27 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer: Decisão do Grupo F (27/06/2018)

NOTA DO EDITOR: Antes de começarmos, um esclarecimento. A decisão do Grupo F (Alemanha – Suécia – México – Coreia do Sul) ocorreu no período da manhã. Já a decisão do Grupo E (Brasil – Suíça – Sérvia – Costa Rica) ocorrerá no período da tarde. O UBQ optou por preservar a ordem cronológica dos fatos.

Desastre? Fatalidade? Apenas a conclusão de um trabalho ruim? Bom… Não importa. A esta altura você já sabe… a Alemanha foi eliminada da Copa…

20180622_copa_day14a1

O atual campeão mundial caiu…

image

Eu reafirmo minha posição dos jogos anteriores: a Alemanha jogou muito no primeiro jogo. O problema é que o México jogou mais. E contra a Suécia, jogou como campeão. E venceu diante de todas as adversidades.

E se aquele time que bateu a Suécia por 2-1 em uma virada histórica tivesse entrado em campo hoje… bom talvez a história que vou contar tivesse sido diferente.

Dizer que a Coreia jogou melhor também é injusto. Não foi um bom jogo. A Coreia jogou inteiramente fechada na defesa e os alemães erraram muito. O gol da Coreia veio de um jogada muito confusa. Mais um golpe de sorte do que uma boa jogada. E o segundo gol surgiu no desespero alemão.

Mas isso não é desculpa. Se quisesse avançar, a Alemanha deveria ter jogado como jogou contra a Suécia. O tempo todo. E não o fez… Sendo assim, que prevaleça o futebol. E em campo… A Alemanha não jogou o suficiente. E ficou de fora da festa.

No outro jogo, Suécia e México entraram em campo pela seu futuro na competição. Ao México bastaria o empate. A Suécia, só a vitória interessava. E o México, respeitando sua melhor tradição, acabou perdendo feio. Deu sorte por conta da derrota alemã. Mas se a Alemanha ganhasse pelo placar mínimo, o México que tanto jogou nas duas primeiras rodadas, perderia mais uma vez, como sempre…

Mas vamos aos jogos…

043 - coreia 2-0 alemanha

[ A maldição dos campeões atinge a poderosa Alemanha ]

Um pouco de história… Chile, 1962… O Brasil faz mais uma copa brilhante e se sagra bicampeão mundial de futebol após a vitória incontestável sobre a Tchecoslováquia. Vem então a copa de 1966. Inglaterra. O Brasil sofre com problemas na organização e preparação. Ainda assim, é visto pelo mundo como o grande favorito para conquistar o título.

Começa a copa, e o Brasil faz uma estreia vitoriosa por 2-0 contra a Bulgária. Gols de Pelé e Garrincha. No segundo jogo, uma derrota por 3-1 contra a Hungria, que já não era uma grande força do futebol.

Pensando no revés inesperado, ninguém acreditava que o Brasil seria eliminado. Mas o pior aconteceu: Portugal apresentou um grande futebol (e estamos falando da geração de Eusébio) e venceu o Brasil de forma convincente por 3-1. E assim, com duas derrotas e uma vitória, a temida seleção brasileira de futebol estava eliminada ainda na fase de grupos.

Surge a maldição do campeão… que ficou apagada até 2002, quando a França reviveu a maldição. Como atual campeã (pois vencera o torneio em 1998), esperava-se um bom desempenho. No entanto, com as derrotas para o Senegal por 1-0 e Dinamarca por 2-0, além do empate sem gols com o Uruguai, a França se despediu melancolicamente da competição ainda na fase de grupos.

O mesmo aconteceu com a Itália em 2010 e posteriormente com a Espanha em 2014. Chegou a vez da Alemanha ingressar neste – digamos – seleto grupo.

