25 de outubro de 2018

Sala Verde - O Camarim Punk Dos Infernos (Luz… Câmera… Textão! #2)

Olá meus queridos! Vamos nós pra mais um Luz, Câmera, Textão!

Nosso filme de hoje aqui no UBQ é outro filme que passou meio desapercebido, se não me engano sequer chegou a passar nos cinemas no Brasil, mas é um filme muito bom, divertido, interessante, violento e sanguinário, o que são sempre ótimos sinais! Vamos falar um pouco sobre… Sala Verde!

20181025_thiago_salaverde

Sim, o nome é horrível, mas isto porquê é uma tradução terrível do nome original, que apesar de ser literalmente "Green Room", deveria ter sido traduzido como "O Camarim", ou algo assim, que é onde a maior parte do filme se passa, a cor da sala não importa, mas fazer o quê, não dá pra se ganhar todas com as traduções de títulos de filme, os vários filmes chamados "Dupla Implacável" que os digam.

Sala Verde tem como parte do elenco o falecido e querido Anton Yelchin, que fez o oficial Pavel Chekov  nos filmes mais recentes da franquia Star Trek, e o Patrick Stewart, o querido capitão Picard, também do Star Trek (desta vez da série The Next Generation). Nada como conexões aleatórias em filmes! O filme é escrito e dirigido pelo Jeremy Saulnier, que dirigiu também um filme chamado Blue Ruin (Ruína Azul), que é tão maluco e com um senso de humor tão perturbado que vale ser uma indicação própria.

Voltando ao filme, ele conta a história de uma banda punk, que está tentando ganhar a vida, gravar seu disco e ter algum sucesso enquanto vivem a vida como punks, sem nada fixo, nem moradia, nem comida, nem nada e fazendo seus shows por aí. A banda tem seus próprios conflitos, dos integrantes que querem coisas diferentes e tem personalidades quase opostas, mas funcionam bem juntos, afinal, o que é uma banda punk sem algumas e boas brigas? A história se desenvolve quando eles são contratados pra um show em um bar de beira de estrada em algum lugar no interior dos Estados Unidos.

thiago02_foto1

Acontece que, chegando lá, eles descobrem que foram contratados pra tocar em um festival neonazista, coisa que eles abominam. Como bons punks eles decidem se rebelar e tocam, durante o show, a música sensacional do Dead Kennedys "Nazi Punks Fuck Off". A plateia se revolta e eles são obrigados a recuar pro camarim e ali tudo se desenrola, entre resolver problemas com a banda e os próprios neonazistas… muita coisa acontece.

thiago02_foto2

Vou parar por aqui com a sinopse, pra não entregar as viradas e problemas e o conteúdo todo do filme, mas acreditem em mim, vale a pena cada segundo!

Esse filme aborda alguns temas muito interessantes que dificilmente são tocados no cinema mais mainstream, como neonazismo e a presença que essa subcultura tem na sociedade, especialmente na sociedade americana, como essa subcultura se infiltrou na cultura punk e o conflito entre essas ideologias.

Outro tema que eu acho fascinante neste filme e que também aparece no filme Ruína Azul do diretor Jeremy Saulnier é a visão de um herói de ação completamente inepto, ou seja, alguém que tem uma ideia de ser violento e atingir objetivos pela violência, mas que é um completo idiota que nunca bateu em ninguém na vida toda. Imagina alguém que nunca entrou numa briga do nada sendo jogado numa situação em que a única resposta é espancar alguém com um bastão… Será que essa pessoa agiria como o Rambo ou como um merdão que sequer sabe nem segurar uma arma?

Boa parte do senso de humor do filme vem dessas situações, porque a violência é muito exagerada, o sangue jorra a desgraça começa a se desenrolar e o nosso protagonista idiota simplesmente não sabe o que fazer.

thiago03_foto03

Isso é muito do que vemos aqui, personagens reais jogados em situações de extrema violência e como esses personagens, ou até como pessoas reais reagiriam a tais situações.

image

Enfim, Sala Verde é algo que é bem difícil de descrever sem parecer estúpido, um filme sobre punks e neonazistas que se passa na maioria em um camarim minúsculo em um bar de beira de estrada, mas que tem mais ação e sangue do que muitos filmes de ação! Parece uma maluquice, mas funciona. Fica aqui mais essa recomendação e o melhor, enquanto esse artigo é escrito e publicado, esse filme está na Netflix, pra quem tiver uma assinatura, mais fácil ainda de ver essa belezura!

Espero que gostem, ou tenham gostado se já assistiram, comentem aqui o que acharam do texto, do filme, de mim, da vida, do universo, o que você almoçou, se a vida tá boa, uma ferramenta e uma cor, acompanhem as hashtags #umfilmequalquer e #luzcameratextao pra ver tudo que vai sair por aqui nessas colunas, até a próxima e bom filme!

[ Serviço ]

  • “Sala Verde” (Green Room) - 2015, Suspense/Thriller, 95 min
  • Sinopse: No fim de uma turnê fracassada, uma banda de punk rock topa fazer um show num clube rural isolado, mas descobre que seus anfitriões são neonazistas.
  • Direção: Jeremy Saulnier
  • Produção: Neil Kopp, Victor Moyers, Victor Savjani
  • Elenco: Anton Yelchin, Imogen Poots, Alia Shawkat, Callum Turner, Patrick Stewart
  • Lançamento: 17/05/2015 (Cannes, FRA); 15/04/2016 (EUA)
  • Disponibilidade na data da publicação desta resenha: Netflix, Google Play (apenas compra),

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...