29 de junho de 2014

Uma copa qualquer… Holanda 2 x 1 México

Este foi um jogo que deveria ter sido nas quartas-de-final. Ao final do jogo, o resultado para apenas um dos times é obrigatório. Pelo futebol apresentado, os dois mereciam vencer e nenhum merecia perder. Como ambos empataram no quesito qualidade, o critério então passa a ser a sorte.

E aí, deu Holanda…

Esta copa está pecando em alguns aspectos técnicos. Não entendi ainda por que os jogos são realizados às 13 horas. Apesar de ser inverno, no nordeste faz um calor danado. É desumano e cruel para qualquer equipe de futebol. Jogar debaixo de um calor de 32ºC com sol escaldante… não entendo isso. Os jogos acontecem no Brasil… se a Europa quer assistir, ela que faça as adequações necessárias. Jogo debaixo de sol a pino é ruim pra todos… ruim para os jogadores, torcedores e até para os árbitros.

image

No jogo, os times foram fiéis as suas características. A Holanda tentando manter posse de bola e atacando somente na “bola boa”. O México procurando criar jogadas em busca do resultado.

Isso fez um começo de jogo onde México pressionou e criou boas chances de gol. Apesar dos riscos, parecia que a Holanda jogava dentro de um risco calculado. Contou também a ótima atuação do goleiro Cillessen.

O México tinha mais volume de jogo e foi recompensada logo no início do segundo tempo. Aos 3’ Giovani dos Santos marcou. Até então o México era melhor.

image

Aí a Holanda mudou sua tática. Passou a pressionar e arriscar. O problema estava em furar a boa defesa mexicana. E inclua aí nesta conta, o excelente Ochoa. De novo, uma muralha fechando o gol mexicano. O goleiro operou pelo menos dois milagres impedindo o empate holandês.

image

A Holanda passou a jogar melhor. E aí acho que as decisões dos técnicos acabaram influenciando o resultado. Do lado mexicano, Miguel Herrera optou por reforçar a defesa e deu espaço para a Holanda jogar. Do lado holandês, Van Gaal saiu de um conservador 3-5-2 e passou a jogar em um poderoso 4-3-3 e ainda ousou em tirar o Van Persie para colocar um centroavante mais fixo.

E aí, a Holanda mostrou ser a Holanda. Após algumas jogadas muito perigosas (com Ochoa sendo o destaque), Sneijder apareceu e marcou aos 44’ do segundo tempo. O empate foi realmente merecido.

image

Mas o que se seguiu foi cruel com os mexicanos. Já nos descontos uma jogada genial de Robben pela lado direito e a marcação forte do Rafa Marquez. Não deu outra… pênalti. Aos 47’ do segundo tempo.

Cruel… cruel mesmo… Gol marcado por Huntelaar.

image

Fim de jogo… Holanda classificada.

Como eu comentei em uma rede social anteriormente, a Holanda mereceu o empate ao mudar para um 4-3-3 claramente ofensivo... A vitória foi um golpe de sorte. O pênalti existiu, mas foi cruel ele ser marcado nos descontos. Acho que seria mais justo ir para os pênaltis.

Ser desclassificado em um jogo equilibrado deve ser duro. Por estar torcendo para a Holanda, acho que o melhor ganhou. Mas sinceramente, a vitória não teria sido menos justa de o vencedor fosse o México.

image

Placar final: Holanda 2 x 1 México // Meu palpite: 3 a 1 para Holanda

:: RESULTADO >> HOLANDA CLASSIFICADA ::

Bolão UOL >> Minha posição: 13.819

Com esta vitória, acho que o caminho da Holanda está aberto até a semi-final. Motivo? Simples… o adversário das quartas-de-final sairá do jogo Costa Rica x Grécia. Nenhuma grande potência…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...