A Coreia vem de uma campanha modesta. Foi derrotada pela Suécia por 1-0 e pelo México por 2-1 e assim entrou em campo para seu último jogo já eliminada. O objetivo então seria apenas fazer uma boa despedida. Para este jogo, praticamente todo o time foi trocado. Mantidos apenas o goleiro Jo Hyenwoo, os defensores Yong Lee e Youngwon Kim, além do meia Seonmin Moon e do atacante Heugmin Son. Os jogadores Lee, Jung e Kim entram pendurados.

image

Os alemães tem o privilégio de ter praticamente dois times. Um em campo e outro no banco. Boateng foi expulso no último jogo e desfalca a equipe. O técnico Joachim Lowe trocou a zaga com Sule e Hummels nos lugares de Rudiger e Boateng. Khedira retornou à equipe no lugar de Rudy e Goretzka entra no lugar de Müller, poupado por estar pendurado com um cartão amarelo. Özil também retornou ao time no lugar de Draxler.

image

E talvez aí esteja o erro do técnico… ele preferiu jogar com o time mais experiente ao invés do time que bateu a Suécia.

E vamos ser honestos… alguém acreditava no triunfo da Coreia?

A Coreia fez duas linhas defensivas muito fortes e jogou recuado. A Alemanha precisava vencer e obviamente deu espaços para contra-ataques. A primeira chance coreana veio aos 19’.  Jung Woo-Young mandou uma pancada forte na entrada da área. Neuer quase deixa a bola escapar, mas se recuperou a tempo de mandar a bola pela linha de fundo.

image

Aos 25’ a Coreia veio novamente ao ataque. Lee faz o lançamento longo pela direita, mas a bola caiu na confusão da área. Na sobra, Heungmin Son chuta forte, mas a bola saiu por cima do gol.

image

A Alemanha não se acerta no meio de campo e erra muitos passes. Não consegue chegar de forma objetiva à meta dos sul-coreanos. Uma chance aos 39’ surgiu na cobrança de escanteio pela direita. Goretzka tenta o cabeceio, mas apenas resvala na bola. Werner evita a saida e Hummels tenta chutar a gol. Mas o goleiro coreano agarra firme a bola.

image

O primeiro tempo termina com o empate persistindo no placar. E este resultado vai eliminando a Alemanha.

Segundo tempo. Aos 47’ a Alemanha, Reus toca a bola para Kimmich que cruza certeiro para Goretzka cabecear bem em direção ao gol. Mas o goleiro estava bem posicionado e teve ótimo reflexo para fazer ótima defesa.

image

Mas a Alemanha não desistiu. Aos 51’, Özil recebe pela esquerda na entrada da área e faz belo passe para Reus que devolve a bola para Özil. Ele avança para a linha de fundo e cruza a bola para Werner chutar e desperdiçar chutando para fora.

image

O desespero começou a tomar conta do time alemão que não consegue formar boas jogadas. A Coreia por sua vez parece satisfeita com o empate e luta para não sofrer o gol.

O tempo vai passando e aos 87’ Özil lança a bola na área pela direita. Hummels tenta acertar o cabeceio, mas desperdiça.

image

Aos 90’ de jogo acontece o pior… em cobrança de escanteio, a bola cai na confusão da área para que Kim, marcasse o gol coreano.

image

Mas o bandeira, a princípio marcou impedimento e foi o VAR que validou o gol. Coreia do Sul 1-0 Alemanha.

image

Atrás no placar, e praticamente sem tempo para reação, Joachim Löw entre uma catota e outra do nariz, não tinha mais cartas na manga. A Alemanha foi ao desespero…

image

E o desespero custou caro… Neuer também subiu ao ataque e o gol ficou livre. Em jogada na intermediária da Coreia, Neuer (sim… o goleiro) perdeu a bola para o o coreano que fez um lançamento de longa distância para Son avançar e marcar o gol da consagração da Coreia.

image

Não há o que dizer… Alemanha derrotada e fora da copa do mundo. Coreia do Sul 2-0 Alemanha.

image

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

044 - méxico 0-3 suécia

[ México perdendo como sempre, mas com a sorte ao seu lado desta vez ]

Se a Alemanha decepcionou, o México não fez por menos e foi surrado pela Suécia. Não foi sombra do bom time que jogou nas primeiras rodadas.

