5 de dezembro de 2017

As Cidades e a Copa

Atendendo a um honroso pedido do editor deste Blog, passaremos a falar da Copa, sempre sob uma perspectiva mais ampla, para além da análise do jogo - não se trata de imodéstia, mas é que este escriba entende pouco do riscado e "perspectiva mais ampla" significa que falaremos umas bobagens, uma vez que nunca conseguimos enxergar em campo as tais "duas linhas de quatro".

Escolhemos por hora focar na chave do Brasil e principalmente nas cidades sede, desta que será mais uma Copa onde muito dinheiro será lavado. Bom lembrar que o chamado “Padrão Fifa” , adotado após a Copa dos Estados Unidos, serviu para reinventar o futebol como espetáculo. Até então esse negócio de cadeirinha numerada para todo mundo, lanchonetes decentes, banheiros higiênicos, iluminação sem sombra era coisa distante do futebol, salvo exceções.

Resultado de imagem para Estádio padrão fifa

Um bom exemplo é a partida primordial de minha geração, o Brasil x Itália na Copa de 82. Cinco títulos mundiais até então em campo, para a partida que redefiniu o modo de jogar brasileiro e nos impingiu um trauma equivalente ao Maracanazzo de 50 mas que foi disputada no Sarriá, em Barcelona, um estádio que se assemelha (com todo respeito) à Vila Belmiro.

Imagem relacionada

Se o “Padrão Fifa” corrigiu por um lado este tipo de aberração, por outro possibilitou o incremento da corrupção ao obrigar a reforma para adequação das Arenas. Esse escoamento de dinheiro público foi um problema quando a Copa se realizou aqui, gerando manifestações de rua, com quebra-quebra até o começo do torneio. Não parece que este será um problema na Rússia. A ultima manifestação pública que lá houve foi há exatos 100 anos, liderada por um tal Lênin. Parece que o pau quebrou de tal forma, que desde então qualquer tentativa de se fazer algo parecido é reprimida à bala.

O Brasil vai ficar hospedado em Sochi, uma cidade-balneário, às margens do mar Negro. Na época da Copa vai fazer média de 30 graus, portanto a turma vai se sentir em casa. Sochi tem cacife para hospedar o Brasil. Esta simpática e quente (para os padrões Russos) cidade já sediou uma edição dos Jogos Olímpicos ... de inverno.

image

Pois é, lá não tem neve, mas isso não foi problema para Putin, que fez neve artificial em quantidade suficiente. A bagaça custou 160 bilhões de Reais – e cêis aí reclamando dos trintinha bi que nossa Copa custou. Um deputado de lá chamou a imprensa e esculhambou o gasto, levantando sobre ele várias suspeitas. Apareceu morto dias depois. Simples assim.

Nossa primeira partida será em Rostov, a 400 km. Trata-se de uma rica cidade, que recebe oleodutos do Cáucaso e se liga por canais ao Mar Cáspio, Mar Báltico e ao Rio Volga. Tem pouco mais de um milhão de habitantes. Porém essa posição estratégica não confere à cidade a mesma importância no futebol.

O Rostov FC é um Atlético Goianiense russo. Por conta disso, tiveram que construir um estádio para a Copa, que obviamente vai ficar às moscas depois. Disseram que ficou lindo, uma beleza. Até porque quem disser o contrário leva bala. Em Rostov empataremos com a Suíça em 0X0.

Resultado de imagem para Rostov Arena

O segundo compromisso será em São Petersburgo, longe pra cacete de Sochi. Eu gosto do nome desta importante e histórica cidade. Não existe, por óbvio, um santo chamado Petersburgo. É um nome que faz sentido em russo, mas para o português a tradução mais fiel seria Sãopedrolândia, e ia ficar muito feio. São Petersburgo já mudou de nome e se chamou Leningrado, na época da União Soviética.

Com o esfacelamento do comunismo depois da queda do muro de Berlim, a cidade voltou a ser chamada do nome antigo, abandonando a puxação-de-saco a Lênin. Lá, o Brasil vai ganhar da Costa Rica de 1x0. Em 1990, na Copa da Itália, ganhamos também de 1x0 da Costa Rica, o que muitos consideraram um mau presságio para a nossa vergonhosa  atuação naquele mundial. Com aquele time e principalmente com aquele técnico o desastre viria mesmo que ganhássemos de 23x0 dos costarriquenhos.

Saint Petersburg Stadium

Fechamos a primeira fase na capital Moscou, onde pegaremos a Sérvia. A força do futebol da ex-Iugoslávia, vice-campeã em 62, perdendo “pra nóis”, estava nos jogadores da Croácia, aquela seleção que tem o uniforme mais feio do mundo. O único sérvio que sabia jogar bola chamava-se Petkovic, e fez merecido sucesso no Flamengo. Concluiu-se depois que ele era um brasileiro nascido no lugar errado. Ainda assim só faremos um gol neles e sairemos da fria Moscou com mais outro 1x0.

Spartak Stadium

O Brasil nunca levou as eliminatórias a sério – por isso de duas uma: ou sempre estraçalhamos todo mundo, como agora, ou quase não vamos para a Copa. Mas sempre dá certo. Jogando pra valer, Tite nunca soube ser campeão que não da base do um a zero em casa e zero a zero fora de casa. Vai ser assim na Copa, e muito divertidas serão as entrevistas, com os jornalistas desesperados ante a um Tite com os olhos grelados, falando como um profeta sobre a “jogabilidade”.

Resultado de imagem para entrevista tite cbf

Até que na final pegaremos Messi – eu não sei por que país ele joga (nem ele). Tomaremos uma tunda no meio das fuças, mas não vou discorrer sobre isso para não dar uma de chatonildo.

Voltaremos nesta seção do Blog no ano que vem, com outro texto, para esculhambar a convocação final do time brasileiro que viajará à Rússia. Até lá!

NOTA DO EDITOR: E para esta copa, o UBQ tem o prazer de anunciar que teremos novamente a série “Uma Copa Qualquer”, com textos e resenhas diárias sobre os jogos da rodada. Além disso, Júnior Ferreira trará uma série especial sobre a música de cada país sede e Michel Vieira fará textos sobre os grandes momentos do futebol para ilustrar os fatos desta copa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...