27 de março de 2017

Punho de Ferro… Uma retratação necessária

Olá pessoas, como estão?

No texto de hoje quero conversar (e me retratar) sobre uma indicação que fiz no Podástico, lá no seu programa número 8. Se você ainda não o ouviu, é uma boa oportunidade para fazê-lo agora, apenas clicando neste link (ou então clicando no player que existe aqui no site).

Lá na minha dica podástica eu cravei: “Assistam à nova série da Netflix…. Punho de Ferro, Eu já assisti os cinco primeiros episódios e está bem bacana”.

Bom, o que posso dizer? Eu deveria ter assistido mais alguns episódios antes de ter falado bobagem…

Resultado de imagem para Iron Fist netflix

Tanto a Marvel como a Netflix têm obtido bons acertos em suas séries. Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones provam que o universo Marvel é plausível e viável para séries. Outras boas amostras são Agentes da S.H.I.E.L.D. e Agente Carter.

No caso dos primeiros títulos, a ideia era alavancar outra série que vem por aí: Os Defensores. Esta aí reúne Demolidor, Cage, Jones e… Punho de Ferro.

Para quem não conhece a história: Danny Rand é o filho de um grande empresário que é dado como morto (junto com seus pais) após um acidente de avião no Nepal. Quinze anos após o acidente, Danny reaparece em Nova York alegando ser o Punho de Ferro, com habilidades de luta e disposto a combater o crime e a corrupção.

A premissa é boa…

Eu admito que nunca acompanhei o Punho de Ferro nos quadrinhos. No máximo li uma ou outra história quando li Defensores. E mesmo assim, bem casualmente. Quando assisti aos três primeiros episódios eu me empolguei. A história promissora parecia levar a narrativa em direção à luta de Danny para provar quem ele realmente alega ser.

Mas o que parecia se tornar uma história intrincada e interessante teve sua resolução em apenas um episódio e meio. De repente… Danny voltou ao controle da empresa, passou a ditar as regras da casa e começou a combater o tentáculo.

E aí começam os problemas… O tentáculo sequer foi bem definido na série. Talvez contando que as pessoas tenham assistido a série Demolidor.

Eu estava disposto a passar por cima de alguns detalhes de continuidade. Mas depois que os episódios começaram a se arrastar, não pude mais ignorar os problemas da série. O primeiro é que o protagonista é basicamente um coadjuvante. Pouco explorado, ele não é muito carismático e não passa a emoção de alguém que sofreu tanto para se tornar aquilo que é… As suas lutas inclusive são em plano muito fechado. E no começo ele se mostra um magistral artista marcial. Mas com o passar dos episódios, sua habilidade declina a ponto de ele ser apenas um lutador sofrível que pena para derrotar adversários mais simples.

Aí ficam algumas perguntas: Danny chega descalço a uma Nova York contemporânea. Ele ficou afastado por 15 anos. Ou seja, ele saiu de NY em 2002 aproximadamente. Será que ele não sabia que precisaria de sapatos na cidade? Outra… ele alega em um episódio que não sabe dirigir. Mas logo após ser reconhecido como sucessor das indústrias Rand, ele aparece dirigindo um belo Aston Martin. Outra… o iPod que ele usava durante o acidente estava perfeitamente funcional 15 anos depois. Como será que ele fez para carregar a bateria do bicho na cidade K’un-Lun que existe apenas no plano espiritual? Curioso, não?

A trama se torna insossa, só melhorando um pouco no final da temporada – que aliás, foi previsível demais.

Mais curioso ainda é o fato dela ter se tornado a 2ª série da Marvel mais assistida na Netflix, de acordo com o site Jovem Nerd. Como entender o fenômeno? A publicidade negativa está despertando a curiosidade das pessoas?

Enfim… eu assisti até o final para ter certeza se deveria escrever ou não este texto. Mas o que vi me deu a certeza que não posso recomendar esta série para as pessoas.

E como eu a recomendei publicamente, faz-se necessário aqui esta retratação. Vamor torcer para que Defensores seja melhor do que Punhos de Ferro.

Ah sim… o Miguel Forlin em suas críticas de cinema sempre avalia os filmes no site Formiga Elétrica com um número de formigas que varia de 1 até 5… Vou aproveitar o critério de avaliação deles para dizer que a série não merece nem sequer 1 cupim… quanto mais uma formiga inteira…

Deixe aí nos comentários sua opiniões. Você assistiu? Gosto? Concorda com minha opinião? Vamos conversar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...