28 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer: Decisão do Grupo G (28/06/2018)

NOTA DO EDITOR: Antes de começarmos, um esclarecimento. A decisão do Grupo H (Polônia – Colômbia – Senegal – Japão) ocorreu no período da manhã. Já a decisão do Grupo G (Bélgica – Inglaterra – Tunísia – Panamá) ocorrerá no período da tarde. O UBQ optou por preservar a ordem cronológica dos fatos.

Quase final de jogo, acréscimos, o resultado (ainda que uma derrota) classifica o seu time. O que você faria? (   ) Seguro a bola e enrolo o jogo – (   ) Vou  pra cima tentar a vitória. Não importa o que aconteça.

O Japão fez a escolha segura. Ainda que feia… anti-desportiva… garantiu sua classificação.

20180622_copa_day15a

No Grupo H, apenas a Polônia entra em campo para cumprir tabela. No entanto, vencer o Japão poderia complicar o time do sol nascente, dependendo do resultado do jogo entre Senegal e Colômbia. Para Senegal e Colômbia, confronto direto. Vitória e empate para Senegal seriam bons resultados.

A Colômbia fez sua lição de casa e ganhou de Senegal. O Japão perdeu para a Polônia, mas conseguiu a classificação no último critério de desempate: Fair Play. Pois é… Tanto Japão como Senegal terminaram com o mesmo número de pontos, mesmo número de gols, mesmo saldo e empate no confronto direto. Restou o fair play… quem tomou menos cartões amarelos.

E neste cenário, Japão levou melhor.

Mas vamos aos jogos.

047 - japão 0-1 polônia

[ Polônia vence Japão em jogo com final bem sem graça ]

Jogo chato? Hmmm… talvez. Para o Japão, só fazer a lição de casa. Para Polônia… nada a fazer, apenas não passar vergonha.

E por falar nisso… O Lewandovski passou em branco nesta copa…

O Japão surpreendeu na estreia ao vencer a Colômbia num jogo que teve expulsão logo no começo e o goleirão japonês querendo burlar o GLT. Depois num jogo movimentado com o Senegal, buscou um empate heroico (bom… mais ou menos) em 2-2. Assim, entrou líder da última rodada. Para o jogo, Makino entrou no lugar de Shoji, no meio, Sakai, Yamaguchi, Kagawa e Usami entram no lugar de Haraguchi, Hasebe, Kagawa e Inui. Na frente, Osako deu lugar a Muto. Somente Kawashima entra pendura com cartão amarelo.

image

A Polônia não tem mais nenhuma pretensão nesta copa. Assim, o técnico aproveitou para colocar jogadores reservas em campo. Fica mais fácil dizer quem ficou no time: Bednarek, Goralski, Krychowiak, Zielinski e Lewandovski.

image

O jogo começou com os times fazendo um jogo burocrático. A primeira chance foi do Japão. Aos 13’, Muto tabelou com Usami e experimentou um chutão de fora da área. O goleiro fez a defesa.

image

A Polônia fez uma bela jogada aos 32’. Bereszynski lançou a bola na área pela direita e Grosicki cabeceou certeiro para o gol. E parece que o goleiro Kawashima gosta de chegar atrasado na bola. Pois ele tirou a bola por muito pouco, conforme mostrou o GLT.

image

O GLT já existia na copa de 2014, mas fez mais sucesso agora em 2018.

image

E assim, sem mais emoções marcantes, o primeiro tempo terminou.

Os times voltaram para o segundo tempo e nem Japão, nem Polônia se interessavam pelo jogo. Aos 59’ de jogo, saiu um gol da Polônia em cobrança de falta de Kurzawa e finalização de Bednarek. Japão 0-1 Polônia.

image

Aos 74’ a Polônia teve chance de ampliar em jogada de contra-ataque. Grosicki cruzou pela direita para que Lewandovski finalizasse com um chute prensado. A bola subiu e saiu por cima da trave.

image

E aos 81’, quase que o Japão marca contra. Novo cruzamento de Grosicki para Lewandovski, mas desta vez o zagueiro cortou. Mas cortou mal e quase marcou contra.

image

E depois disso, os dois times abdicaram do jogo em uma conduta bem anti-desportiva, mas dentro da regra. Isto porque, no jogo contra a Colômbia, Senegal estava perdendo. E aquele resultado, da forma como estava, classificaria o Japão por ter menos cartões amarelos.

Então o Japão ficou tocando a bola no meio de campo… sem nenhuma intenção de gol. E a Polônia aceitou o anti-jogo e não subiu a marcação. Como resultado… as vaias. Imagina o torcedor que atravessou meio mundo para estar ali vendo aquela trocação de bola sem sentido? Seria natural vaiar.

O jogo terminou, mas não a classificação. Que só apareceu após alguns minutos, com a confirmação da vitória da Colômbia.

image

Jogou feio na última rodada… mas conseguiu o necessário. Japão nas oitavas-de-final.

