27 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer: Decisão do Grupo E (27/06/2018)

NOTA DO EDITOR: Antes de começarmos, um esclarecimento. A decisão do Grupo F (Alemanha – Suécia – México – Coreia do Sul) ocorreu no período da manhã. Já a decisão do Grupo E (Brasil – Suíça – Sérvia – Costa Rica) ocorreu no período da tarde. O UBQ optou por preservar a ordem cronológica dos fatos.

Sem grandes sustos, o Brasil garante vaga para a próxima fase, assim como a Suíça.

20180622_copa_day14b

Não tem jeito… após três copas sem resultados (e o último tendo sido um desastre) o Brasil vai ser cobrado de todas as formas. E o Brasil não jogou mal… fez o seu jogo. Aquilo que quem conhece o Corinthians da era Tite está careca de ver. Uma equipe que mantém o controle da bola e faz o outro time jogar no seu ritmo.

Nem sempre isto funciona. basta ver o quanto o Brasil sofreu no empate com a Suíça. Ou então quando enfrentou a Costa Rica. São times que jogam retrancados esperando o adversário. E o Brasil não é este tipo de time. O Brasil não busca o jogo. O Brasil controla o jogo.

E jogou bem com a Sérvia pelo simples fato que a Sérvia teve que buscar o jogo. Caso contrário não se classificaria. E com isto o Brasil teve exatamente o que precisava para vencer. Controlar o jogo. E o resultado veio naturalmente.

A Suíça mostrou que se complica quando tem que jogar com times na retranca. Retrancas não combinam. Apesar disso, tive a nítida impressão que eles jogaram pensando no chaveamento. Mas apesar disso, o empate foi suficiente para se garantir na próxima fase.

Bom, vamos aos jogos…

041 - sérvia 0-2 brasil

O Corinth… isto é, o Brasil de Tite tem a grande qualidade de saber controlar a bola. Torço para que não apareça nenhum equivalente ao Tolima. Corinthianos entenderão…

A Sérvia venceu a Costa Rica na sua estreia e depois perdeu de virada para a Suíça. Chegou com chances de classificação, mas para isso precisaria vencer o Brasil. Armou o time de forma muito semelhante ao jogo com a Costa Rica. Rukavina entrou no lugar de Ivanovic e Veljkovic no lugar de Tosic. Por fim, Milivojevic deu lugar a Ljajic. Mitrovic, Sergej e Matic entram pendurados com cartão.

image 

O Brasil vem de um empate com a Suíça e uma vitória nos acréscimos contra Costa Rica. E na busca por consistência na equipe, o Brasil veio com a mesma formação que enfrentou a Costa Rica. Casemiro, Neymar e Philippe Coutinho entram pendurados com cartão.

image

O jogo começou e o Brasil assumiu o protagonismo do jogo. Mas o primeiro momento do jogo foi um susto para o Brasil. Aos 8’, Marcelo sentiu alguma coisa e pediu para sair. Aparentemente ele sofreu um espasmo na coluna. Sem condições de prosseguir, ele foi substituído por Filipe Luís.

image

O Brasil faz boa marcação na saída de bola da Sérvia. A primeira boa chance veio aos 25’. Neymar toca a bola para Gabriel Jesus que entra na área pela esquerda ele passa pelo zagueiro e devolve a bola para Neymar que avança e chuta cruzado. A bola saiu a esquerda da meta de Stojkovic após um toquinho de luva do goleiro.

image

A jogada do gol veio aos 36’. Philippe Coutinho fez um belo lançamento na intermediária para Paulinho que surgiu entre os dois zagueiros e deu um toque na bola para encobrir o goleiro. Sérvia 0-1 Brasil.

image

O Brasil faz o jogo do jeito que gosta. Controlando a bola e marcando em cima o adversário. Nos acréscimos, Filipe Luís toca de calcanhar para Neymar chutar na entrada da área, pelo lado esquerdo. A bola chega perto da forquilha, mas sai pela linha de fundo.  E assim chegamos ao final do primeiro tempo, com o Brasil em vantagem.

image

Os times voltaram para o segundo tempo a Sérvia toca a bola para os lados sem grande efetividade. Aos 56’, Kostic toca a bola para Ljalic que tenta de fora da área. No entanto, Miranda tirou o perigo chutando a bola pela linha de fundo.

image

A Sérvia estava em um bom momento do jogo e aos 61’ conseguiu achar o caminho para a área. Tadic se livra da marcação e toca para Rukavina que cruza bola na área.  Alisson tentar chegar na bola, mas sai mal. A bola sobra então para Mitrovic cabecear firme. Desta vez, foi Thiago Silva que salvou o Brasil.

image

Era natural que a Sérvia apertasse o Brasil, pois só a vitória interessava aos sérvios. Precavido, Tite tratou de melhorar a marcação. Sacou Paulinho do time para a entrada de Fernandinho e com isso ganhar mais volume no meio de campo.

