26 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer: Decisão do Grupo D (26/06/2018)

¿Tiene que ser con emoción ... sino, no tiene la menor gracia, no es Argentina?

20180622_copa_day13b

Nigéria e Argentina entraram em campo disputando diretamente a classificação. A Islândia também entrou com chances na rodada, mas seria provável que a Croácia perdesse o jogo.

E por falar em Croácia… sei não… mas acho que talvez eu tenha errado em minha avaliação sobre a equipe. Ok, fez um jogo um chato contra a Nigéria em sua estreia, mas convenceu contra a Argentina. E convenceu mais ainda neste último jogo.

Com essa configuração, a Croácia entra em duas brigas… uma pelo título. Vem forte. A outra é pelo manto do cavalo paraguaio… porque pode sofrer um tropeço adiante.

A Islândia está de parabéns pela sua estreia em copas, mas ao final a inexperiência do país pesou. E os guerreiros do gelo se despediram da competição, assim como os nigerianos que jogaram pouco e saem da competição também.

Mas, vamos aos jogos…

039 - nigéria 1-2 argentina

[ “Unidos por una ilusión”… Argentina faz jus ao seu sonho e luta até o fim ]

Se a Alemanha nos proporcionou uma aula de futebol contra a Suécia… A Argentina nos proporcionou uma aula sobre emoções neste jogo. Nigéria e Argentina foi mais um daqueles jogos que quem assistiu se lembrará dele por anos.

É verdade, o time está desorganizado. Sim, Jorge Sanpaoli não deu um padrão de jogo convincente aos Argentinos. E também é verdade que Messi não está em sua melhor forma.

Mas para este jogo, a Argentina se superou técnica e emocionalmente. Sanpaoli fez aquilo que deveria ter feito desde o início dar a Messi a oportunidade de decidir o jogo. E isso foi decisivo para a vitória Argentina.

E a Nigéria que me desculpe, assim como pedi desculpas à Suécia… mas esta história precisa ser contada olhando principalmente a superação Argentina.

A Nigéria estreou com uma derrota por 2-0 para a Croácia e depois venceu a Islândia por igual placar. Para este jogo, o time africano entra em campo com a mesma formação do jogo com a Islândia. Pendurados por cartão estão: Idowu e Ekong,

image

Sanpaoli preparou o time para jogar em função de Messi. Higuaín, Di Maria e Banega retornam ao time. Entra também em campo Marcos Rojo. Já Agüero, Meza, Salvio e Acuña deixam o time. Assim como o goleiro Caballero que perdeu a posição para Armani após sucessivas falhas. Um 4-4-2 disfarçado. Um time ofensivo. Quanto aos cartões, Mercado está pendurado, assim como Otamendi. Acuña também está, mas começou no banco.

image

A Nigéria começou tranquila em campo, mas a Argentina começou melhor e dominando o jogo. O gol não demorou a sair. Aos 14’, Banega fez um lançamento brilhante na intermediária para Messi que correu mais do que os zagueiros e bateu para o gol. Quando inspirado, dificilmente ele erra. E não errou. Gol da Argentina. No placar, Nigéria 0-1 Argentina.

image

Aos 34’ de jogo, uma bela cobrança de falta. Messi estava inspirado neste dia. A bola entretanto, não… bateu caprichosamente no travessão.

image

Apesar da Argentina arriscar um pouco mais, aos poucos a Nigéria melhorou em campo e marcava bem, começando a gostar do jogo. E o segundo tempo começou pressionando.

Aos 49’, numa cobrança de escanteio, Mascherano fez bobagem… agarrou Balogun na área e com isso um pênalti foi marcado para a Nigéria.

image

Moses bateu sem chance para o goleiro… Nigéria 1-1 Argentina.

image

E prevalecendo este resultado, a Argentina estaria fora da copa.

O gol parece ter tirado o pouco de estabilidade que restava no time argentino. E a Nigéria deve ter percebido isso porque passou a atacar.mais. Aos 75’, Musa subiu pela esquerda em rápido contra-ataque e cruzou para Ighalo (que entrou no segundo tempo). A bola entretanto desviou em Mascherano e o zagueiro Rojo se atrapalhou para tentar tirar a bola da área. Na sobra, Ighalo chuta torto e a bola sai a direita da meta argentina.

A jogada deu origem a uma consulta ao VAR pelo toque de mão de Rojo… após consulta, o juiz entendeu que foi bola na mão e jogada normal portanto.

image

A Nigéria ainda levou perigo aos 83’. Banega chegou atrasado na marcação e deu um carrinho derrubando Ighalo na entrada da área pela direita. Etebo cobrou a falta e a bola resvala na rede pelo lado de fora.

Aos 86’ a Argentina conseguiu seu gol. No sufoco… na pressão, mas marcou belo gol. Pavón (que entrou no segundo tempo) distribui a bola pela direita para Mercado que está livre pela direita. Ele cruza a bola para área e Rojo bate de primeira na área e marca um golaço.

image

O gol da classificação… Nigéria 1-2 Argentina. E todo os argentinos em campo e na banco de reserva comemoraram muito.

image

Fim de jogo e a torcida respira aliviada. Com o resultado, e com a Islândia derrotada pela Croácia, a Argentina se classifica para as oitavas-de-final. Com muita garra e coração em campo.

image

E o Messi? Foi craque… chamou a responsabilidade para si, marcou, chutou, fez gol. Esteve em todo o campo. Jogou muita bola. Aquém do ele é capaz. Mas muito além do que ele vinha jogando.