E o destaque ruim vai para ele… Robert Lewandovski. Entrou e saiu da copa sem fazer nenhuma diferença. Uma pena…

image


(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Colômbia consegue a classificação com a queda do último time africano ]

048 - senegal 0-1 colômbia

[ Colômbia deu susto, mas conseguiu a classificação ]

O time de Senegal era a última esperança de termos um representante do continente africano nas oitavas-de-final. E sua missão não era tão complicada… bastava um empate.

Mas do outro lado estava a Colômbia que vem com uma geração bacana e desde 2014 promete um bom futebol. Para a Colômbia, só a vitória interessava.

O fato é que a Colômbia sofreu e tomou susto, mas venceu. James Rodriguez deixou o campo lesionado ainda no primeiro tempo. Temos ainda o fato que Senegal controlou boa parte da partida e teve até um pênalti anotado contra, mas que foi revertido pela arbitragem de vídeo.

A vida da Colômbia não foi fácil… mas um gol salvador do Mina aos 28’ do segundo tempo, ela não só obteve a classificação, como terminou em primeiro no seu grupo.

E com a queda de Senegal, quebra-se uma sequência ininterrupta desde 1982, quando pelo menos um time do continente africano sempre avança para o mata-mata.

A seleção de Senegal vem de vitória contra a Polônia e um empate contra o Japão. Assim, com boas chances de classificação, preferiu se armar num 4-4-2 para garantir uma bola linha intermediária e ter alguma chance no ataque. Gassama entrou no lugar de Wague. Assim como Pape Ndiaye e Alfred Ndiaye saíram para dar lugar a Kouyate e Keita.

image

A Colômbia se atrapalhou com o Japão na estreia, quando foi derrotada por 2-1. Depois, boa partida contra a Polônia, onde conseguiu uma vitória convincente por 3-0. Carlos Sanchez voltou a time após cumprir suspensão no lugar de Barrios. Por fim, Uribe entra no lugar de Aguilar.

image

O jogo começa e a primeira boa chance vem da Colômbia. Aos 12’, Quintero faz cobrança de falta e o goleiro Ndiaye quase se atralha, mas consegue evitar o gol.

image

E só agora que eu me dei conta… temos três jogadores no Senegal chamados Ndiaye… O goleiro Khadim Ndiaye e os meias Alfred Ndiaye e Pape Ndiaye… E eu que já me atrapalho todo com estes nomes exóticos…

Bom… bola em campo… jogo segue.

Aos 16’ a jogada polêmica… Mané recebeu a bola e entra na área livre para marcar, mas aí Davinson Sánchez chega por trás com um carrinho e cometeu falta. O juiz marcou pênalti que foi muito contestado pela Colômbia.

Olhando a jogada, parece que foi… apesar de ele pegar a bola primeiro, veio por trás… E na velha escola de arbitragem isso é pênalti.

image

O juiz precisou conferir a jogada em vídeo. E decidiu que não foi pênalti.

image

Mas eu não me canso de ver a jogada… ok… foi na bola… mas que jogada dura. Sem VAR, teria sido pênalti e sem reclamações.

image

image

Mas o jogo prosseguiu… e aos 31’, James Rodriguez é substituído por conta de alguma lesão na panturrilha que ele já vinha sentindo antes da copa.

image

A Colômbia parece ter sentido a saída do seu principal jogador e ficou mais acuada. Por sorte, Senegal também tocava a bola, pois o empate resolvia sua vida naquele momento.

E assim… sem grandes emoções, terminou o primeiro tempo.

Sem nenhuma alteração nas equipes, elas voltam para o segundo tempo e somente aos 65’ é que temos uma jogada mais perigosa. Quintero cobra falta pela direita e a bola cai lá na confusão da área. Na sobra, Muriel tenta o chute, mas a bola desvia em Alfred Ndiaye e sai pela linha de fundo.

image

O gol da Colômbia veio aos 73’. Quintero cobra escanteio pela direita e Mina sobe mais que a marcação para cabecear firme no gol. A bola ainda quica no chão antes de entrar. Senegal 0-1 Colômbia.

image

Com o resultado na mão, a Colômbia começou a segurar o resultado. Senegal não tinha alternativa, a não ser atacar.

Aos 76’, Gassama controla a bola na intermediária pela direita e toca a bola para Kouyate que faz a ligação para Mané. Mané fez um belo passe para que Niang entrasse na área e chutasse prensado, obrigando o goleiro Ospina a fazer boa defesa.

image

Foi a oportunidade de Senegal, que sofreu o revés e amargou a desclassificação.

image

Para a Colômbia… a festa. Primeiro do grupo e com chances de melhorar e fazer bonito nesta copa.

image

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise dos resultados ]

Senegal perdeu o fôlego no final da fase. O Japão fez o suficiente, a Colômbia se superou e a Polônia decepcionou. Isto resume bem o grupo H.

image

O Japão entra no caminho do Brasil. Caso vença seu jogo e o Brasil também avance, teremos um Brasil e Japão inédito em quartas-de-final. Mas antes, a Inglaterra precisa passar pelo vencedor entre Bélgica e Inglaterra…

Veremos isto na decisão do grupo G.

Por enquanto é só… logo mais tem resenha de uma copa qualquer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...