13 de junho de 2014

Copa padrão FIFA? É uma cilada, Bino!!!

Buenas,

Quando o Ricardo me convidou pra escrever por aqui, me propus a escrever sobre música, que é o que mais gosto, mas sou brasileiro, corinthiano, corneteiro e adoro futebol. Tendo a copa no nosso quintal (superfaturadíssimo, é claro), não podia perder a chance de cornetar.

Nem vou me ater ao superfaturamento, às obras inacabadas e a toda a pilantragem por trás do certame. Vou falar como torcedor, apaixonado pelo esporte bretão e que espera ansiosamente a cada 4 anos pra ver uma boa programação e bons jogos na TV (já que os jogos padrão CBF, estão cada vez piores).

Quando falamos em quaisquer eventos esportivos de exibição mundial, esperamos que a festa de abertura seja algo épico, como o ursinho Misha nas Olimpíadas de Moscou em 1980, os shows de Arctic Monkeys e Paul McCartney na abertura e encerramento das Olimpíadas de Londres em 2012, ou a Shakira e seu "Waka-Waka" na Copa da África do Sul em 2010. Ai quando chega na nossa vez, com os olhos do mundo aqui, esperamos um espetáculo épico (nível carnaval do Rio de Janeiro, festa dos bois em Parintins, ou festas de São João pelo nordeste a fora) feito por uma comissão de carnavalescos campeões, com todo o luxo, glamour, brilho, exuberância e sensualidade que as nossas festas populares exalam, além de boa música (esperava no mínimo a Wanusa cantando o hino nacional), pois nossa diversidade musical é absurdamente grande, e me fazem uma festa mequetrefe? "Coreografada" por uma artista belga (cadê nossos coreógrafos, as bailarinas do Faustão, o Carlinhos de Jesus?), com a Claudia Leite, além do Pitbull (quem é e de onde surgiu esse ser com sua indefectível calça "pula-brejo) e Jenifer Lopez (que deu piti e disse que não viria, só pra valorizar seu passe ... ou já sabia o fiasco nível épico que estava se metendo?)? Caraca!!! Tô pra ver algo feito de maneira mais largada e sem noção. O momento vergonha alheia.


A única coisa que talvez nos redimisse do fiasco dessa pseudo-festa de abertura seria o chute inicial simbólico feito por um cadeirante usando um exoesqueleto robótico (feito por cientistas brasileiros, disso eu tenho orgulho!!!) pra Tony Stark algum botar defeito, e a transmissão padrão FIFA coloca nem dez segundos desse acontecimento épico para a medicina e a ciência mundial. Parecia um frame no meio de um filme (tipo as falcatruas cinematográficas feitas por Tyler Durden em Clube da Luta. Se não viu, assista, é épico!!!). A FIFA tão preocupada em se promover (com essa abertura? quebraram a cara) que deixou de promover algo ainda maior e sair bem na foto, nos faria esquecer, mesmo que por um minuto, o mico da festa de abertura promovida sob a sua chancela de qualidade.

Finda a abertura (tá de brincadeira né?) e a avalanche de risadas pela performance dos bailarinos da festa (entre nós uma bailarina clássica, esposa de um dos amigos), da qualidade do playback da Claudia Leite (e sua indefectível fantasia de Galinha Pintadinha), da saudade da Shakira e da eterna dúvida, ver o jogo narrado por Galvão Bueno e seus bordões absurdamente datados e seus comentários de quem acha que entende de futebol, ou na emissora rival que seria com um narrador ímpar (Teo José), mas que contaria com a bizarrice dos comentários do Neto? Optamos pela primeira opção, assim teríamos ainda mais motivos pra falar mal.

A partir de então começa a ansiedade pra ver o escrete canarinho entrar em campo. Jogo de estréia é sempre tenso, ainda há um kilo de ajustes a serem feitos e começa-se com "o que tem pra hoje", pois a preparação é praticamente nula.

