28 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer: Decisão do Grupo H (28/06/2018)

NOTA DO EDITOR: Antes de começarmos, um esclarecimento. A decisão do Grupo H (Polônia – Colômbia – Senegal – Japão) ocorreu no período da manhã. Já a decisão do Grupo G (Bélgica – Inglaterra – Tunísia – Panamá) ocorreu no período da tarde. O UBQ optou por preservar a ordem cronológica dos fatos.

Se França e Dinamarca protagonizaram o jogo de comadres pela classificação, Bélgica e Inglaterra não ficaram muito longe disso. Na verdade, só não foi um jogo menos tedioso porque estava em disputa que iria para o lado mais complicado da chave das oitavas-de-final. E nesta disputa de batata quente… a Bélgica ficou com a batata… Isto é, o primeiro lugar do grupo.

20180622_copa_day15b

No outro jogo do grupo G, Panamá e Tunísia fizeram um jogo divertido. Não exatamente um jogo bom, mas com certeza foi o mais movimentado do dia. E a Tunísia venceu de virada. O resultado escancarou a fragilidade da equipe panamenha frente a seus adversários.

Bom, vamos contar estas histórias…

045 - inglaterra 0-1 bélgica

[ Todos os reservas em campo… jogar para não vencer ]

E eu reclamei tanto do jogo entre França e Dinamarca…

Bom… mas nem foi tão ruim assim… eu explico.

Inglaterra e Bélgica entraram empatados em todos os critérios, à exceção do fair play. Sendo assim, caso o empate persistisse, a Inglaterra ficaria com a primeira colocação. E o primeiro tempo do jogo foi exatamente isso… um lá e cá com pouca objetividade. Os times apenas cumprindo o seu papel em campo de tocar a bola, com poucas jogadas perigosas. Os times também resolveram poupar seus jogadores e praticamente escalaram apenas o time reserva.

Mais uma vez, as vaias ecoaram pelo campo de Kalinigrado… Foi só no segundo tempo que houve alguma disputa de bola. E aí a Bélgica mostrou alguma competência e marcou um belo gol para garantir sua vitória, a liderança do grupo.

E porque eles fariam isso? Bom… para escolher quem fica na chave das oitavas, ao lado de Uruguai, Brasil, Argentina, Portugal, França e México. Por que do outro, temos Espanha e talvez Croácia e Colômbia. Teoricamente – e nesta copa tudo é em teoria – existe um lado da chave que está mais forte. Ir para o lado “fácil” da chave seria um atalho para as finais.

Pessoalmente, acho que time que quer ser campeão, não pode ficar escolhendo adversário…

Inglaterra estreou com vitória por 2-1 diante da Tunísia e goleou o Panamá por 6-1 na segunda rodada. Para este jogo, fica mais fácil dizer quem ficou no time… o goleiro Pickford, O zagueiro Stones e o volante Loftus-Cheek. De resto, é outra Inglaterra. O único pendurado com cartão é Loftus-Cheek.

image

A Bélgica venceu o Panamá por 3-0 na estreia e depois goleou a Tunísia por 5-2. A Bélgica praticamente trocou o time inteiro… Permaneceram o goleiro Courtois, o zagueiro Boyata e só… outra Bélgica também. E nesta configuração, ninguém entra pendurado em jogo.

image

O jogo começa e a Bélgica experimenta de fora da área aos 7’ com Tielemans. Pickford faz boa defesa, espalmando a bola.

image

Os belgas subiram ao ataque novamente aos 9’ com Januzaj pela direita  ele faz uma finta no zagueiro e cruza a bola na área. Na confusão, Felaini escora de cabeça e a bola sobre no pé de Batshuai que na confusão toca para o gol. A bola rola lentamente até que Cahill tira em cima da linha.

image

O primeiro tempo não trouxe grandes emoções. Aquele lá e cá que você já está acostumado em jogos que não têm grandes emoções.

Aos 48’ a Inglaterra vai ao ataque com Rashford que tenta chutar de bate-pronto, mas a bola sai pela linha de fundo à esquerda do goleiro,

Aos 51’ foi a vez da Bélgica subir ao ataque, mas desta vez para marcar. Januzaj recebe a bola pela direita e entra na área batendo um chute colocado que entra no ângulo do goleiro. Um belo gol. Inglaterra 0-1 Bélgica.

