29 de novembro de 2018

Os Sonhadores - Uma Homenagem a Bernardo Bertolucci

Olá meus queridos!

Bem vindos de volta a esse nosso papo sensacional sobre cinema aqui no UBQ. Essa semana, infelizmente, perdemos mais um dos grandes mestres do cinema, o, por vezes polêmico, por vezes engraçado, mas sempre inteligente e muito talentoso, Bernardo Bertolucci.

20181129_luzcameratextao1

Bertolucci era uma grande parte da história do cinema mundial, dono de uma carreira além de invejável, com uma série de prêmios e dois prêmios da academia em seu nome, ele foi diretor assistente de ninguém mais, ninguém menos que outro grande mestre faixa coral do cinema… Pier Paolo Pasolini.

Bertolucci dirigiu, escreveu, produziu, uma quantidade realmente impressionante de obras, sempre com um estilo muito peculiar e uma forma muito única de contar suas histórias.

Pra ilustrar um pouco dessa carreira, escolhi um de seus filmes, um dos mais recentes dirigidos por ele, considerando que ele encerrou sua carreira de diretor em 2013. Vamos falar um pouco sobre Os Sonhadores, de 2003.

[ A história ]

Esse filme, dirigido pelo Bernardo Bertolucci, estrela o Michael Pitt, Louis Garrel e a hoje conhecida e tão subestimada Eva Green.

20181129_luzcameratextao02

Os Sonhadores conta a história de Matthew, um estudante americano em um intercâmbio pela França no final dos anos 60, enquanto uma revolução estudantil acontecia em Paris. Matthew é um apaixonado por cinema e, nos seus passeios e idas ao cinema, ele acaba conhecendo um casal de irmãos gêmeos, Isabelle e Theo, que também frequentam o cinema regularmente.

20181129_luzcameratextao04

Uma amizade nasce entre os três e acabam convidando Matthew pra jantar na casa da família dos gêmeos. O jantar ocorre normalmente com os pais dos gêmeos e Matthew acaba dormindo na casa. Os pais dos gêmeos, no dia seguinte saem em viagem, deixando Matthew e os gêmeos sozinhos.

A partir desse momento sozinhos, Matthew percebe que aqueles irmãos tem um relacionamento, digamos, mais próximo que o comum e acabam trazendo Matthew pra esse relacionando e os jogos sexuais e mentais que esses irmãos adoram fazer, sempre envolvendo o cinema como tema desses jogos.

20181129_luzcameratextao03

Encerro por aqui essa sinopse desse filme tão provocativo e tão inteligente e já aviso que não é um filme pra assistir com a família na sala, pois apesar de ser um filme inteligente, Bertolucci sempre utilizou a nudez e o sexo nos filmes dele como ferramentas narrativas muito poderosas, coisa que ‘Os Sonhadores’ faz muito bem.

[ Análise ]

Acredito que esse filme seja um dos mais incisivos e apaixonados do Bertolucci, pois nessa obra ele usa a relação dos gêmeos e a inocência do Matthew pra falar muito sobre a perda da inocência, até onde vão nossos controles aos desejos e o que acontece quando toda a "decência" é abandonada e alguém se entrega totalmente àquilo que deseja. Tudo isso regado a uma grande declaração de amor ao cinema, que também é uma marca muito forte de Bertolucci em praticamente todos os filmes que fez.

20181129_luzcameratextao05

E segura esse trailer!

Mas, fica aqui um aviso: lá no começo eu falei que às vezes o Bertolucci foi um cara bem polêmico, como por exemplo o quase estupro de Maria Schneider durante as filmagens do "Último Tango em Paris", tudo em nome do "realismo".

Bom… em ‘Os Sonhadores’, apesar de não ter esse histórico de violência, ainda assim pode ser visto como tendo vários problemas, o excesso de nudez e as situações e jogos sexuais podem acabar sendo vistos como quase pornográficos pelo espectador, a experiência cinematográfica é algo bem subjetivo, então… né… assista sob própria conta e risco.

20181129_luzcameratextao06

O filme tem coisas muito interessantes a dizer, mas ele também exibe imagens e temas fortes, por isso, saiba onde está entrando e não diga que eu não avisei antes!

Enfim, apesar das polêmicas, Bernardo Bertolucci foi, inegavelmente, grande parte da história do cinema, um excelente diretor e alguém cujas obras merecem ser aproveitadas.

Descanse em paz e com a sensação de dever cumprido!

20181129_luzcameratextao01a

Fico por aqui, então a gente se vê na próxima coluna, pra falar de outro filme, com menos homenagens, tristezas e polêmicas (eu espero!). Até a próxima e bom filme!

[ Serviço ]

  • “Os Sonhadores” (The Dreamers), 2003 – Drama/Romance, 115 minutos
  • Sinopse: Matthew  é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle e Theo. Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil (Fonte: Adoro Cinema).
  • Direção: Bernardo Bertolucci
  • Produção: Jeremy Thomas
  • Elenco: Michael Pitt, Eva Green, Louis Garrel.
  • Lançamento: 10/10/2003 (Itália)
  • Disponibilidade na data da publicação desta resenha: indisponível nas plataformas de streaming Netflix, Amazon Prime e Google Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...