30 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer - Oitavas-de-Final - Uruguai vs Portugal (30/6/2018)

Enquanto alguns craques brilham, outro craque se despede desta copa… desta vez, a vítima foi Cristiano Ronaldo e a seleção de Portugal.

20180630_round'16_day1b

Não era necessariamente um jogo onde havia um claro favorito. O Uruguai veio mostrando um futebol mais consistente na primeira fase, mas Portugal tem Cristiano Ronaldo.

Ok… já discutimos isso aqui… um único jogador não é capaz de levar um time ao título. Mas Portugal não tem um time ruim. O problema é que o time também não encanta. Não é um time que você olha as peças e diz: “Uia… esse time vai dar trabalho”. Então, na prática, sobra tudo nas costas do Cristiano Ronaldo.

image

Um Cristiano Ronaldo que esteve bem apagado por sinal. Não conseguiu se livrar da marcação, e em pelo menos três lances eu achei que ele simplesmente desistiu da jogada por julgar que não valia à pena.

Mas um jogo em que um craque não brilha, podem existir outros… e na Celeste Olímpica tinha Cavani. Jogou muito hoje e fez os dois gols que derrotaram Portugal. Luis Suárez também jogou bem, apesar do seu teatrinho em algumas jogadas.

image

O lado triste da história é que o Cavani que tanto brilhou precisou sair de campo sentindo uma lesão e talvez desfalque o Uruguai nas quartas-de-final.

Cena bacana de ver foi a ajuda que Cristiano Ronaldo deu para Cavani ao apoia-lo na saída de campo.

image

Ou quem sabe (e agora sendo o advogado do diabo), ele o fez para agilizar a saída do jogador, já que Portugal estava atrás no placar? Fique com a dúvida… eu prefiro acreditar na versão Fair Play.

Então, vamos aos lances do jogo…

049 - uruguai 2-1 portugal

O Uruguai vem de uma ótima campanha na fase de grupos, venceu todos os seus compromissos e não levou nenhum gol. Aliás, neste ano, o Uruguai não sofreu um gol sequer… nem em amistosos.

Para este jogo, Oscar Tabarez adotou uma estratégia tática baseada em um tradicional 4-4-2 e escalou assim o Uruguai:

image

Quanto aos cartões, somente Bentacur entra pendurado por cartão.

Portugal montou uma estratégia muito semelhante ao jogo anterior e entrou assim escalado:

image

Pendurados por cartão, Cristiano Ronaldo, Adrien e Raphael entram em jogo pendurados por cartão.

O jogo começa e Portugal mostra que está disposta a permanecer na Copa… Aos 6’, Bernardo faz um passe para Cristiano Ronaldo na entrada da área que solta uma bomba. Muslera faz grande defesa.

image

Logo em seguida é a vez do Uruguai subir ao ataque. Cavani subia pela direita e inverteu a jogada para a esquerda em um lindo lançamento para Suarez. Ele cortou para dentro, se livrou do marcador e lançou para área. Cavani já estava na pequena área para pegar a bola de bochecha…

Isso mesmo… bochecha. Mas não importa… bochecha também vale. Golaço do Uruguai… No placar, Uruguai 1-0 Portugal.

image

Aos 22’ de jogo uma cobrança de falta a meia distância que Suárez bateu por baixo e passou pela barreira. Rui Patrício estava esperto e conseguiu desviar.

image

Conforme o portal Estadão relatou, “Portugal se lança ao ataque em busca do gol de empate, mas esbarra na forte marcação uruguaia - que ainda não sofreu gols na Copa. Já Suárez e Cavani assustam nos contragolpes”. Isso resume bem o restante do primeiro tempo.

Aos 48’ de jogo uma lambança entre Rui Patrício e Pepe. O goleiro errou a saída de bola e Pepe tentou tirar de qualquer jeito. A bola foi chutada em cima de Suárez e acabou saindo pela linha de fundo… mas se ele domina a bola…

O gol de Portugal veio aos 55’. João Mário cobrou escanteio da esquerda curto, Raphael Guerreiro fez o cruzamento na pequena área e Pepe subiu sozinho no meio da defesa uruguaia para cabecear e vencer Muslera. O Brasileiro naturalizado português está em sua terceira copa e só agora marca um gol em copas. Uruguai 1-1 Portugal.

image

Aos 62’, Muslera lançou a bola até a intermediária e Pepe apenas resvala a cabeça. Na sobra, Bentacur vê Cavani livre pela e esquerda e lança a bola para ele que dá um toque espetacular na bola que entra a esquerda da meta de Rui Patrício. Golaço! Uruguai 2-1 Portugal.

Aos 70’, Cavani pede para sair por conta de alguma lesão que sentiu em jogo. Ele é substituído e este é o momento em que acontece aquela cena de Cristiano Ronaldo amparando Cavani para que ele possa sair do campo.

image

Portugal tentou pressionar no final do jogo e até conseguiu alguns chutes ao gol, como a bola de Quaresma (que entrou no segundo tempo) nos acréscimos em direção ao gol, mas que Muslera estava atento e pegou sem problemas.

image

O jogo chegou ao seu final, assim como a copa terminou para Cristiano Ronaldo e seus conterrâneos. Assim como Messi, ele se despede prematuramente da copa…

image

E ao vencedor Uruguai, as batatas… isto é… a classificação para as quartas-de-final.

image

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise dos Resultados ]

Com o jogo da França decidido, o Uruguai já sabe quem será seu rival na próxima rodada. Dois times que confirmaram seu favoritismo. Pelo futebol apresentado até o momento, os dois merecem a classificação. Um jogo então sem favoritos… talvez alguma vantagem para a França se o Cavani não jogar… mas caso contrário… será um jogão de bola.

[ Rodada de 01/07/2018 ]

Para amanhã, mais dois confrontos… A dona da casa Rússia, enfrenta a Espanha que ainda não mostrou tudo o que pode… e no outro confronto, a candidatíssima a receber o manto do cavalo paraguaio, a Croácia pega a Dinamarca.

image

E não sei porque razão, não estou empolgado com estes dois jogos…

Bom, por hoje é isso. Amanhã tem mais sobre uma copa qualquer pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...