21 de junho de 2014

Uma copa qualquer… Argentina 1 x 0 Irã

Uma constante no futebol é aquela que reza que um time mais fraco ou mais limitado, ao jogar com um time bem mais forte adota uma tática de defesa e marcação homem a homem. A ideia é diminuir o espaço para que os “craques” sempre estejam bem marcados e não possam praticar um futebol mais vistoso.

Antigamente, mesmo adotando esta postura defensiva, a qualidade técnica era insuficiente para eclipsar os melhores jogadores. Não era incomum times retrancados mais fracos perderem por dois ou três gols.

Mas estou vendo um futebol globalizado. Mesmo os atletas de times considerados pequenos jogam em ligas fortes da Europa. Não é mais um futebol bobo.

E por conta disto os grandes favoritos não estão deslanchando… e em algumas vezes estão perdendo seus jogos.

No caso da Argentina, só ganhou o jogo por conta do talento individual do Messi. Pois em campo, não mostrou um futebol superior ao do Irã.

Talvez o título do post seria melhor aproveitado caso fosse “Uma copa qualquer… Messi 1 x 0 Irã”. E mesmo não sendo tecnicamente superior, o Irã chegou a criar algumas chances reais de gol. Aí entrou em cena o outro bom nome do jogo: o goleiro Romero que operou alguns milagres debaixo da marca do gol.

image

O segundo tempo mostrou uma Argentina um pouco acuada frente ao atrevimento do ataque iraniano. Só nos descontos é que em jogada de Messi resultando em um golaço garantiu a vitória pelo placar mínimo.

image

A jogada foi ótima… o gol muito bem marcado… mas a vitória não foi exatamente merecida. Tudo bem que um time precisa de um pouco de sorte… mas só sorte não ganha uma copa. E creio que nem o Messi possa fazer isso.

image

:: Outros jogos ::

A Alemanha me decepcionou. Eu realmente esperava mais. Vi a primeira parte do jogo pela TV e ouvi o restante do jogo pela rádio. Em nenhum dos casos vi a Alemanha empolgar. Um empate em 2 a 2 com Gana coloca dúvidas se o time alemão é realmente o time a ser batido.

Gana não foi necessariamente um time que jogou de igual pra igual o tempo todo. Jogou bem no primeiro tempo neutralizando o ataque alemão e só… Com este jogo em condições de igualdade, ninguém marcou.

No segundo tempo a Alemanha partiu para o ataque e até conseguiu envolver o time ganês. Mas não conseguiu transformar isto em vantagem dentro de campo. O placar foi inaugurado aos 5 minutos do 2º tempo com Göetze. Aí Gana acordou e virou o jogo com gols de Ayew (aos 9”) e Gyan (aos 17”).

image

Coube a Miroslav Klose – veterano de outras Copas (desde 2002) empatar o jogo, sendo que este gol o alçou de maior artilheiro em copas, juntamente com o brasileiro Ronaldo. Klose conta agora com 15 gols marcados em copas. E pode aumentar esta conta.

image

Com o empate o jogo ganhou ânimo e ambos os times criaram boas chances. Apesar das oportunidades, o jogo terminou mesmo em empate com dois gols para cada equipe.

Curiosamente, este foi mais um jogo em que tivemos invasão dentro de campo por parte de um torcedor. Novamente a FIFA tratou de ocultar as imagens em que removia o jogador.

image

No último jogo da rodada jogaram Nigéria e Bósnia. Este jogo não acompanhei nem pela tv nem pelo rádio. Então não posso comentar um jogo que não vi. Vou me limitar então apenas em informar que a Nigéria venceu o jogo por 1 a 0. Se algum outro autor do blog viu o jogo, por favor, comente!

image

:: Meus palpites ::

Argentina 4 x 0 Irã // Resultado: 1 a 0 para Argentina

Alemanha 5 x 0 Gana // Resultado: empate em 2 gols para cada um

Nigéria 0 x 3 Bósnia // Resultado: 1 a 0 para Nigéria

Minha posição no bolão UOL: 18.791

Em queda livre no ranking do bolão…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...