7 de novembro de 2018

Placebo - "Without You I'm Nothing" (Disco da Semana #44)

Buenas,

Depois de um fim de semana de feriado e um merecido descanso pra cabeça, nada melhor do que seguir a semana com música da melhor qualidade. E nessa semana, vamos falar de uma obra que completa 20 anos agora em 2018 e que é uma influência direta no meu gosto musical e na minha maneira de tocar e compor (eu tento).

20181107_discodasemana44

Placebo é na minha opinião, a mais americana das bandas inglesas da safra dos anos 90 mostra toda a sua relevância, criatividade e virulência no tão esperado segundo álbum. Se o primeiro chocou a grande mídia pela androginia do vocalista/guitarrista Brian Molko, aqui o lance são as letras provocativas sobre sexo, drogas e também sobre sexualidade, por que não? Molko se rasga de pudores e se mostra um compositor de mão cheia sem medo de dar a cara pra bater e soar como um porta voz, quase que um manual de instruções da adolescência do fim dos anos 90.

20181107_discodasemana44c

O álbum traz uma atmosfera mais calcada na sonoridade gótica dos anos 80 e no punk rock de instrumental agressivo, cheio de guitarras distorcidas e cozinha pesada (baixo de Stefan Olsdal e bateria de Steve Hewitt), para ocupar no cenário alternativo a fatia que anteriormente era ocupada pelas bandas grunge de Seattle e que aqui já estavam em decadência. Fez a cabeça tanto dos neófilos como dos roqueiros mais das antigas que se identificaram com a sonoridade. A produção de Steve Osborne (U2, Happy Mondays, New Order, etc.) é certeira e faz do disco uma obra inigualável.

Em um de seus singles, o que leva o nome do disco, tiveram a participação de David Bowie cantando em parceria com Molko, a quem costumava chamar de "minha filha perdida". Seus outros singles viraram hits que tocavam ininterruptamente nas principais rádios de rock e na MTV.

Um discaço pra roqueiro nenhum botar defeito, tanto em letras como em todas as suas composições, de sonoridade simples, mas de extremo bom gosto, mostra que não é preciso reinventar o rock para ser lendário e fazer história, para isso, basta um punhado de canções indefectíveis que marcaram uma geração toda.

20181107_discodasemana44b

A fórmula é simples na teoria, mas pra conseguir colocá-la em prática, há a necessidade de se despir de seus pudores e de certa dose de genialidade, e isso, o Placebo (ainda) tem de sobra.

Quer entender o impacto de um álbum atemporal e pra lá de essencial na discografia básica de quem cresceu nos anos 90, clique aqui.

Disco mais do que obrigatório, é daqueles que se deve ter em todos os formatos (vinil, cd, mp3, fita k7, etc) para mostrar orgulhoso aos filhos. Uma obra daquelas que mudam vidas.

Logo menos tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...