21 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer: Rodada de 21/06/2018

[Em breve, publicação do podcast]

Uma Copa Europa está se configurando para as oitavas-de-final… tudo bem que o Uruguai já está lá como intruso, mas é incrível como os times sul-americanos estão sofrendo nesta copa.

20180621_copa_day8

Peru eliminado… Argentina não depende mais de si para se classificar. O que espera o Brasil que só empatou? O que espera a Colômbia que foi derrotada? Por enquanto, só mesmo o Uruguai está garantido… mas mesmo assim com resultados apenas regulares.

A Austrália se manteve viva com o empate e pode vir a brilhar. Dinamarca encaminhou muito bem sua classificação… pelo menos depende apenas de si. França e Croácia se garantiram para continuar na festa.

Mas vamos entender esta história através dos jogos…

20180621 - den-1-1 aus

[ Austrália luta para ser grande um dia ]

A Dinamarca fez o suficiente para vencer o primeiro jogo contra o Peru. A magra vitória por 1-0 colocou areia nos planos da seleção sul-americana e trouxe alguma esperança para o time nórdico voltar aos bons tempos da “Dinamáquina” (que nem era tão máquina assim).

Em relação ao time de estreia, Shöne entrou no lugar de Eriksen como titular, mas a equipe manteve a mesma formação tática (4-3-3). Thomas Delaney e Yurary Polsen entram pendurados com 1 cartão amarelo.

image

Desde que a Austrália deslocou sua área de classificação para a região da Ásia, seu futebol tem sofrido alguma evolução. Ainda não é o suficiente para impressionar. Mas já chama a atenção.

A derrota para a França não causou mudanças na base do time, que jogou com os mesmos jogadores da estreia. Mas convém lembrar que Mathew Leckie, Aziz Behich e Joshua Risdon entram em campo pendurados com cartão amarelo.

image

Este pode ser considerado o grupo em que o árbitro principal tem sido o VAR, pois com este jogo já são 3 os pênaltis marcados com a ajuda do árbitro de vídeo. Mas antes do pênalti ter acontecido, algumas outras coisas vieram.

A Dinamarca marcou seu gol logo aos 6’ de jogo. Em uma saída complicada da Austrália, os dinamarqueses tomaram a bola com Jorgensen que tocou para Eriksen completar a gol. Dinamarca 1-0 Austrália.

image

O gol serviu para duas coisas… a primeira foi a Dinamarca meio que se acomodar com o resultado. A segunda foi que, com essa acomodação, a Austrália começou a dominar o meio campo e o jogo.

Mesmo assim, a Dinamarca ainda teve boa chance para marcar aos 24’ com cruzamento de Dalsgaard para Jorgensen que cabeceou para fora.

Aos 36’ de jogo veio a jogada polêmica: cobrança de escanteio pela Austrália, e no cabeceio de Leckie veio o toque de mão de Poulsen. A imagem do replay não deixa dúvida.

image

O jogo seguiu por alguns instantes, mas então o árbitro parou o jogo para consultar  o VAR. Identificada a infração, foi marcado o pênalti e Poulsen levou cartão amarelo. Como ele estava pendurado com 1 cartão, é desfalque certo para a próxima partida da equipe.

Coube a Jedinak cobrar e converter aos 38’. Dinamarca 1-1 Austrália.

image

Aos 40’ a Dinamarca ainda teve uma chance com chute rasteiro de Eriksen que Sainsbury quase marcou contra. Mas foi só. O primeiro tempo terminou e a partir daí, mudou-se definitivamente o protagonismo do jogo. A Dinamarca recuou e a Austrália foi em busca do resultado.

No segundo tempo, foi a Austrália que criou mais oportunidades. E a primeira que levou risco ao gol de Schmeichel foi aos 72’, quando Rogic chutou firme na entrada da área, obrigando o goleiro a fazer boa defesa.

image

Logo na sequência foi a vez da Dinamarca chutar a gol perigosamente na jogada de Sisto. A bola entretanto passou ao lado da trave esquerda do goleiro e foi para fora.

image

Aos 73’ de jogo, a Austrália sofre uma baixa importante. Nabbout disputou bola com Larsen e se machucou. Teve que ser substituído em razão do ombro deslocado.

