20 de setembro de 2014

Por que não se falou mais da Copa do Mundo?

Quem acompanha este blog sabe que durante a Copa do Mundo FIFA® 2014 eu postei vários textos comentando sobre os jogos. Dentro do possível, postei um texto para cada jogo. Devo admitir que eu gosto de futebol e que acompanhei a maioria dos jogos.

Foi uma experiência muito divertida… tive muitos acessos extras, muita gente comentou, participou, opinou e isso foi bem legal.

Mas, muitos devem ter reparado que o último texto sobre a copa foi aquele que falou do vexame do Brasil… aquele jogo em que o Brasil perdeu por 7 a 1 para a Alemanha entrou para a história como um dos (senão o maior) fracasso de uma seleção nacional de futebol.

Não sei se vocês fizeram esta pergunta, mas eu me fiz: Por que parei de escrever sobre os jogos?

Bom, eu não mudei minha opinião sobre o fraco futebol brasileiro, tampouco me compadeci da seleção após o massacre. A verdade é que depois daquele resultado massacrante, duas coisas ficaram claras para mim:

  1. A Alemanha seria campeã, não importando quem fosse o próximo adversário;
  2. O Brasil seria derrotado mais uma vez naquela copa, não importando quem fosse o seu adversário.

alemanha_campea

Em razão desta certeza não haveria muito mais o que comentar. Escrever uma história já sabendo qual será seu fim é um processo bem complicado (ao menos para mim).

De fato, minhas previsões se confirmaram menos uma: a Holanda perdeu para a Argentina. E perdeu pelos seus próprios erros. Não souberam construir uma vantagem e acabaram derrotados nos pênaltis.

argentina_na_final

Aí veio o jogo que seria a decisão do terceiro lugar. A Holanda não teve nenhuma dificuldade em vencer o Brasil pelo placar de 3 a 0. Os brasileiros já haviam sido exterminados na competição. Sinceramente, o jogo Brasil x Holanda foi o bom e velho “cumprir tabela”, com um resultado pra lá de previsível.

holanda_terceira

Diante de tantos fatos contados e previstos… não existiam motivos para produzir os textos… eu estaria contando histórias óbvias. Então, vou me ater ao óbvio… A Alemanha conquistou com méritos seu quarto título mundial. A Argentina se aproveitou de um fraco desempenho do futebol holandês e chegou à final. E a Holanda pagou pelo seu erro e restou o consolo de ser terceira colocada.

E o Brasil?

Restarão algumas lembranças… sediamos a copa, investimos alto com quase nenhum retorno social (lembram da história do “legado da copa”?), jogamos mal e os brasileiros descobriram o que boa parte do mundo já sabia: não somos o país do futebol.

Quem sabe em 2018, na Rússia…

P.S.: na época em que escrevi este texto, muita coisa aconteceu no mundo do futebol. No Brasil, o técnico Scolari deixou a seleção. Quando todos pensaram que Tite seria o próximo treinador, eis a surpresa: Dunga voltou como técnico da seleção. Voltamos ao começo, voltamos aos erros, voltamos a velha prática brasileira de não aprender com os erros.

P.S.2: no bolão do UOL acabei ficando no top 10000. Especificamente na posição 9051.

P.S.3: com este texto, encerro no blog as discussões sobre a Copa de 2014. Voltaremos a falar de copa do mundo no futuro. Obrigado a todos que acompanharam meus textos sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...