4 de dezembro de 2017

Anavitoria - "Anavitoria" (Disco da Semana #2)

Boa noite povo bonito.
O som da semana é de calmaria, mas de uma qualidade ímpar…

Anavitoria (2016)

A primeira vez que as ouvi foi no rádio, uma música muito bem construída chamada "Fica", e quem acabou ficando de cara fui eu: Que coisa boa! Quem são essas? Depois vim a descobrí-las e soube que essa música não fazia parte de seu álbum de estreia, mas que caberia fácil nesse álbum que é praticamente uma coletânea de possíveis singles radiofônicos. 

As moças de Tocantins (Ana e Vitória) fazem um som gostoso, daqueles que te coloca um sorrisão no rosto e te ilumina o dia, suas vozes (e que vozes!) e violões fazem a espinha dorsal da sonoridade do duo, mas rola também algumas baterias aqui e acolá. O som é folk, mas com alguns regionalismos que "ornam" demais, como violões de 12 cordas e violas caipiras, que só agregam na sonoridade sem descaracterizá-la. Quem assina a produção caprichada, é Thiago Iorc (que é co-autor de três faixas) e Jeff Pina.

Letras bem escritas, porém fáceis e lindamente assobiáveis falam sobre amores e relacionamentos sem parecer piegas. A única que destoa um pouco da temática é a versão de "Tocando em Frente" de Renato Teixeira, coisa de referencial mesmo, uma bela homenagem.

O ponto alto do disco, sem sombra de dúvidas é o casamento das vozes. Ana Clara e Vitória são cantoras de um talento ímpar. Hora uma canta, hora outra canta, mas o bacana mesmo é quando cantam em dueto, se complementam, se contrapõem e imprimem um personalismo lindo ao álbum. 

Ah! O dueto com Thiago Iorc em "Trevo (tu)" é coisa linda também, de uma sensibilidade incrível.
Feito com um capricho absurdo e muito bem premiado por isso, o álbum foi indicado na 18ª edição do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Pop  Contemporâneo em Língua Portuguesa e a canção "Trevo (Tu)" ganhou na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.
Uma descoberta tardia da minha parte, teria entrado fácil na minha lista de melhores discos de 2016. Tô ansioso pra vê-las ao vivo e na espera de um segundo disco tão bom quanto esse primeiro.
 
Tá afim de um disco pra te iluminar os dias e te fazer cantar (ou assobiar) todas as canções? Pode cair de cabeça, que esse aqui é biscoito fino. Coisa linda. Um baita disco. Ouça ontem. Ouça aqui:


Caso tenha interesse, você pode comprar o CD através deste link.

Logo menos tem mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...