25 de fevereiro de 2017

Os filmes que vi: De volta para o futuro

Nada mais justo do que começar a série de textos sobre os filmes que vi com a proximidade do Oscar. Aliás, no último Podástico, Carlos Aros, Miguel Forlin e eu  fizemos nossas apostas para os ganhadores do Oscar 2017. Bem é verdade que somente eu e o Miguel é que demos nossos palpites (na verdade, eu dei palpites… o Miguel, como crítico de cinema que é, deu sua opinião abalizada e baseada em seus sólidos conhecimentos da sétima arte). O Carlos não opinou por razões profissionais. Então, ficamos só com nossas apostas.

Hum… quais são as outras seis artes mesmo? Eu não sei, pretendo pesquisar. Mas por ora, vou voltar ao tema do meu texto. E para hoje trago o filme “De volta para o futuro”.

Imagem relacionada

Foi no dia de Natal do ano de 1985. Lembro que minha mãe me levou ao cinema para assistir a este filme. Eu já havia visto outros filmes no cinema. Mas este é o primeiro que eu me lembro que fui assistir com começo, meio e fim.

Confesso que não me lembro porque fomos ver este filme no dia de Natal… Aliás, que loucura o cinema abrir no dia de Natal. Mas o Shopping Center Norte estava aberto e ficamos mais de uma hora na fila para assistir a este filme de Robert Zemeckis.

O filme conta a história de Martin McFly. Um adolescente cujos família é sistematicamente desconstruída: o pai é um banana e vive sendo hostilizado pelo seu chefe, a mãe é infeliz e seus irmãos apresentam problemas sociais.

Marty alimenta o sonho de ser um astro do Rock, mas com sua família complicada e de certa forma carregando o estigma do fracasso sempre sendo comparado a seu pai, Marty vê aos poucos o seu sonho se esvaindo.

Certa noite, após mais um dia com um eventual fracasso na sua tentativa de emplacar sua banda, Marty se encontra com seu amigo, o cientista (maluco) Emmett Brown que mostra a ele a invenção de sua vida: uma máquina do tempo.

Só tem um pequeno detalhe… a máquina do tempo foi construída sobre o chassis de um DeLorean DMC-12 equipado com um motor nuclear capaz de criar um fluxo temporal permitindo a viagem no tempo… Uma criança de 11 anos acha esta explicação plausível e fantástica ao mesmo tempo. Vamos continuar assim… Depois de mais de 30 anos, continua sendo plausível e fantástico para mim.

Imagem relacionada

É aí que acontece um acidente e Marty acidentalmente vai parar no ano de 1955. Por “coincidência”, o mesmo ano que seus pais se conheceram e se apaixonaram. Em busca de uma maneira para retornar ao futuro, ele encontra acidentalmente seus pais causando uma mudança na linha do tempo. E a partir daí o filme se desenvolve…

O que o filme me trouxe?

A paixão pela ficção científica… talvez o início da minha nerdice natural. A verdade é que foi a primeira vez que me lembro do que é ir ao cinema. E eu lembro com carinho desta experiência.

A nota cômica é que minha mãe foi junto e levou como companhia nossa vizinha, a dona Maria… mãe do Padre Walter. Eu não lembro disso, mas é bem provável que a simpática dona Maria deve ter dormido a sessão inteira.

Bom… o que o filme me trouxe com certeza é minha paixão por filmes…

Ah sim… e também me trouxe a banda Huey Lewis and The News… até hoje sou fã de suas músicas.

O que o filme me ensinou?

Plutônio é algo perigoso… he he he…

Sério… o filme me ensinou a respeitar aquela sala escura de projeções. Ali, você pode conhecer filmes sensacionais.

Curiosidades

  • Marty McFly foi interpretado por Michael J. Fox que na época já não era um adolescente (o personagem contava com 17 anos… Michael já tinha 24 anos na época das filmagens).
  • Apesar de ser a primeira escolha para o personagem, ele quase não ficou com o papel por conta de estar na série Family Ties que fazia um estrondoso sucesso na TV norte americana. Eric Stoltz foi escalado para o papel, mas não convenceu. Fox foi chamado novamente e para poder realizar o filme e a série, ele teve que desdobrar nas filmagens.
  • O DeLorean na época me parecia ser um carro sensacional… mas a verdade é que era um carro bem medíocre e foi usado nas filmagens por conta da necessidade de cortar custos na produção.
  • O roteiro do filme foi concebido no início dos anos 80, mas foi rejeitado por todos os grandes estúdios. Só depois de Robert Zemeckis fazer sucesso com outro filme (Romancing the Stone) é que ele obteve êxito para produzir o filme.
  • O filme termina com um possível gancho para uma continuação. De fato, ela aconteceu apenas 4 anos depois e foi filmada não uma mas duas sequências para o filme. Que são bons, mas não tão bons como o original.

Ficha Técnica

BackFuturePoster

De volta para o futuro (Back to the Future)
Estados Unidos, 1985, 116 minutos
Ficção Científica, Aventura

Direção: Robert Zemeckis
Produção: Neil Canton, Bob Gale
Roteiro: Robert Zemeckis, Bob Gale

Elenco: Michael J. Fox, Cristopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Wilson

Trailer

Trailer do Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...