Apesar de subir bastante ao ataque, a Austrália não finalizava bem. E faltou alguma qualidade de jogo para concretizar a vantagem tática em gols.

O time australiano ainda teve boa chance aos 83’ com chutes de Arzani e Leckie, mas com boas defesas de Schmeichel.

E assim, o jogo chegou ao seu final, sem vencedores.

image

E fica aqui o registro… A Austrália ainda tem um futebol de qualidade inferior, comparando-se aos times tradicionais. Mas está ganhando técnica. Está se tornando um bom time. E em futuras copas, pode vir a surpreender se fizerem um bom trabalho de base.

A Dinamarca está aos poucos se garantindo na competição. Mas não mostra um futebol que empolga. Não é sombra do que foi a Dinamáquina da década de 80. Que afinal de contas, nem foi tão longe assim na copa.

Um destaque feio para a organização da copa… Lembra quando fizeram um salseiro (e eu concordei inclusive) quando flagaram o Maradona fumando charuto na estreia da Argentina? Pois é… na comemoração do gol dinamarquês, a câmera flagrou um torcedor fumando nas arquibancadas… E aí Produção? Como fica? Um peso e duas medidas mesmo?

image

Lembre-se: você precisa acessar o canal da FIFA no YouTube para ver o vídeo
(Clicou uma vez, deu erro, clicou outra, chegou lá!)

20180621 - fra 1-0 per

[ Peru decepciona e sai precocemente da disputa ]

A França viria mais uma vez credenciada como favorita. Após a vitória por 2-1 sobre a Austrália, mas sem grande brilho; a equipe comandada por Didier Deschamps preferiu um esquema tático menos ofensivo e mais voltado para a marcação, jogando com dois volantes, recuando Pogba e Kante, sacando Tolisso e Dembele do time para a entrada de Matuidi e Giroud.

image

Perder para a França, não seria algo inesperado, isso eu tenho que admitir. Mas, considerando que o Peru desperdiçou a chance de um bom resultado contra a Dinamarca na primeira rodada, seria fundamental uma boa atuação neste jogo. Talvez por isso que Ricardo Gareca tenha mexido no time. Além é claro da entrada óbvia de Guerrero desde o início do jogo (no lugar de Farfan), ele sacou Tapia (que teve cartão amarelo no primeiro jogo) do time para a entrada de Aquino.

image

A França começou dominando o jogo. Acho que o plano era manter a bola no campo de ataque para não permitir que o Peru marcasse a saída de bola.

Aos 12’, Pogba chutou forte para o gol, mas a bola saiu de campo à esquerda da meta de Gallese.

Aos 14’ cobrança de escanteio para a França com Varane cabeceando para fora.

Aos 16’ de jogo, nova chance para os Franceses. Varane fez o lançamento para a área, Giroud escorou de cabeça para um forte chute de Griezmann. O goleiro Gallese fez boa defesa.

Aos 31’ foi a vez do Peru subir ao ataque. Cueva subiu pela esquerda, cortou o defensor e cruzou para Guerrero chutar forte. Desta vez foi LLoris que praticou boa defesa.

A França continuou dominando o jogo criando boas oportunidades. MBappe recebeu a bola na área aos 33’ e tempo dar um toque curto de calcanhar para o gol, mas Gallese mais uma vez estava bem colocado.

O gol francês veio logo em seguida, aos 34’. Pogba roubou a bola de Guerrero na intermediária, e tocou para Giroud tentar um chute de primeira. A bola bateu no defensor e subiu tirando o goleiro da jogada. Mbappe bem colocado apenas tocou para marcar França 1-0 Peru.

image

A França subia fácil e o Peru deixava muito espaço na marcação. E aos 43’, Mbappe recebeu pela direita, deu belo passe para Kante que rolou a bola para o chute forte de Hernandez. O goleiro fez a defesa, mas a bola espalmada bateu no peito de Griezmann e voltou para Hernandez, que ainda conseguiu chutar mais uma vez. Sem grande efeito desta vez.

