19 de dezembro de 2018

Luiza Lian – “Azul Moderno" (Disco da Semana #49)

Buenas,

Depois de um fim de semana de descanso merecido salgando os pés no mar, vamos falar de um disco que fala bastante desse elemento, mas de maneira muito mais "litúrgica".

20181219_discodasemana

Cada vez que me jogo de cabeça na "nova música brasileira" sou surpreendido por artistas cada vez mais inspirados e em busca de sair da zona de conforto. Cada disco ouvido é um sorriso diferente, e esse me colocou um sorriso do tamanho do mundo no rosto.

No caso da Luiza Lian, mesmo levando em conta sua base quase que exclusivamente eletrônica, suas influências são pra lá de brasileiras, vai de bossa nova a Jorge Ben em um pulo, e não se faz de rogada em assumir sua brasilidade.

Essa brasilidade também é um tópico à parte, a paulistana usa e abusa de sua religiosidade afro-brasileira, nas suas letras e na sua musicalidade. Tambores, batidas e temáticas fazem do disco algo brasileiríssimo, mesmo que eletronicamente, raiz até o tutano. Além da religiosidade e de todas as suas cantigas usadas no disco, usa as lendas oriundas dos nossos ancestrais africanos, como a Iara, a Pomba Gira, entre outros.

20181219_discodasemana01

Dona de uma voz doce, Luiza se junta ao produtor Charles Tixier (que tocou bateria, MPC, baixo synth e teclados) e de vários convidados de renome como Tim Bernardes (que tocou violão, baixo e fez arranjo de vozes e sopros), para gravar esse seu terceiro disco, junto a um time de músicos pra lá de tarimbados Gabriel Basile, Filipe Nader, Guilherme D’Almeida, Gabriel Milliet e Tomás de Souza.

Ainda em 2017, esse timaço se isola no sítio do produtor Gui Jesus de Toledo para começar a gravação desse disco. Depois de praticamente pronto (e ainda inédito), Luiza e os produtores, desconstroem toda a gravação remixando-a. Esse remix é o "Azul Moderno" que viu a luz do dia e do qual estamos falando.

20181219_discodasemana02

Um disco que mistura o sagrado e o mundano na mesma proporção para criar algo único e divinamente belo (trocadilho à parte), um dos discos mais contemporaneamente brasileiros que ouvi nos últimos tempos.

Já virou discoteca básica...

Essencial para entender a nova música brasileira. Pode se jogar de cabeça porque a viagem é pra lá de garantida. Basta clicar aqui e retirar seu ticket pra viajar bonito.

Logo menos tem mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...