23 de junho de 2014

Uma copa qualquer… decisão grupo A

Antes de qualquer análise, não se deixe iludir. O Brasil não tem um time completo e nem mesmo um esquema tático. Ganhou? Ganhou… Classificou? Classificou… Mas até quando este futebol resistirá a uma boa equipe jogando futebol de verdade?

Não me canso de dizer: nem sempre (para ser honesto, na maioria das vezes) a melhor equipe vence a copa. Ganha quem consegue sobreviver aos sete jogos. Com isso em mente, o Brasil pode ser campeão. Mas não será um campeão com méritos.

Dito isso, vamos a análise dos jogos…

:: Brasil x Camarões ::

Desta vez o Brasil entrou em campo sem ter classificação assegurada. Concordo que era apenas uma questão de tempo a classificação. Dificilmente o Brasil teria um adversário à altura no jogo contra Camarões. Um time dividido com problemas dentro e fora de campo.

Mesmo assim, Camarões começou o jogo com algum atrevimento. Nos primeiros 10 minutos, os camaroneses pressionaram a saída de bola. Aí, o fôlego dos leões se exauriu e o Brasil começou a agredir o adversário.

O Brasil chegou ao primeiro gol com Neymar aos 16 minutos. Tudo parecia sob controle e previsível.

image

Mas então o time de Camarões fez uma boa jogada e empatou aos 26 minutos. Gol de Matip. A esta altura do jogo, parecia também que os africanos partiriam para a violência. Isto terminou com Neymar marcando o segundo gol aos 34 minutos. O primeiro tempo terminou sem maiores alterações.

image

O Brasil continuava a apresentar os mesmos problemas de sempre: ausência de um meio-campo criativo, laterais pouco ofensivos, um ataque muito dependente do Neymar (que é bom jogador, mas não é gênio) e carente de um centroavante (mas muito bem guarnecido por um cone de sinalização chamado Fred). Mas o torcedor não está nem aí para isso… quer ver o resultado. E até aquele momento, o placar apontava vitória brasileira.

Felipão mexeu na estrutura do time, trocando Paulinho (que está totalmente apagado… lembra o Raí de 1994 que chegou para arrepiar e no final não fez nada) por Fernandinho. A mudança surtiu efeito porque Luís Gustavo passou a jogar mais como meia e até o Fred começou a voltar nas armações das jogadas.

E quem diria… Fred – o cone da CET – marcou seu primeiro gol na copa. Não entendo como o centroavante do time só marcou no terceiro jogo da competição.

image

Depois do terceiro gol e com as entradas de Willian e Ramires o Brasil até melhorou um pouco na criação das jogadas. Mas não creio que mudou o suficiente.

Do outro lado, Camarões fazia mais do mesmo: batia cabeça na defesa, não tinha uma boa saída de bola, não chegava ao ataque. Enfim… presa fácil.

Tão fácil que o Brasil conseguiu chegar com alguma facilidade ao quarto gol.

E com a vitória por 4 a 1, garantiu a classificação para as oitavas-de-final. O rival? A seleção chilena. O jogo será aberto e em minha opinião, sem favoritos.

image

Placar final: Brasil 4 x 1 Camarões // Meu palpite: 2 a 1 para Brasil

:: México x Croácia ::

No outro jogo do grupo o México confirmou seu favoritismo e venceu a Croácia com alguma facilidade. Até um pênalti não marcado surgiu. Apesar do pênalti que o juiz errou (pelo menos, pelo que vi no pós-jogo), o time mexicano manteve o bom futebol e superioridade técnica e marcou três gols com Rafa Marques (26’), Guardado (30’) e Chicharito (36’). A Croácia diminuiu aos 41’ com gol de Perisic. Todos os gols foram anotados no segundo tempo.

Não assisti ao jogo (só o lance do pênalti não marcado) então não vou ficar comentando lances que não vi…

Tudo que posso dizer baseado no que li na crítica especializada é que o México justificou seu favoritismo.

image

Imagina se tivessem batido o Brasil…

Quanto à Croácia… voltam pra casa. Seu único mérito foi a goleada aplicada em Camarões. Mas convenhamos… Camarões foi o saco de pancadas do grupo.

Placar final: México 3 x 1 Croácia // Meu palpite: 2 a 1 para México

:: RESULTADO FINAL GRUPO A ::

image

Bolão UOL >> Minha posição após o final da rodada: 18.807

He he he… voltei ao top 20 mil…

Um comentário:

  1. Concordo com muitas críticas... o elenco é fraco, dependente do Neymar e deixou muita gente boa de fora. Apesar de muitos goleiros melhores, tá difícil falar do Júlio César. Até agora ele cumpriu bem sua função. Não tenho certeza se Kaká ou Robinho seriam saudáveis para este grupo. Mas ausências de Lucas, Miranda, Felipe Luís são estranhas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...