O time é o mesmo que venceu a Copa das Confederações em 2013, com as mesmas virtudes e os mesmos defeitos. Hulk ainda é o jogador do treinador (não tem qualidade pra ser titular, mas taticamente obediente, ganhou a vaga e ninguém toma), Julio Cesar não passa confiança alguma e praticamente não jogou em 2014 (o cara é banco em um time do Canadá e quer ser titular da seleção brasileira? Fala sério.), nossas laterais servem como avenidas aos contra ataques adversários (Daniel Alves e Marcelo, ótimos no apoio, mas esquecem que são laterais e que sua função prioritária é ajudar a defesa), a criação ainda é sôfrega (Oscar não vivia seu melhor momento até então e tinha sua posição ameaçada por Willian que comeu a bola no Chelsea e nos amistosos da seleção em que entrou em campo) e temos um cone como camisa 9 (se contentar com Fred quando já tivemos Ronaldo, Romário, e tantos outros, é complicado). Em contrapartida, temos uma zaga sólida que nem um muro (Thiago Silva e Davi Luiz, os dois zagueiros mais caros da história, que jogarão juntos agora no Paris Saint-Germain, imagina o entrosamento daqui pra frente...), um dos melhores volantes do futebol atual (Paulinho e sua competência na marcação e sua chegada como elemento surpresa), e um atacante que resolve (Neymar, é mala, é marrento pacas, mas joga muita bola).


Apita o juiz e a bola rola ...

A Croácia com seu habitual uniforme de toalha de cantina italiana do Bixiga, o Brasil com seu amarelo tradicional, escalado com o time campeão da Copa das Confederações. Quanto ao jogo, não vou fazer resenha, todos viram e se não viram, já deve ter no Youtube (aí cada uma tira a sua própria conclusão).

Mas, como sou corneteiro nato, deixo aqui algumas ressalvas:

O Brasil quis ser tão bom anfitrião que o primeiro gol da copa foi contra. Marcelo, foi o autor da façanha. Ah!!! Foi nosso primeiro gol contra na história de todas as Copas do Mundo. Justo em casa? Justo no campo do Corinthians? Sacanagem.

Big Phil ainda não aprendeu que não se pode jogar com dois laterais que avançam o tempo todo? Os dois laterais não aprenderam que quando um avança, o outro recua? Temos duas Marginais Tietê nas laterais do campo e isso será nossa perna (calcanhar já foi faz tempo) de Aquiles. Sou a favor da entrada do Maxwell, segura mais e não faz gol contra!!! Ou ajeita-se essas alamedas, e algum dos laterais seja mais humilde e segure mais a posição, ou corremos sérios riscos contra seleções mais gabaritadas.


Como é que podemos levar pra uma Copa do Mundo um goleiro que está há um tempão parado, joga em um time do Canadá (qual a relevância do Canadá no futebol mundial?), e nem lá consegue ser titular? Aumentemos então o nível da bizarrice. Felipão coloca esse cara como titular!!! O cara não sabe sair na bola (como mostrou contra a Holanda em 2010 e ontem contra a Croácia), não encaixa nenhuma, espalma todas pra onde não deve, não sabe sair jogando e já apresentava todos estes defeitos desde que era da base do Flamengo. O cara não aprendeu até hoje? Mão de Alface, ops, Julio Cesar, pede pra sair. Tenha vergonha na cara. Qualquer um dos goleiros reservas é tecnicamente superior a você.


Quando digo que o nosso futebol passa por problemas na formação de jogadores, que não somos mais o celeiro de craques que éramos até meados dos anos 90, não estou falando a toa. NÃO TEMOS MAIS UM CAMISA 9, um matador, um cara que é referência, que chama o jogo (saudades de Serginho Chulapa, Viola, Evair, Romário, Ronaldo e tantos outros), que assume a responsabilidade de fazer o que dele se espera, ser protagonista, fazer gols. Nosso atual centroavante, o "bon-vivant" Fred (na foto, Felipão dá uma mãozinha em seu posicionamento) é simplesmente medíocre. Não se mexe, não chama a marcação dos zagueiros, não ganha uma pelo alto, ou seja, nada mais que um peso morto. Pra que jogarmos com 10, Felipão? Já que o Fred não faz nada, saca ele do time, põe o Hernanes (que entrou bem ontem), que dá uma consistência maior ao meio e a liberdade aos laterais e o Hulk como pivô. Ou troca 6 por meia dúzia, coloca o Jô (eu sei, é bizarro, mas é o que tem), que ao menos procura mais o jogo, corre mais, é mais novo e pode ajudar ainda na marcação em cima dos zagueiros. O Fred nem devia estar na copa, e sim concorrendo ao Oscar, nem a Glória Menezes atua tão bem. Futebol que é bom, nada!!!