E talvez por isso… ele mereça continuar na copa… aquela que pode vir a ser a sua última copa. Então, que seja em grande estilo.

image

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

040 - islândia 1-2 croácia

[ Croácia surpreende e tem aproveitamento 100% ]

A Croácia é mais um forte candidato ao manto do cavalo paraguaio. Com um desempenho acima da média  e – honestamente – acima do esperado, a Croácia se tornou uma grande aposta para as oitavas-de-final.

A Islândia fez o papel do estreante em copas… veio se divertir com a festa. E fez um papel bonito, chegando à última rodada com chances de classificação.

image

Mas no final das contas, os mais experientes ficaram.

Após o empate com a Argentina no primeiro jogo e a derrota para Nigéria por 2-0 na segunda rodada, a Islândia (e não Finlândia, como eu andei escrevendo anteriormente) fez algumas mudanças, mudando seu esquema tático de um convencional 4-4-2 para um 4-5-1, sacando Árnason da zaga e colocando Ingason em seu lugar. No meio campo, temos a entrada de Hallfredsson e Gudmundsson. Gíslason e Bödvarsson deixam o time. Nenhum jogador entrou pendurado com cartão.

image

O time croata vem de vitórias contra Nigéria por 2-0 e contra a Argentina por 3-0. O time entra em campo bem modificado por conta dos vários jogadores pendurados por cartão e também por conta da classificação garantida. Assim, somente Modric e Perisic são mantidos no time, com mudança em todas as outras posições, incluindo aí o goleiro.

image

O jogo começa e a Islândia tenta assumir o protagonismo do jogo, mas a Croácia logo faz o abafa e domina a bola. A Islândia então fecha os espaços, obrigando o time croata a trocar passes no meio de campo.

A forte retranca islandesa não faz o jogo evoluir. Croácia tem amplo domínio da bola, mas não consegue furar o bloqueio viking. E somente aos 39’ é que a Islândia consegue uma jogada perigosa. A Croácia toca bola em seu campo de defesa, e Finnbogason consegue roubar a bola e partir perigosamente para o gol. Ele faz uma tabela com Sigurdsson, mas finaliza a esquerda do gol.

image

A jogada parece ter dado um novo vigor ao time islandês. Já nos acréscimos, Gundmundsson entra na área pela direita, e toca a bola para Gunnarsson que chuta a gol, mas o goleiro pratica grande defesa.

image

E com esta jogada, chega ao fim o primeiro tempo.

O segundo tempo inicia e a Croácia começa a encontrar alguns espaços. Aos 52’ de jogo, Badelj chuta forte de fora da área e a bola explode no travessão do gol da Islândia.

image

No minuto seguinte, novo ataque croata, Pivaric faz jogada pela esquerda e cruza para o meio da área da Islândia. Na sobra, Badelj, chuta próximo a marca do pênalti e coloca a bola no canto direito de Halldorsson. Croácia abre o placar… Islândia 0-1 Croácia.

image

Ao 55’, confusão na área da Croácia e a finalização de cabeça para na boa atuação do goleiro que espalma para escanteio.

image

O escanteio é cobrado por Sigurdsson e Ingason cabeceia a bola que explode na trave.

image

A Islândia busca o ataque e aos 75’, Sigurdsson tenta o cruzamento pela esquerda, mas o zagueiro Lovren (que entrou no segundo tempo) bloqueia o cruzamento com a mão.

image

O juiz marca pênalti que o próprio Sigurdsson bate e converte. Empate em Rostov. Islândia 1-1 Croácia.

image

A vitória foi no último minuto do tempo regulamentar. Badelj rouba a bola na intermediária e toca a bola para Perisic que avança e marca o gol da vitória. Islândia 1-2 Croácia. O jogo termina e o torcedor islandês vai às lágrimas… A Islândia está irremediavelmente eliminada da copa.

image

E para a Croácia, os louros da vitória… classificada de forma incontestável.

image


(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise dos resultados ]

Mais jogos estão definidos com a rodada de hoje. A vitória da Argentina, combinada com a vitória Croata colocou a Argentina na segunda posição do grupo.

image

No chaveamento, a França pega a Argentina em um jogo em que os hermanos terão a oportunidade de mostrar que as complicações da primeira fase foram um acidente de percurso. O vencedor deste jogo encara o vencedor do confronto entre Uruguai e Portugal. Chave complicada.

Croácia e Dinamarca se enfrentarão nas oitavas-de-final. E pelo papelão da Dinamarca e da França em seu último jogo, sou Croácia e Argentina desde criancinha.

[ Rodada de 27/06/2018 ]

Amanhã é dia de Brasil na Copa…

image

Mas antes, pela manhã, a Alemanha joga todas as suas fichas no confronto com a Coreia do Sul. Se jogar o que jogo contra a Suécia, deve vencer de goleada. No mesmo horário, o México enfrenta a Suécia. E vale o mesmo para los chicos… basta jogar o que jogaram até agora que estarão tranquilamente na próxima fase.

O fardo pesa para Suécia e Coreia…

À tarde, temos o Brasil enfrentando a Sérvia. E se jogar bem, não deve encontrar problema. A Suíça pega a Costa Rica, e pelo futebol apresentado até o momento, a Suíça não deve ter problemas.

Fica a dúvida então sobre quem será o primeiro do grupo.

A gente confere isso amanhã.

Por hoje é só! Amanhã tem mais Uma Copa Qualquer por aqui…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...