12 de novembro de 2014

Ainda sobre a censura e o direito de opinar…

Segundo o Dicionário online de português, eis o signicado de censura.

s.f. Ação de controlar qualquer tipo de informação, geralmente através de repressão à imprensa.
Restrição, alteração ou proibição imposta às obras que são submetidas a um exame oficial, sendo este definido por preceitos morais, religiosos ou políticos.
Ação ou poder de recriminar, criticar ou repreender.
Exame avaliativo que se faz com o propósito de conhecer as boas qualidades ou as imperfeições de algo ou de alguém, baseado-se numa teoria ou doutrina.
(Etm. do latim: censura)

Vou ainda emprestar um trecho da Wikipedia sobre o tema.

O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança. Desta forma, a censura é muito comum entre alguns grupos, como certos grupos de interesse e pressão (lobbies), religiões, multinacionais e governos, como forma de manter o poder. A censura procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam.

opiniao

Em minha opinião, a censura é inimiga da liberdade de pensamento e opinião. Acho ridículo esconder ou negar aquilo que já foi dito uma vez (ou mais de uma vez). Mas existem ainda pessoas e grupos de pessoas que acreditam que controlar a informação é um meio válido.

Hum… lembrei que desconheço a história deste país… então não vi a censura no Brasil. Bom… até onde sei (e pelo visto, devo saber muito pouco), muitos políticos fazem uso deste expediente para evitar que certas verdades inconvenientes sejam expostas. Muitas organizações fazem uso da censura para impedir a crítica da própria organização.

Eu mesmo já sofri censura aqui no blog… E não foi por uma única vez…

Certa vez, escrevi sobre as agruras de ser secretário de escola, com o sugestivo título “Muito prazer! Sou secreOtário de escola”. Depois escrevi outro texto entitulado “Ainda secretário”. Por fim, escrevi um texto cujo título era “A diferença entre politizado e alienado”.

Não adianta procurar pelos links… os três textos foram censurados.

Ah sim… lembrei de outro texto censurado: “Sutilezas do serviço público”.

E mais um… “Eu blogo, tu blogas, todos blogam”

Isso é triste… mostra o quanto as pessoas e as instituições não estão preparadas para lidar com a crítica. No caso dos textos censurados, as implicações foram em meu trabalho. Aliás, foram tantas as implicações que em um momento resolvi abrir mão de opinar sobre a educação… postei isso no texto (vejam só…) “Censura”.

Aliás, o tema não é de nenhuma forma novidade. Vou aproveitar para referenciar um ótimo texto sobre a censura neste link.

Fato é que não poder opinar é algo que me deixa realmente puto da vida… (perdoem-me… sempre tento não usar palavras de calão). E já escrevi sobre isso também em um outro texto… “O direito de opinar”.

Recentemente – e mais uma vez – a censura volta a se manifestar… não a censura explícita ou opressiva… mas aquela censura velada, onde não fica muito clara as razões para tal ação de controle.

Mas também devo dizer que adotei para o blog um política bem clara quanto à reparação sobre conteúdos potencialmente ofensivos. E ela é bem simples… após manifestação eu analiso o conteúdo baseado nas alegações do requerente. E aí faço as adequações – se necessário.

Desta última vez, elas não seriam necessárias… mesmo porque citações públicas são exatamente isso… PÚBLICAS. E isso não fere o direito de ninguém.

Ocorre, no entanto, que estou cansado. Tenho mais o que fazer. E o mi-mi-mi continua…

Em bom português… estou de saco cheio desta história.

Tenho uma filha pra criar, uma esposa para fazer feliz, uma secretaria de escola pra cuidar, uma faculdade para concluir, uma saúde para cuidar… uma vida para viver em paz.

E quero um “basta” para toda esta palhaçada que se formou unicamente por conta de um radicalismo exacerbado...

Então, resolvi assentir com a manifestação. E por conta disto, alterei o conteúdo de dois dos meus textos no blog.

Mas tenho consciência de que em nenhum momento faltei com a verdade.

Em nenhum momento usei de má-fé ou de qualquer expediente ilegal.

Ponderei apenas sobre a repercurssão de uma divergência política e dos exageros que uma opinião radical pode causar…

E que, infelizmente, acabou tomando proporções inesperadas.

Tudo que sei é que pretendo voltar a cuidar da minha vida… vou encerrar este assunto. E sugiro que outros que talvez ainda estejam se sentindo incomodados, façam o mesmo.

Eu não vou me desculpar por ter opinião. Caso contrário, não teria o menor sentido ter um blog de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...