4 de dezembro de 2018

Mega Man X – É a ferro e Fogo….

Fala rapaziada do UBQ… Tudo “belesma”? Bora seguindo com mais uma semaninha de jogos aqui na coluna. Desta vez trago para vocês o robozinho mais “tchuco” que eu conheço e que abriu a franquia no mundo dos 16 bits. Estou falando do reploid mais querido da galera… o Mega Man.

20181204_borajogar

Sim, amiguinhos!!! Hoje é dia de falar dele mas não do que conhecemos, mas sim da sua versão futura… o Mega Man X ou como muitos chamam apenas “X”.

[ Sobre o jogo ]

Este game chegou no Super Nintendo em 1994 e trouxe uma nova franquia para nosso amiguinho. O game se passa em 21XX (porque ninguém sabe exatamente o ano já que a porra está uma bagunça) e mostra novos personagens.

20181204_borajogar002

Vamos lá… Aqui não temos mais o nosso querido e carismático Dr. Light (pai do Mega Man e do Mega Man X) mas sim Dr. Cain, paleontólogo responsável pela escavação que encontra o antigo laboratório do Dr. Light e consequentemente a capsula em que estava “X”.

A partir daí, Dr Cain estuda toda a construção por parte do “primeiro” novo reploid e começa a desenvolver máquinas semelhantes ao X, capazes de agir com livre arbítrio. Tudo ia bem até que algumas começaram a ficar doidonas e se rebelaram contra os humanos, formando um grupo chamado Mavericks e causando um baita de um estrago na sociedade.

Para enfrentar esse grupo foi criada uma equipe chamada de “Maverick Hunters” (Caçadores de Mavericks, em tradução livre) liderado por um reploid bem poderoso e famoso de nome “Sigma” para auxiliar a raça humana na luta contra os “robôs do mal”. Sobre seu comando, os caçadores estavam conseguindo trazer vantagem para as pessoas trazendo esperança sobre o fim da guerra reploid.

Porém, como nem tudo são flores, Sigma rebela-se e se volta contra os humanos.

20181204_borajogar003

Sim, um vírus criado pelo Dr. Willy, vilão da série Mega Man e maior inimigo do Dr. Light, é o responsável por deixar os robôs doidões e por isso a bagaça toda está acontecendo.

Para liderar os caçadores aparece Zero, outro Reploid bonzinho na pegada do Mega Man X (mas que na minha opinião é de longe o melhor personagem de toda série) e, junto com X pretende acabar com toda a treta que Sigma vem causando.

20181204_borajogar004

[ A jogabilidade ]

Rapaziada o jogo é animal! De toda Franquia X é um dos que mais gosto junto com o X4. Assumo que depois do X5 eu parei de jogar porque virou palhaçada…

Não existe nada de muito novo aqui. O X continua sendo um jogo de plataforma, você atira com seu Mega Buster, pode acumular poder e soltar um tiro mais forte, continua “copiando” o poder dos mestres que destrói porém, diferente da série clássica, em Mega Man X você começa a encontrar novas armaduras deixadas pelo Dr. Light.

20181204_borajogar005

O querido doutor deixou espalhadas pelo mundo diversas cápsulas contendo um upgrade da armadura (conhecida como armadura Branca) que permite no primeiro game a dar um dash (diferente do “carrinho” que o Mega Man dava), acumular mais níveis de tiro, entre outras coisas.

Vale muito a pena jogar porque Mega Man é difícil de enjoar. Prova disso é o fato dele ter atravessado gerações de games, começando lá no 8 bits chegando nas atuais plataformas PC/XBOne/PS4.

Uma curiosidade legal do game é que ele foi reformulado para uma versão “3D” lançado para o PSP com o nome de “Mega Man Maverick Hunters”. Mesmo jogo, mesma história e mesmos personagens. O que muda são os gráficos e as localizações das cápsulas de armadura. Vale a pena jogar também (Tenho o do Super Nintendo e do PSP, pronto falei).

20181204_borajogar006

Outra coisa é que “X” solta Haduken... O QUE?????

Isso mesmo! Se você pega todas as partes da armadura branca e faz uma sequência bem precisa de ações na fase do ‘Armored Armadillo’, você consegue encontrar a ultima cápsula de armadura do jogo que apenas te dá o poder de soltar uma espécie de “Haduken” (Raduqui, Rabugueti, Humburguer, Aduquem, ou sei lá você chama na sua casa).

Para isso basta, após pegar a cápsula, fazer a mesma mecânica do golpe do Ryu em ‘Street Fighter II’: Baixo, frente e soco (que aqui é o botão de tiro) e Voilá! Você solta o Haduken com as mãozinhas aberta e tudo.

20181204_borajogar007

O golpe só pode ser disparado se o “X” estiver com a barra de vida em 100%, mas se você acertar qualquer inimigo – eu disse qualquer inimigo mesmo incluindo o Sigma e os demais chefes – você os derrota com apenas um hit. Legal não, é?

[ Veredito ]

Enfim rapaziada, joguinho bom, maroto e para quem quiser, mas não tiver o Super Nintendo ou o PSP, basta procurar nas lojas de game ou na rede do seu console preferido pois recentemente foi lançado o ‘MegaMan X collection’ que traz na primeira parte os jogos de 1 ao 4 e na segunda de 5 a 8.

Vale um selinho? Vale!

20181204_borajogar008

Vou ficando por aqui, obrigado pela atenção e tchauzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...