16 de julho de 2015

Então, vamos falar sobre oldgames? #1 - Top Gear

Depois de sair do interior e vir morar em São Paulo, tive que me adaptar a conhecer novas pessoas, frequentar outra escola e aprender a dormir ouvindo briga e forró de bar vindo da rua. Ao vir embora não pude trazer meu videogame junto (Super Nintendo foi meu primeiro e último videogame). Fiquei com uma saudade imensa de jogar videogame, já tive vontade de comprar o Xbox 360, Play II, Play I e acabava nunca comprando. Talvez eu ainda quisesse os jogos que jogava no meu Super Nintendo e descobri que tenho essa vontade até hoje. Por isso me perguntei "Que jogos eu joguei? Eu gostei?" me levando a criar essa pequena série. O primeiro jogo que eu queria discutir é Top Gear.

Capa do jogo original, lançado pela Nintendo em 1992

Não há muito o que falar, todos com 20 anos ou mais vão se lembrar dos carrinhos com nitro saindo pra fora da pista ou batendo em placas vermelhas de direção perdendo velocidade. Top Gear foi um dos primeiros jogos lançados para o Super Nintendo juntando controles simples, pistas tortuosas, nitro (com belas frases como Banzai, Are You Blind, What the Heck entre outras) e uma trilha sonora um tanto quanto, viciante, esse jogo fez muito sucesso nos anos 90.
O objetivo é simples: ser o corredor mais rápido do mundo, correndo em pistas diversas (coloca diversas nisso) ao redor do mundo. Com um menu incial bem simplificado, temos 4 opções de carros que podem ser escolhidos variando em características como gasto de combustível, estabilidade, velocidade,etc. A maneira como o jogo foi desenhado nos da uma boa impressão de velocidade e o jogo é bem viciante.

Há alguns pontos principais que gostaria de ressaltar:

1- A escolha de carros, possibilidade de marchas, nitro e combustível finito fazem do jogo mais interessante, não apenas o velho acelere e ultrapasse. Top Gear é bem divertido no quesito de tentar escolher o melhor carro e saber a hora certa de parar no pitstop;

2- Pode ser jogado por duas pessoas na mesma corrida como diz na caixinha Two Player Simultaneous Racing! Isso formou amizades e parcerias de corrida. Acreditem...

3- Chega a ser bastante difícil em certo momento porque as pistas são extremamente tortuosas e como são vários carros rivais é comum bater na traseira e algum e perder velocidade (cuidado, dá raiva).

4- Sistema fácil de passwords, usam palavras ligadas a carros como Carpark, oiled, etc.

Acho que pode ser considerado um jogo divertido, que deve ser aproveitado não só a jogabilidade como a soudtrack, a facilidade em menus e passwords mas que deve ser levado a sério pois não é fácil ser o melhor do mundo.

Para quem se interessar: Soundtrack 1 do Top Gear (é de chorar de nostalgia ao ouvir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...