Mas nem tudo foi ruim. Tivemos destaques positivos em nossa estreia. Luiz Gustavo e Paulinho foram discretos e não comprometeram (ainda achei que o Felipão colocou o Paulinho no lugar errado), fizeram o que se espera de volantes, ajudar na marcação e começar as jogadas de ataque. Ainda no nosso meio campo, destaque pro Oscar. Foi o cara da armação, resolveu tirar o chinelinho de sua última temporada no Chelsea e dos últimos amistosos (percebeu a água batendo na bunda com a ascensão do Willian). Chamou o jogo, articulou, deu lançamentos primorosos, ajudou na marcação, deu carrinho, jogou com uma raça que não é comum ao seu estilo (o que é bem bom) e ainda fez um gol (de sorte, o goleiro não alcançou a bola que veio fraca, mas a conclusão da jogada e a velocidade de raciocínio e solução foram demais). Se continuar jogando esse bolão, vai ser difícil sair do time. Um dos melhores em campo, disparado.


A nossa dupla de zaga não foi tão bem quanto se espera (Thiago Silva deu mancada no gol croata), mas ainda acho que é o que temos de melhor nessa seleção. Ainda crescerão muito durante a copa. Consistente e cada vez mais entrosada, nos passa cada vez mais confiança. Embora tenha falhado na cobertura do lateral no gol da Croácia, Thiago Silva não comprometeu, foi o líder em campo. Sério, com posicionamento fantástico e sabe dar chutão se preciso for. Davi Luiz, mais uma vez o melhor em campo. Um monstro!!! Não tem bola perdida, ele chega em todas. Mais uma vez garantiria o "bicho" do Mão de Alface (Julio Cesar), tirando mais uma em cima da linha, pra nossa "sorte", o juiz marcou impedimento.


Nosso camisa 10, tentou, tentou, mas não produziu nada que o faça ter o status de "o cara da copa", nem o de gênio que o Galvão Bueno insiste em lhe dar. Foi mediano como todo o time, fez um gol de sorte (graças ao golpe de vista artilheiro do goleirão croata), e quase perdeu um pênalti (que o goleiro chegou a tocar na bola). Ao menos ele não foi o cai-cai dos tempos de Santos. Foi mais tático, posicionou-se melhor, tentou articular o jogo, mas mesmo assim é pouco. Espera-se muito mais do "astro" brasileiro. Ser genial com a camisa do Santos contra os times medíocres do Brasil é fácil, com a camisa da seleção, ainda não provou nada (ok, um belo gol na Copa das Confederações, mas até aí a seleção do Dunga também ganhou e na copa da África: Nabo!!!). Tomara que não seja mais um produto da mídia e foque apenas em jogar bola. Ai você lê tudo o que falei da Calopsita e se questiona: "Caraca!!! o cara desceu a borracha no Neymar e ele ainda tá como ponto positivo?". Claro, ele fez 2 gols, pô!!!


Cornetadas e elogios à parte, a estréia foi boa. mas não podemos deixar de agradecer à figura principal do jogo, o verdadeiro astro, o grande destaque da primeira partida da Copa do Mundo de 2014: o grande árbitro japonês Yuichi Nishimura!!! Obrigado pela mãozinha. Embora tenha quase certeza que conseguiríamos na bola. A torcida tipicamente brasileira no estádio cantava a plenos pulmões: "Ah ah, uh uh, o juiz é nosso!!!" Simplesmente bizarro. Sinto cheiro de falcatrua no ar ...

Por enquanto é só, pessoal!!! Boa copa pra todos.

Logo menos, tem mais ...

ps.: Ah!! já ia me esquecendo da cereja no bolo. Palmas pra torcida que cantou esse mantra em uníssono!!







Um comentário:

  1. O Neymar joga bem... mas não acha que ainda mereça ser o camisa 10 da seleção. Mas na falta de alguém melhor, temos que ir com ele mesmo. Acho muito estranho termos um centroavante fixo, vencermos por três gols e o centroavante não ser autor de nenhum deles...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...