26 de junho de 2018

Uma Copa Qualquer: Decisão do Grupo C (26/06/2018)

Foram 37 jogos realizados até que saísse o primeiro 0-0 da copa…

20180622_copa_day13a

E além de ser o primeiro placar zerado, foi provavelmente o jogo mais chato da copa. O outro jogo foi praticamente uma obrigação à tabela… mas bem mais emocionante. Em um jogo de comadres, onde o empate beneficiaria os dois envolvidos, Dinamarca e França entraram em campo apenas para cumprir sua obrigação na tabela da copa. Um jogo sem nenhuma emoção, nenhuma jogada, nada… Eles até poderiam ter combinado com a FIFA de não fazer o jogo e apenas anotar o resultado na súmula…

Não teria feito a menor diferença.

No outro jogo da decisão do grupo, o eliminado Peru jogou com a quase eliminada Austrália que além de vencer, precisava de uma combinação de resultados bem favorável. Jogando de vermelho, o Peru porém desencantou e venceu em sua despedida.

037 - dinamarca 0-0 frança

[ Jogo de comadres… Jogos do saudoso “Desafio ao galo” eram mais emocionantes ]

Eu pensei que já havia visto os jogos ruins da copa. Eu estava muito enganado. Dinamarca e França protagonizaram a pior partida de futebol desta edição da copa do mundo.

O plano era simples… A França já estava classificada, mesmo a derrota a colocaria como segundo do grupo. Mas caso a Dinamarca apertasse, eles apertariam em igual medida… e o jogo morreria assim.

Para a Dinamarca, o empate bastaria… e até mesmo a derrota serviria, caso a Austrália perdesse seu jogo (o que aliás, aconteceu de fato).

Desinteressadas pelo futebol, as equipes entraram em campo para jogar em um acordo tácito… Não ataquem, que não atacaremos vocês.

A Dinamarca estreou com uma vitória sobre o Peru por 1-0 e na segunda rodada, apenas empatou em 1-1 com a Austrália. O esquema tático permaneceu o mesmo, mas Matias Jorgensen entrou no lugar de Schöne, Braithwaite no lugar de Yurary (suspenso pelo 2º cartão amarelo) e Andreas Cornelius para o lugar de Nicolai Jorgensen. Pendurados com cartão temos Delaney e Sisto.

image

A França venceu seus dois compromissos (2-1 contra a Austrália e 1-0 contra o Peru) e já classificada, optou por poupar jogadores cansados e pendurados. Ou quem sabe até promover um rodízio para que todos pudessem atuar na copa. Sendo assim, o goleiro Mandanda entrou no lugar de Lloris; Kimpembe, Sidibe entram no lugar de Umtiti e Pavard; Pogba, Mbappe e Matuidi deram lugar a Dembele, Nzonzi e Lemar. Um time bem modificado que não entrou com nenhum jogador pendurado por cartão.

image

E o que posso dizer sobre um jogo que não teve nada… absolutamente nada de interessante?

É uma grande pergunta… mas vamos lá…

Aos 15’, Hernandez chutou rasteiro para a área ali pelo lado esquerdo do campo, tabelou com Giroud que na volta da tabela, arriscou para o gol. O goleiro espalmou para fora.

image

Aos 29’ a Dinamarca subiu pelo lado esquerdo do campo com Delaney que chegou a sofrer falta, mas o juiz deu lei da vantagem. Cornelius pegou o passe e avançou. Cruzou pela esquerda para Eriksen chutar prensado entre goleiro e zagueiro.

image

Aos 33’ de jogo, Dembele fez uma finta com a bola e chutou de fora da área. A bola saiu à direita da meta de Schmeichel.

image

Já no segundo tempo, aos 54’ Eriksen cobrou falta na intermediária e o goleiro Mandanda teve que pegar em dois tempos.

image

Aos 70’, a França veio pela esquerda, com Lemar, que tocou a bola para Fekir (que entrou no segundo tempo). Ele chutou na entrada da área e a bola bateu na rede pelo lado de fora.

image

Aos 82’, Mbappe (que entrou aos 78’) fez jogada com Fekir que mais uma vez tentou na entrada da área, mas o goleiro estava atento e fez boa defesa.

image

E no final do jogo o Mbappe ainda fez uma graça na área da Dinamarca, mas sem nenhum objetivo. O jogo terminou assim, sem objetivo e sem graça. Jogo ruim, sem gols.


(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

038 - australia 0-2 peru

[ Peru desencanta, vence e tira qualquer chance da Austrália ]

Seria complicado mesmo que vencesse. O jogo de comadres entre França e Dinamarca por si só tiraria as chances dos soccergooroos. Mas, a vontade australiana de fazer bonito e o desejo do Peru de não passar em branco na competição serviram para fazer desse um bom jogo, que compensou o jogo ruim dos europeus.

A Austrália queria mais para esta copa e chegou à última rodada com alguma chance de classificação. Mas era uma matemática complicada… Precisaria ganhar, a Dinamarca precisaria perder e ainda precisaria buscar o saldo de gols. O time veio então somente com uma alteração: Juric no lugar de Nabbout. Pendurados, Leckie, Behich e Risdon.

image

O Peru estava desclassificado e ainda somou-se a isso a frustração de Paolo Guerrero, que fez todo o possível para conseguir um efeito suspensivo para jogar esta copa. Não adiantou, derrotados pela Dinamarca num jogo que poderiam ter ganho se Ricardo Gareca não fosse tão teimoso. Contra a França, a derrota não foi inesperada. Pelos placares, sem nenhuma chance de classificação. Vieram a campo com Tapia no lugar de Aquino e SantaMaria no lugar de Rodrigues.  Nenhum pendurado… mas para o Peru, isso não faria nenhuma diferença.

image

O Peru abriu o placar aos 18’ com um belo chute do Carrillo de fora da área para marcar. Austrália 0-1 Peru.

image

Aos 27’ de jogo, a Australia tentou marcar em jogada de Rogic. Ele driblou os zagueiros, cortou para a esquerda e chutou para a boa defesa de Gallese.

image

E Rogic também ajudou na jogada que ocorreu aos 34’. Ele tocou a bola para Kruse que entrou na área e emendou toque para Leckie. Mesmo marcado por dois jogadores ele ainda conseguiu completar o lance. A bola saiu à direita da meta.

image

O primeiro tempo terminou sem grandes chances para os times. No placar, o Peru vai fazendo sua despedida de honra.

O segundo tempo começou e aos 50’ de jogo Cueva avançou pela esquerda e entrou na área. Brecou a jogada, armou o chute e bateu. A bola desviou no zagueiro e quicou. Paolo Guerrero aproveito a sobra e marcou seu gol. Austrália 0-2 Peru.

image

A Austrália ainda teve uma oportunidade na cobrança de escanteio que Behich desperdiçou.

image

O restante do jogo foi um lá e cá sem grande objetividade. Destaque para o ataque australiano que desperdiçou muitas bolas. E destaque também para aquela que pode ter sido a última partida em copas do mundo do Atacante Tim Cahill. Com 38 anos, provavelmente ele se despede. Entrou em campo aos 53’ e teve atuação discreta. Mas, merece a homenagem.

image

E desta forma, tanto Peru como Austrália encerram sua participação na Rússia e se despedem da copa.


(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise dos Resultados ]

França e Dinamarca avançam em primeiro e segundo lugares respectivamente. A França irá encarar o segundo do grupo D… o grupo da Argentina… que vai soltar faísca.

image

Por ora é isso… ainda temos hoje a rodada que definirá o futuro da Argentina. Eu falei faísca? Hmm… vai ser explosão pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...