12 de novembro de 2018

Stan… você fará falta

Hoje a tarde fui surpreendido com a notícia dada em primeira mão pelo site TMZ e depois confirmada pela filha do quadrinista. Morreu aos 95 anos, Stanley Martin Lieber. Mas provavelmente você o conhece melhor pelo nome que o consagrou no mundo dos quadrinhos.

20181112_ricardo_stan

A minha relação com as HQ’s de super-heróis sempre foi turbulenta. No início eu era um tanto cético com as aventuras destes heróis. Tanto do mundo Marvel, como do mundo DC. Acho que em parte isto era culpa direta dos desenhos animados horríveis produzidos na década de 60 e que tentavam resgatar na tv a mesma magia dos quadrinhos.

Depois me incomodava o excessivo “bom mocismo” dos heróis. Principalmente os do universo DC. Sempre perfeitos e verdadeiros altruístas dedicados a proteger a causa da justiça. Em minha cabeça, os heróis também poderia ter dias ruins…

O fato é que, lá nos anos 80 eu pouco li ou acompanhei estes universos (DC e Marvel).

Já na faculdade, eu voltei a reencontrar estes heróis. Seja pela leitura dos quadrinhos na casa de alguns amigos que eram fãs incondicionais dos heróis, seja pelo gradual ressurgimento do gênero ficção científica no cinema e na TV. Ou seja porque finalmente eu descobri quem era esse tal Stan Lee.

Não vou aqui neste espaço me alongar sobre a biografia e realizações deste gênio dos quadrinhos. Por ocasião de sua morte, vários sites especializados trarão os dados mais precisos sobre ele e sua vida.

E mesmo o próprio Stan Lee, já havia escrito sobre sua própria morte. Isto foi em 2014, em uma entrevista para a revista Playboy:

“Eu sei que a minha morte já está escrita. Está nos computadores do New York Times em algum lugar. Já está tudo pronto pra ser publicado. Não dá para evitar. E eu tive uma vida feliz. Não quero que ninguém pense que eu tratei o Kirby ou o Ditko de maneira injusta. Acho que nós tivemos um relacionamento maravilhoso, o talento deles era incrível. Mas não estava em meu poder dar à eles o que eles queriam”.

20181112_ricardo_stanlee01

“Eu estou sempre olhando pra frente, mesmo nessa idade. Sabe, meu lema é ‘Excelsior’, que é uma palavra antiga que significa ‘pra cima e pra frente em direção à uma glória maior’. Está no selo do estado de Nova York. Continue em frente e, se estiver na hora de ir, então está na hora de ir. Nada dura pra sempre. Caramba, eu tenho 91 anos de idade. Se eu tiver de morrer enquanto estou falando com você, eu terei vivido uma vida longa o suficiente. Eu odiaria ter de deixar minha esposa e minha filha, mas os céus sabem que isso está além de mim. E eu nem mesmo acredito nos céus”.

Stan Lee, em 2014 para a Revista Playboy.

O fato é que li os quadrinhos criados por Stan Lee – junto com outros bons cartunistas – e pude ver em suas criações que – sim – heróis também têm seus dias ruins. Peter Parker perdeu seu tio Ben… Tony Stark perdeu seus pais… Bruce Banner perdeu sua sanidade em busca de uma cura para o seu algoz Hulk. E isso sem contar os X-Men, o Demolidor (não aquele do cinema…), Doutor Estranho e outras criações que agora não me recordo.

Nos últimos anos, Lee era o rosto da Marvel. Eram personas indivisíveis e além disso, com o MCU (Marvel Cinematic Universe), suas participações nos filmes da Marvel eram realmente impagáveis.

E agora me lembrei do teaser trailer do Deadpool 2… onde o nosso anti-herói simplesmente mandou Stan Lee calar a boca…

20181112_ricardo_stanlee02

Acho que a vida dos personagens criados por Stan Lee podem ser resumidos com apenas uma frase: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Os personagens das HQ’s deram origem a grandes histórias… Como não ser fã do Homem de Ferro ou então não se empolgar com a jovialidade do novo Homem Aranha, ou ainda, como não achar Bruce Banner um cara boa praça sensacional?

Já tem algum tempo que Stan Lee deixou de criar novos personagens para apenas simbolizar todo um universo. Uma espécie de simbolismo que só que leu as revistas dos personagens criados por Lee poderá entender em toda sua plenitude.

Excelsior, Stan. Você fará falta por aqui…

20181112_ricardo_stanlee04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...