A alteração surtiu efeito e o Brasil conseguiu abafar a reação sérvia. E com o jogo controlado, aos 68’ o Brasil ampliou. Na cobrança de escanteio de Neymar, Thiago Silva subiu mais que todos e cabeceou firme para o gol. Sérvia 0-2 Brasil.

image

E o jogo chegou ao seu final. Brasil classificado para as oitavas-de-final.

E jogou bem… sério. O time não deu sopa para o azar, foi consistente na marcação e na criação. E aqui, temos que fazer um elogio a ele… sim… o menino Neymar. Que hoje não foi moleque. Hoje ele jogou bola, jogou coletivamente, puxou marcação, criou jogadas e ajudou (muito) na vitória.

Espero que ele continue assim… por atuações como essa, fica minha torcida para que um dia o menino se torne um craque. Hoje ele foi um bom jogador.

image

Com a vitória, o Brasil se garante como 1º do grupo, já que no outro jogo, a Suíça apenas empatou. Mas isto é assunto para a sequência do texto.


(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

042 - suíça 2-2 costa rica

[ Costa Rica luta até o fim e a Suíça executa seu jogo pensando no chaveamento ]

A Suíça tinha uma chance de ser líder do grupo. E também tinha a oportunidade de vencer a Costa Rica. Mas não estava jogando para isso. Eu realmente fiquei com a impressão que a Suíça queria a classificação, mas que também queria evitar confrontos complicados.

Vencer por pouco ou então empatar parecia ser um grande negócio da China para a Suíça. E assim foi.

Costa Rica estava eliminada e não repetiu o bom desempenho de 2014. Restou então buscar uma boa apresentação em sua despedida da copa.

E quer saber? Conseguiram…

A Suíça empatou com o  Brasil em sua estreia e venceu a Sérvia na segunda rodada. Vitória ou empate classificaria o time. Duas mudanças em relação ao time do jogo anterior: Embolo no lugar de Zuber e Gavranovic no lugar do Seferovic. Lichtsteiner, Behrami, Schar e Shaqiri entram pendurados com cartão.

image

Já a Costa Rica perdeu na estreia para a Sérvia e para o Brasil na segunda rodada. Com isto, entrou na rodada decisiva sem chances. Para este último jogo, Waston entrou no lugar do Oscar Duarte, e Colindres veio para o lugar de Johan Venegas. Por fim, Campbell vem para o lugar de Ureña. Nenhum jogador entrou em campo pendurado por cartão amarelo.

image

O jogo começou e logo aos 5’ um cruzamento pela esquerda e Borges cabeceou firme para o gol. Sommer fez grande defesa.

image

A Costa Rica queria gostar do jogo. E aos 10’ nova subida ao ataque pela esquerda. Colindres chutou forte de fora da área e a bola explodiu no travessão.

image

Aos 19’ a Suíça subiu ao ataque. Cruzou a bola pela direita para embolo escorar a bola para a sobra de Dzemaili que chutou firme e marcou um golaço. Suíça 1-0 Costa Rica.

image

Jogo chato e um tanto violento… o juiz teve que distribuir cartões para acertar a casa. E assim termina o primeiro tempo.

No segundo tempo, aos 56’ de jogo, Campbell cobra escanteio pela direita e Waston sobe mais alto e marca. Jogo empatado… Suíça 1-1 Costa Rica.

image

Aos 78’ a Suíça sobe ao ataque pela direita. Embolo faz o cruzamento e Drmic (que entrou no segundo tempo) faz cabeceio que bate na trave.

image

Os times fazem substituições e o jogo ganha alguma vitalidade. Aos 87’ a Suíça chega ao segundo gol. Cruzamento pela direita feito por Zakaria encontra Drmic no meio da área para chutar a gol. Suíça 2-1 Costa Rica. No outro jogo, o Brasil já estava garantindo o primeiro lugar.

image

O empate veio nos acréscimos. Costa Rica subiu ao ataque pela esquerda com Campbell. Ele é marcado por dois jogadores e é derrubado na área. O juiz não hesitou em marcar o pênalti.

image

Bryan Ruiz bateu e a bola bateu na trave e em seguida nas costas do goleiro, indo morrer no fundo do gol. Eis o empate… Suíça 2-2 Costa Rica.

image

O jogo chegou ao seu final com os times atingindo os seus objetivos… A Suíça se classificando para a próxima fase e a Costa Rica se despedindo com alguma dignidade.

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise dos Resultados ]

O Brasil está se acertando. Jogou bem… não há o que discutir… A Suíça fez corpo mole para escolher chave? Hmmm… arriscado dizer. Vamos apenas considerar que deu a lógica.

image

Nas oitavas-de-final o Brasil pega então o México e a Suíça pega a Suécia.

[ Rodada de 28/06/2018 – Decisões dos grupos G e H ]

Amanhã é o último dia da fase de grupos. Inglaterra e Bélgica se enfrentam para decidir o primeiro lugar do grupo G. E no grupo H, só a Polônia já entra desclassificada. Senegal, Japão e Colômbia têm chances de classificação. Acho que Senegal e Colômbia dá jogo bom.

A verificar…

image

Então é isso, hoje ficamos por aqui… amanhã tem mais Uma Copa Qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...