talvez tenha levado ao 0 a 0. Mesmo assim, fizeram o Julio César trabalhar bastante. E aí… dando o braço a torcer… devo admitir que ele foi um bom goleiro ontem.

Enfim, a classificação só virá na próxima rodada. Até lá, o Brasil tem tempo para repensar (na verdade, criar) sua tática de jogo para quem sabe jogar bom futebol a partir das oitavas-de-final.

:: Outros jogos ::

No mesmo dia ainda jogaram Bélgica x Argélia. É curioso notar um padrão nesta copa. Times que foram bem nos jogos classificatórios não estão correspondendo integralmente ao favoritismo que lhe fora atribuído. Foi o caso da Bélgica.

image

Com um forte esquema defensivo, a Argélia segurou o ataque Belga que no final das contas não foi tudo aquilo que se esperava. Um pênalti colocou a Argélia na frente do placar. Levou algum tempo para que a Bélgica dominasse o jogo e buscasse a virada.

Que só aconteceu depois de algumas mudanças no esquema tático e com a entrada de Fellaini no time belga. Marcou o primeiro e ajudou bastante na criação de jogadas. A retranca argelina não foi suficiente e o jogo terminou em 2 a 1 para os belgas.

image

Fechando a 1ª rodada, jogaram Russia e Coreia do Sul. Lembram aquilo que escrevi no começo sobre empates. Este foi o bom empate.

Foi um jogo em ritmo acelerado. Ambos os times buscavam o ataque, mas sem muita objetividade. Na verdade, depois do início acelerado, o jogo amornou. Até que Lee Ho aos 22 minutos chutou e o goleiro russo Akineev aceitou… Com “mãos de alface”, o goleiro tomou um frango e tanto…

image

Chegou a ser comovente a maneira como o goleiro encarou sua falha. Genuíno desespero e choro compulsivo. Para amenizar um pouco as coisas, a Rússia conseguiu o empate logo em seguida. E os 15 minutos finais foram empolgantes. No final, o justo empate por 1 x 1. Sem vencedores, nem vencidos.

image

:: Meus palpites ::

Brasil 3 x 2 México // Resultado: empate em 0 a 0

Bélgica 3 x 0 Argélia // Resultado: 2 a 1 para Bélgica

Rússia 1 x 1 Coreia do Sula  // empate em 1 a 1

Minha posição no bolão UOL: 14.436

Hmmm… melhorei bastante…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...