Diferentemente dos primeiros jogos, o México entrou sem confiança e nervoso. A força física da Suécia então prevaleceu.

Após vitórias por 1-0 sobre a Alemanha e 2-1 sobre a Coreia, o México optou por um esquema mais defensivo. Algo parecido com o que fez no jogo contra a Alemanha. Assim, manteve o mesmo time que jogou contra a Coreia, e só recuou os dois volantes fazendo uma linha de quatro no meio campo, com Carlos Vela fazendo a opção como segundo atacante. Moreno e Herrera entram pendurados com cartão.

image

A Suécia também optou por manter a mesma formação que jogou contra a Alemanha. Larsson, Ekdal e Claesson são os pendurados por cartão.

image

O jogo começou e os mexicanos já fizeram história. Gallardo levou o cartão amarelo mais rápido das história das copas… aos 13’’ de jogo… É isso mesmo… treze segundos.

image

E a tônica do primeiro tempo foi esta. Os mexicanos nervosos correndo atrás da bola e os suecos aproveitando seu vigor físico para explorar as bolas altas lançadas na área.

Aos 17’ o México finalmente conseguiu uma jogada de ataque no erro da bola recuada da Suécia. Lozano toca a bola para Carlos Vela na entrada da área. Ele avança e chuta, mas desperdiça a chance.

image

Aos 31’ foi a vez da Suécia levar perigo ao gol mexicano. Cobrança de escanteio pela esquerda e na confusão, a sobra fica com Lustig que joga a bola para o meio. No desvio de Berg, Ochoa tem bom reflexo e espalma a bola.

image

Empatados em 0-0, termina o primeiro tempo sem maiores emoções.

No segundo tempo, a Suécia faz boa jogada aos 50’. Larsson avança até a entrada da área e toca a bola para Berg à direita. Ele faz o cruzamento mas Claesson pega mal na bola. Augustinsson pega a sobra da bola e chuta ao gol. Desta vez Ochoa falha e a Suécia abre o placar. México 0-1 Suécia.

image

O México pouco ataca e a Suécia sobre de produção. Aos 60’, Berg entra na área e é derrubado por Moreno. Pênalti para a Suécia!

image

Granqvist bateu e converteu. No placar, México 0-2 Suécia.

image

E aos 74’, o último prego no caixão. Cobrança de lateral da Suécia no melhor estilo Gralak (e se você acompanhou futebol na década de 90, sabe de quem estou falando. Se não sabe, clique aqui ou aqui e descubra) e a bola foi parar dentro da área. Thelin desviou de cabeça e a bola sobrou para o zagueiro mexicano Álvarez que ao tentar desviar a bola, tocou com a mão e tirou Ochoa da jogada. Gol contra.

image

No placar, México 0-3 Suécia.

O México este irreconhecível. Ou melhor, foi o México que todo mundo está acostumado a ver. Porque aquele México que surpreendeu a Alemanha e bateu a Coreia do Sul, também não estava ali em campo.

Resultado final, Suécia e México classificados.

image

Apesar da derrota, o time mexicano se beneficiou da derrota alemã e se classificou como segundo do grupo. Mas se jogar de novo assim nas oitavas-de-final… perderá como sempre.

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise dos Resultados ]

Confesse… você não esperava isso.

image

A Alemanha não só foi eliminada, como também ficou com a última colocação no seu grupo. O México se salvou… mas apenas isso… se salvou.

O resultado da tarde, definirá quem enfrentarão nas oitavas… Suécia e Brasil têm as melhores chances, mas a Sérvia ainda está no páreo.

Ainda hoje temos a decisão do Grupo E… O grupo do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...