12 de junho de 2014

E chegou a Copa do Mundo Fifa 2014™

Comecei o texto tratando de explicar que o termo “Copa do Mundo Fifa” é marca registrada da FIFA. Aliás, a FIFA registrou outras coisas também: o Pagode™ também é marca da Fifa para o mundial de futebol.

cartaz_copa_do_mundo_1950_2014

São tantos absurdos e inconsistências que nem sei ao certo por onde começar…

Criticar totalmente a Copa do Mundo a esta altura do campeonato (trocadilho esportivo) é cair no lugar comum. Certo ou errado, bem ou mal organizada, ao que tudo indica a Copa do Mundo vai acontecer sim.

Engraçado pensar que hoje existem tantos críticos da opção do Brasil para sediar a Copa, mas poucos se lembram da euforia nacional quando o Brasil foi escolhido. Manifestações populares, pessoas chorando e empunhando a bandeira como um verdadeiro estandarte de guerra.

copa-do-mundo-2014-1

Para mim, são duas copas. Uma já aconteceu e está em seu final. E perdemos feio. É a copa do mundo que acontece fora dos gramados. Aquela onde tivemos a oportunidade de usar um grande evento de repercurssão mundial para impulsionar algumas coisas no país. As pessoas falam no tal “padrão Fifa”, mas aí há uma imprecisão que foi muito bem pontuada pelo Michel em seu texto. Comparar os gastos da Copa com os gastos em setores como saúde em educação só tem efeito prático para cartolina de manifestação. De resto… é pura falácia.

Tivemos a oportunidade de acelerar algumas obras importantes de infra-estrutura para a população. Obras de mobilidade urbana, reorganização dos aeroportos, criação de investimentos em áreas como o turismo e esporte. Enfim, organizar a copa significaria em tese deixar um legado de realizações que trouxessem alguma evolução social.

E nada disso aconteceu…

Muito foi prometido e pouco foi cumprido. A declaração em rede nacional da presidente (sim… PRESIDENTE e não presidenta, como ela tanto insiste) foi um pouco chocante. Ela descreveu algo que só existe em sua cabeça. Não cumprimos diversas metas (seja no governo federal, estadual e municipal) as grandes obras prometidas ficaram no papel (prometeram trem bala, revitalização dos aeroportos, criação de transporte público de massa em cidades como o metrô de Salvador ou então o monotrilho para o aeroporto em São Paulo, entre outras promessas)

Hoje acho um exagero discutir os gastos da copa e protestar sobre como isto poderia ter sido investido. De novo uma promessa não cumprida: disseram que o financiamento para as obras da copa viriam da iniciativa privada. Não veio e o dinheiro público bancou a conta. E é aí que deveria residir a principal crítica a esta copa. O tal legado da copa ficará para outra oportunidade…

Não foi desta vez que o Brasil (o país, não o time) ganhou a copa fora dos gramados.

E sobre a outra copa? Bom, aí é aquela copa tradicional: 32 seleções reunem seus melhores jogadores para disputar um campeonato de futebol. Deixou de ser uma competição para os países, pois – afinal de contas – a questão da nacionalidade do jogador é bem relativa. Tem brasileiro jogando pela Espanha, por exemplo.

Eu gosto de futebol e acho legal o formato de disputa da copa do mundo, ainda que nem sempre vença o melhor time. Não acho que devo adotar uma postura nacionalista e torcer ostensivamente para a seleção brasileira. Acho que vale a torcida pelo bom futebol, independente se é Brasil, Argentina, Alemanha, Holanda, Espanha, etc…

Portanto, vou deixar de lado a copa que ocorreu fora dos campos e que foi um fracasso e comentar nos próximos dias sobre o futebol que será apresentado durante a Copa do Mundo 2014.

Minha torcida vai para o futebol. Em 2010 torci pela Jabulani (a bola) e pela Holanda (o time). Este ano não que a Brazuca (a bola) mereça muito as atenções.

Mas continuarei fiel a minha torcida pelo futebol holandês que há muito tempo merece um título mundial.

brazuca

Notinha final 01: já escrevi sobre copa do mundo em 2010, vale a leitura.

Notinha final 02: sempre que possível escreverei posts sobre os jogos que assisti e no twitter vou publicar os meus palpites para os jogos. Também tem um bolão no site do UOL. Gostaria de convidar a todos a participarem, clicando neste link aqui (será direcionado para a página do bolão no site do UOL)

E que comece o mundial de futebol…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...