Aos 66’ a Inglaterra tentou buscar o empate. Vardy tocou para Rashford que entrou na área e tocou na saída do goleiro. A bola saiu pela linha de fundo, mas rente a trave. Quase…

image

Por incrível que pareça, isto foi o que mais emocionante que aconteceu neste jogo. Agora, Bélgica enfrentará o Japão e a Inglaterra pegará a Colômbia.


(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

046 - panamá 1-2 tunísia

[ Cumprindo tabela em um jogo bem movimentado ]

É curioso como times fracos algumas vezes acabam protagonizando jogos mais interessantes quando jogam entre si. É o que aconteceu neste Panamá contra Tunísia. Onde a Tunísia após estar perdendo por 1-0, buscou uma grande virada para 2-1 e vencer um jogo de copa do mundo após 40 anos.

O Panamá estreou com derrota para a Bélgica por 3-0 e sofreu outro grande revés contra a Inglaterra por 6-1. Já eliminada, veio a campo com algumas modificações em relação ao jogo anterior. Machado entra no lugar de Murillo (suspenso pelo 2º cartão) e Ovalle no lugar de Davis. No meio, Cooper (suspenso pelo 2º cartão) dá lugar para Ávila e no ataque, Perez foi substituído por Torres. Ninguém entrou pendurado para o jogo.

image

A Tunísia por sua vez, mexeu bastante. Após derrotas para Inglaterra por 2-1 e Bélgica por 5-2, Ben Mustapha dá lugar a Mathlouthi no gol. Bedoui entra no lugar de Ben Youssef, assim como fazem Naguez no lugar de Bronn e Haddadi no lugar de Malloul. No meio, Chaaleli é novidade no lugar de Khaoui e na frente, Badri deu lugar a Sliti.

image

A primeira oportunidade surgiu aos 19’. Khazri ergue a bola da ponta direita na grande área, Bedoui cabeceia no canto e o goleiro defende em dois tempos.

image

Aos 33’, o Panamá marca deu gol com um chute despretensioso de Naguez que o goleiro “aceita”. Panamá 1-0 Tunísia.

image

O segundo tempo começa e a Tunísia marca seu gol aos 51’. Sliti domina na entrada da área e abre na direita para Khazri, o atacante ajeita no meio e F. Ben Youssef completa para as redes da pequena área.

image

A Tunísia começou a gostar mais do jogo e a criar algumas jogadas. O gol da virada veio aos 66’. Haddaddi avança pelo lado esquerdo da área e cruza rasteiro na medida para Khazri virar o jogo.

image

O jogo prosseguiu assim até o fim. Final de jogo: Panamá 1-2 Tunísia.


(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise dos Resultados ]

Para Tunísia e Panamá nada muda… agora só resta tomar o rumo de casa. Na disputa para ver quem fica do lado mais leve da chave, a Bélgica decidiu enfrentar venha quem vier. E a Inglaterra tentará a sorte no lado mais leve… Quem sabe eles ganham alguma coisa desde 66?

image

[ Oitavas-de-Final ]

Com o final da fase de grupos, as chaves estão formadas… o lado “esquerdo” ficou bem mais pesado no papel.

Acho que do lado do Brasil, o Uruguai fará um jogo duro contra Portugal, mas vencerá a partida (o Cristiano Ronaldo que me perdoe). No jogo da Argentina com a França, a razão acredita que dá França, mas o coração torcerá pelos hermanos.

Já o Brasil, se jogar como jogou contra a Sérvia e o México jogar como jogou contra a Suécia, teremos o Brasil avançando mais uma vez. E acho ainda que o sonho japonês irá terminar contra a Bélgica…

Do outro lado, acredito que Espanha, Croácia, Suécia e Inglaterra devam avançar. A Inglaterra eu ainda não tenho tanta certeza… mas para não fugir do palpite… vou de Inglaterra.

oitavas-de-final

Agora não há segunda chance… perdeu, caiu fora… Começa o mata-mata na Copa da Rússia.

E a gente se vê aqui em uma copa qualquer… Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...