19 de novembro de 2018

Você confia em seu trabalho? (Crônicas Amarelinhas #4)

Sou professor da rede pública de ensino. No último mês, ganhamos um presente do Governo Municipal, uma camisa branca com a escrita em vermelho da palavra “Professor” (apesar da simplicidade é bem útil como uniforme). Depois desse fato, ficou bem mais fácil identificar, quem também é professor das escolas municipais aqui da minha cidade.

20181118_luiz_amarelinhas

Alguns dias depois, ao atravessar a rua próxima a minha casa, me chama a atenção uma mulher, vestida com uma camisa igual a minha (portanto uma professora, eu presumi), que estava dirigindo um veículo popular de alguma multinacional asiática.

Ao seu lado, uma menina, que aparentava ter entre 10 e 12 anos (sua filha, eu também presumi), que estava vestida com o uniforme de uma escola particular aqui da cidade, conhecida pelo “qualidade de ensino e rigidez disciplinar” e consequentemente, pela mensalidade nenhum pouco barata.

20181119_amarelinhas01

E isto me chamou a atenção…

Pela lógica, o professor da rede pública deveria manter seu filho em uma instituição de ensino pública, pois afinal, qual a melhor garantia de qualidade de ensino para um aluno, do que você mesmo como professor. Mas não é o que acontece.

A lógica na verdade é o professor se esforçar muito, para dar muitas aulas  e poder ter um bom rendimento, e conseguir  pagar uma instituição de ensino melhor para seu filho.

Seria isso então, a falta de confiança em seu trabalho?

20181119_amarelinhas02

Casos similares podem ser vistos, quando falamos em políticos. Que às vezes ficam doentes e vão se tratar em hospitais particulares. Isso seria “normal”, se não fossem eles (os políticos), os principais defensores do Sistema Único de Saúde-SUS. Sem falar que aos olhos deles o sistema  funciona perfeitamente. E sabemos que não é bem assim, não é mesmo?

Atualmente não tenho filhos, mas quando eles vierem, provavelmente também me esforçarei para pagar um ensino particular “de qualidade” a eles. Não por uma questão de não confiar no meu trabalho, mas sim por não confiar no sistema de ensino.

O ensino público nos limita, nos condena, nos pune… todos os dias. Seja na estrutura física inadequada… seja na falta de formação para os profissionais… seja na falta de respeito entre alunos, pais e professores, etc.

Isso se aplica ao sistema público de saúde, que nos humilha e nos faz sentirmos mais pobres e ignorantes do que realmente somos.

Vou trazer isso para outros setores e serviços. Você deixaria seu filho comprar o que você produz? Você deixaria seu filho usar o serviço que você presta?

20181119_amarelinhas03

Você realmente confia no seu trabalho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...