Veio o segundo tempo e a França caiu de produção. Seria o momento para o Peru crescer em jogo e buscar ao menos o empate, já que perder significaria desclassificação precoce. E quando o assunto é Peru, “precoce” nunca é algo bom.

image

Aos 50’, uma bomba de fora da área disparada por Aquino explodiu na trave.

image

Aos 15’ foi a vez de Carrillo chutar, mas desta vez a bola passou por cima do gol. Foi o mesmo caminho que a bola seguiu aos 22’ após chute de Advíncula de fora da área. E aos 28’, Farfan (que entrou no lugar de Yotun) acerta a rede pelo lado de fora.

Ao final de jogo, a constatação… o Peru não jogo melhor… jogou afobado. Não conseguiu em nenhum momento dominar o jogo e quer saber? Acho que a culpa foi em grande parte do técnico Ricardo Gareca que adotou uma estratégia ruim e só mandou o time para o ataque quando tudo estava perdido…

image

Fim de jogo: França 1-0 Peru. A França se garantiu para a fase seguinte… Já o Peru… garantiu desconto no valor da hospedagem no hotel…

image

Fim de copa para o Peru… a vida segue.

Eu já ia me esquecendo de um lance do VAR… em uma confusão do juiz de campo Mohammed Abdulla, um cartão amarelo foi mostrado para o meia Flores em razão de uma falta. Ocorre que a falta foi feita pelo volante Aquino. Após consulta ao VAR, o juiz percebeu seu erro e corrigiu a marcação.

Lembre-se: você precisa acessar o canal da FIFA no YouTube para ver o vídeo
(Clicou uma vez, deu erro, clicou outra, chegou lá!)

20180621 - arg 0-3 cro

[ Argentina decepciona e afunda nos seus próprios erros ]

Ok… sou obrigado a admitir que eu ouvi antes desta copa começar que a Argentina possivelmente teria problemas. O que eu não consigo entender é como o time entrou em campo tão desorganizado e acuado.

Após um empate em 1-1, o técnico Jorge Sampaoli resolveu fazer mudanças no esquema tático. Saiu de um 4-4-2 para um 3-4-3. No papel, uma equipe mais ofensiva, com o avanço de Meza e Messi para formar um forte trio de ataque com Aguero. Biglia deu lugar à Perez e Di Maria (que jogou mal na estreia) foi sacado para a entrada de Acuña.

image

A Croácia vem de boa vitória por 2-0 contra a Nigéria (afinal, apesar do jogo chato… o que importa para a tabela é o resultado, não é?). Pensando em uma Argentina ofensiva que precisava do resultado, o técnico Dalic Zlatko armou o time com uma única mudança: Kramaric sai, dando lugar a Brozovic (que já havia entrado durante a primeira partida). Entram em jogo pendurados com 1 cartão amarelo os volantes Rakitic e Brozovic.

image

E aliás, foi um jogo bem recheado de faltas e cartões… 38 faltas cometidas (15 da Argentina e 23 da Croácia) e 7 cartões amarelos (3-4).

Ah sim! Antes de começarmos, vale lembrar… o Maradona estava lá. Desta vez, sem o charuto.

image

O jogo começa com uma chance desperdiçada pela Croácia aos 4’. Perisic recebeu bola livre de marcação pela esquerda, chutou cruzado, obrigando o goleiro Croata a fazer bela defesa. Aos 9’, um lançamento para Rakitic que tentou passe para Perisic, cortado por Tagliafico.

Neste ponto do jogo, uma coisa estava clara… Messi seria perseguido implacavelmente. E como o técnico croata previu, a Argentina pressionava no ataque.

image

Aos 25’ nova chance para Argentina, Aguero invade a área pela esquerda e tentou o cruzamento para o meio. Atento, Strinic corta para escanteio.

