30 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer – Oitavas-de-Final - França vs Argentina (30/6/2018)

Allez France… Allez Mbappe!

20180630_round'16_day1a

Finalmente um jogo com muitos gols e com duas equipes buscando a vitória. Começou as oitavas-de-final… agora é ganhar ou ganhar…

E deu França… A Argentina conquistou sua vaga no sufoco, com raça e emoção. E seria um jogo perfeito para a redenção da equipe de Messi e companheiros, que dariam a volta por cima e arrancariam para as quartas-de-final.

O problema é que a França tinha Mbappe… que jogou muita bola e foi decisivo para a vitória francesa. Um jogo com duas viradas… a primeira da Argentina e depois outra da França. Definitiva.

E a Argentina era um time lento em campo. Messi – para variar – foi muito marcado e pouco apareceu no jogo. Teve seus momentos de brilho, mas ao final, venceu a equipe mais preparada não só tecnicamente, mas emocionalmente.

Não seria correto tirar o mérito da França. Um time jovem que soube marcar e soube principalmente jogar sem a posse de bola (41% da França contra 59% da Argentina ). Tanto Argentina como França tiveram bom desempenho em passes (84% contra 86%)  e chutaram a mesma quantidade de chutes a gol (9 chutes a gol). Mas o que pesou contra foi o brilhantismo de Mbappe no ataque e o descontrole emocional da Argentina. Os hermanos levaram cinco cartões amarelos e a França apenas três. No finalzinho eles diminuiram a desvantagem, mas o destempero de Mercado, Mascherano e companhia fez com que a Argentina perdesse muito tempo com reclamações e confusões.

O resultado é que a França mereceu sua classificação. E vem aumentando seu favoritismo.

050 - frança 4-3 argentina

Com uma boa campanha na primeira fase, quando terminou em primeiro lugar no seu grupo e mantendo basicamente o mesmo esquema tático do jogo anterior, a França do técnico Didier Deschamps vem assim escalada:

image

A Argentina teve que lutar muito para chegar as oitavas. Rumores dão conta que Jorge Sanpaoli não tem mais o comando técnico de fato. Mas de qualquer forma, na falta de confirmação oficial, Sanpaoli escalou a Argentina colocando Messi como um “falso 9” jogando a frente com Di Maria e Pavón.

image

O jogo começou com França e Argentina disputando o controle da bola. E a princípio, a França começou jogando um pouco melhor. Logo a Argentina se acertou na marcação e começou a dominar a posse de bola.

O primeiro gol saiu aos 13’ após pênalti cometido em Mbappe. Ele recebeu a bola ainda na intermediária do seu campo e disparou no contra-ataque, sendo parado somente dentro da área por Marcos Rojo.

image

Griezmann bateu e converteu… França 1-0 Argentina.

image

Os hermanos não se abalaram a princípio, mas também não encontravam brechas na marcação francesa. Controlando a bola boa parte do primeiro tempo, sua jogada de gol aconteceu aos 41’. Pavon faz jogada com Banega pela esquerda e este toca para Di Maria que estava mais atrás. Com campo livre, ele arriscou um petardo de fora da área que o goleiro Lloris não conseguiu pegar… Era o empate. França 1-1 Argentina.

image

E Di Maria comemorou muito… e tinha seus motivos… ele colocava novamente a Argentina no jogo, além é claro de ter feito um gol sensacional.

image

O primeiro tempo acabou e os times vão para o intervalo empatados em 1-1. Neste ponto, o que me preocupava era a atuação apagada de Messi. Mais uma vez, o time foi montado para jogar em função de Messi. E se ele não jogasse bem…

image

O segundo tempo mal começou e aos 48’ a Argentina tem cobrança de falta a seu favor quase na linha de fundo à esquerda da meta francesa. Banega faz a cobrança e na confusão da área a bola sobra para Messi que controla a bola e chuta. A bola desviou em Mercado e enganou o goleiro, morrendo no fundo do gol. A Argentina vira para cima dos franceses. França 2-1 Argentina.

image 

Neste momento do jogo, a Argentina se arrumou em campo e tomava as ações. Deu a impressão que poderia vencer. Mas então, eis que a França volta a subir ao ataque aos 57’ com um ótimo lançamento de Matuidi para Hernandez que avançou até o fundo e cruzou. A bola a princípio sobrou para a zaga que tentou tirar a bola da área. Mas no que a bola rolou para a entrada da área, Pavard pegou de primeira na bola e chutou forte. Desta vez não deu para Armani… Novo empate. França 2-2 Argentina.

image

Aos 64’ de jogo, Hernandez novamente avança pela esquerda e faz o cruzamento próximo à linha de fundo. No bate-rebate da zaga, Mbappe pega a bola, finta para a esquerda e bate cruzado para o gol. A França vira o jogo… França 3-2 Argentina.

image

Messi não se conforma com aquilo que vê… Esta que talvez seja sua última copa do mundo… Indo embora nos pés do menino chamado Mbappe.

image

A consagração francesa viria aos 68’. Matuidi lança a bola para Giroud que é prensado pelo zagueiro… a bola sobra então para ele… Mbappe chutar e marcar mais um gol. França 4-2 Argentina.

image

Em um espetáculo digno de uma copa do mundo. E com Messi sem brilho… a Argentina vai desaparecendo da copa…

image

Nos acréscimos, a Argentina deu seu último suspiro… Messi faz um belo lançamento para dentro da área e Agüero (que entrou no segundo tempo) subiu mais que todo mundo para cabecear e marcar… França 4-3 Argentina.

image

A Argentina ainda tentou acelerar a reposição da bola. Mas acabou se enrolando em seu próprio nervosismo. Uma pequena confusão se armou após falta dura de Otamendi em Pogba.

O fato é que o nervosismo deu lugar ao desespero… e mais nada ajudou a Argentina.

Fim de jogo… França classificada apresentando um belo futebol. Argentina eliminada após muita luta e pouco futebol. Teve seus momentos de brilho na copa… mas não foram suficientes.

E entre comemorações e lamentações, uma figura caminha pelo campo com um olhar distante…

image

Messi foi eleito melhor jogador do mundo. É um craque que esbanja talento. Foi campeão pelo Barcelona diversas vezes. Chegou à final da copa do mundo em 2014, quando foi vencido pela Alemanha.

image

Mas, aos 31 anos… Messi nunca conquistou um título mundial pelo seu país. Muitos o comparam a Maradona. Mas contra ele pesa o fardo de não ter sido campeão mundial. Maradona foi em 1986 e quase foi novamente em 1990.

Provavelmente vimos a última apresentação de Messi pela seleção Argentina em copas do mundo.

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

A França agora comemora e fica à espera de seu adversário nas quartas-de-final… Uruguai ou Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...