12 de dezembro de 2017

Far From Alaska - "Unlikely" (Disco da Semana #3)

Buenas,

Faz uns três anos que eu ando neurótico pela  nova cena do rock nacional, nunca ouvi tanta coisa boa como ando ouvindo ultimamente em terras brasilis. Entre essas novas descobertas, uma das mais inspiradas e certamente a mais cosmopolita é a banda potiguar Far From Alaska.

far-from-alaska-unlikely-capa
Diferentes em sua própria casa: fazem rock, são oriundos de Natal/RN, cantando em inglês e de um jeito "incategorizável" (mais neologismos), unem suas influências díspares pra fazer um dos discos mais inspirados do ano, o fantástico "Unlikely". Misturando o peso guitarrístico (como de costume), a ritmos dançantes, momentos de total introspecção e até levadas orientais, para criar algo único, seu, numa antropofagia sonora pra fazer corar "Faith No More" e afins (e isso, meus queridos, é um baita elogio, FNM é uma das bandas de rock mais incatalogáveis a pisar nesse planeta azul e redondo, SIM, REDONDO).

Através de financiamento coletivo, foram até os EUA para gravarem e serem absurdamente bem produzidos pela renomada Sylvia Massy (Tool, System of a Down, Johnny Cash e mais uma galera). 

Soando mais FFA do que nunca, conseguem ir além, numa evolução em relação ao disco anterior, o tão bom quanto "modeHuman", abrem seus horizontes sonoros, sem medo de mudar, de evoluir.

Guitarras cada vez mais latentes, muito bem elaboradas em riffs matadores se fundem à camadas de efeitos vindos diretos dos sintetizadores, sem perder um pingo de peso. Uma soma que se contrapõe e se complementa no melhor casamento do rock com o pop. Somado a isso, uma cozinha poderosa marcada por um baixo pra lá de sinuoso e uma bateria firme, bruta, sem firulas. A cereja do bolo é a voz, tanto a principal como os backing vocals, consegue soar vigorosa, agressiva, ao mesmo tempo que se coloca doce, algo nada convencional, mas totalmente genial.

farfromalaska
Sem medo e com competência absurda, dão uma surra na "síndrome de segundo álbum" lançando um dos grandes discos de rock de 2017 e se colocam não somente entre as grandes bandas brasileiras, mas entre as grandes bandas mundiais. A geografia os colocou aqui, mas o FFA é cidadão do mundo e mais cedo ou mais tarde há de conquistá-lo, e quando isso acontecer, lembrem-se dessa coluna e do meu comentário: "Eu avisei!".

Discoteca obrigatória, assim, sem mais…


ps.: ouça "Cobra" e tente não sair pulando.

Você pode conhecer o CD na loja Apple Music.

Logo menos tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...