Uma boa chance de gol para Argentina veio aos 29’. A zaga croata vacilou e Perez pegou a sobra com o gol aberto. Entretanto, ele chuta para fora. É incrível ver como o ataque argentino não se entende.

Aos 32’, Mandzukic cabeceia livre de marcação, mas  a bola sai a direita de Caballero.

image

Já nos acréscimos, o croata Rebic recebe passe de Modric na entrada da área e solta um balaço. A bola sobe e passa longe da meta de Caballero. E com isso chegamos ao final do 1º tempo. Empate sem gols.

E o relógio contra a Argentina. E contra Messi.

image

Começou o segundo tempo e aos 52’, Aguero recebeu dentro da área e bateu cruzado, mas o goleiro defendeu com firmeza. Na sequência, a Croacia sobe ao ataque sem muita objetividade, mas eis que o zagueiro Mercado argentino recuou a bola para Caballero que se atrapalhou e pegou mal na bola numa falha horrorosa. Rebic aproveitou o erro, e bateu em voleio para marcar um golaço. Argentina 0-1 Croácia.

image

Foi o começo da queda do time de Messi. E este foi o momento que eu acho que o Sanpaoli perdeu a mão do time. Logo após o gol, fez substituições tirando Aguero para a entrada de Higuain e promovendo a entrada de Pavón no lugar de Salvio.

Apesar do revés e das substituições equivocadas (e que fique claro: na minha opinião…), a Argentina fez jogada perigosa aos 63’ com boa troca de passes  entre Higuaín e Meza, que chutou para a defesa de Subasic. No rebote, o camisa 13 ajeita para Messi, mas, antes dele, Rakitic tirou para a Croácia.

image

A Cróacia não recuou e continuou criando boas oportunidades. Aos 65’, Vrsaljko recebeu dentro da área e tocou para Mandzukic. Ele finalizou rente à trave esquerda de Caballero.

A Argentina criava algum risco, mas não concluía satisfatoriamente. E quando as coisas já estavam ruins, pioraram ainda mais. Aos 80’, Modric se livra da marcação de Otamendi e chuta fora da área, sem chances para Caballero. Gol da Croácia… Argentina 0-2 Croácia.

image

A situação já era desesperadora. E nada que Sanpaoli fazia funcionava. nem Messi parecia acreditar no que estava acontecendo.

image

A Croácia jogava melhor a esta altura do jogo. O terceiro gol serviu para coroar a boa apresentação do time. Aos 90’, surge um contra-ataque mortal, Rakitic finalizou de fora da área e Caballero defendeu. Na sobra, Kovacic deixa Rakitic de frente para o gol e ele só tem o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Belo gol. Argentina 0-3 Croácia.

image

O juiz ainda deu quatro minutos de acréscimo. Mas isso não mudaria o destino do jogo. Fim de jogo… Argentina agora não dependerá mais de si para continuar na competição.

Argentina 0-3 Croácia. Vitória indiscutível.

image

Muitos favoritos antes da bola rolar… poucos estão confirmando isso em campo.

Lembre-se: você precisa acessar o canal da FIFA no YouTube para ver o vídeo
(Clicou uma vez, deu erro, clicou outra, chegou lá!)

[ Análise dos Resultados ]

A França agora chega para a última rodada bem tranquila. A Dinamarca encaminhou bem sua possível classificação, mas fica minha torcida pelos simpáticos Soccergooroos da Austrália. E a Argentina? Bom… resultado pra lá de inesperado… mas inesperado até o começo do jogo. Depois que a bola rolou… bom… deu a lógica.

[ Rodada de 22/06/2018 ]

Amanhã temos o Brasil em campo… e considerando tudo que tem acontecido nesta copa, cautela será muito necessária.

Este serão os jogos de amanhã:

image

A Argentina tem que torcer pelo triunfo da Nigéria para que tenha mais chances na última rodada. O Brasil em tese supera Costa Rica e a Sérvia joga pela classificação.

Por hoje é só… amanhã temos mais, em Uma Copa Qualquer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...