21 de junho de 2013

Os protestos, a Copa, o padrão FIFA

A imagem a seguir é de 2007:

copa2014_001

A nação estava explodindo de orgulho. Após 64 anos o Brasil sediaria novamente uma Copa do Mundo. De lambuja, levaria a Copa das Confederações também.

E assim começou o grande projeto de reconstrução nacional. Novos estádios trariam desenvolvimento com novos empregos no setor da construção, um projeto esportivo para desenvolver o esporte como ferramenta de igualdade social, grandes oportunidades para o setor de turismo. Esta seria a arrancada final do Brasil em direção ao pleno desenvolvimento econômico e social.

Pelo menos, essa era a teoria…

A conta dos investimentos diretos e indiretos já passa dos US$ 5 bilhões. E o Brasil ainda é um país com grandes deficiências econômicas e sociais.

Mas temos um evento padrão FIFA de qualidade.

O povo pode ter muitos defeitos… e não vamos cobrir o sol com a peneira. Este povo tirou Fernando Collor de Mello da presidência e hoje ele é Senador da República. Renan Calheiros renunciou para não ter seu mandato cassado. Hoje é presidente do Congresso Nacional pois foi eleito pelo voto popular para o Senado. Maluf é deputado federal (também foi eleito pelo voto popular). O povo tem memória curta… infelizmente.

Lembro que a nação comemorava o fato de sediar o evento da FIFA. Ninguém falava em aumento do custo de vida ou da precariedade do sistema único de saúde.

Foi necessário mexer no bolso… foi necessário o evento começar a acontecer para as pessoas perceberem que o evento não é para o povo. É um evento promovido por uma entidade particular que recebe muito dinheiro para organizar a copa. A FIFA lucrará muito, a CBF também, as grandes empresas de comunicação igualmente.

Mas e o povo? Quantos poderão assistir aos jogos? Quantos terão condições de desembolsar 1/3 de um salário mínimo para assistir a uma partida de 90 minutos de futebol?

E o que ganharemos com isso? Prestígio internacional?

copa2014_002

Os protestos que estão ocorrendo pelo Brasil afora começaram sem uma causa única definida: aumento das tarifas do transporte público, infra-estrutura de saúde precária, falta de investimento no desenvolvimento social são algumas das causas que as pessoas criticaram.

copa2014_003

O que o Brasil (ou melhor, o povo) ganhou sediando um evento da FIFA? Qual será o legado que isto trará?

Para a FIFA, pouco importa o resultado de tudo isso. Até mesmo o cancelamento do evento não seria um problema pois existe um seguro bilionário prevendo um cenário como esse.

O povo ficou com a conta de tudo isso. Sua vida não melhorou. A saúde, a educação, a segurança… o que disto melhorou?

Eu não quero o padrão FIFA… quero que a FIFA se exploda…

O que eu gostaria mesmo é vergonha na cara do povo. É… exatamente isso. Que se lembre do que está acontecendo hoje para que nas eleições de 2014 excluam da política todos aqueles que estão causando isto hoje…

Pintar o rosto, escrever um cartaz, andar pelas ruas… tudo isto é muito fácil. Cobrem uma atitude dos governantes… isto é legítimo. Mas cobre sua consciência na próxima eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...