27 de fevereiro de 2017

E o Oscar vai para… La la… Não!!! Moonlight!

Olá pessoas, como vocês estão?

Ontem foi realizada a 89ª cerimônia de entrega do Oscar… o prêmio máximo da Acadêmica de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles (AMPAS). Conhecida simplesmente como “Oscar”, o prêmio é a consagração máxima para os cineastas, atores, atrizes e demais profissionais da indústria cinematográfica.

E gente… que lambança…

oscars

Eu gosto de cinema e nos últimos anos tenho apreciado bastante o aspecto técnico da coisa. Roteiro, produção, músicas, fotografia… esta parte tem chamado minha atenção.

Naturalmente, passei a acompanhar com mais cuidado esta parte de premiações também.

Bom, existem outras premiações como SAG Awards (prêmio do sindicato dos roteiristas), Golden Globe Awards (da associação de correspondentes estrangeiros de Hollywood), o Critics’ Choice Movie Awards (prêmio da associação de críticos de cinema), entre outras tantas premições…

Mas o Oscar é emblemático. Principalmente para o público geral, porque acaba funcionando – comparando grosseiramente – como a final da Copa do Mundo.

E qualquer coisa que acontece por ali, toma proporções gigantescas… E muita coisa aconteceu.

Assisti a premiação do começo ao fim. Não só pelo interesse, mas também por obrigação de ofício como blogueiro. Afinal de contas, em nosso podcast semanal – o  Podástico – Carlos Aros, Miguel Forlin e eu fizemos em nosso último programa, uma pequena prévia das possíveis premiações para as principais categorias.

O Miguel inclusive escreveu sobre o assunto aqui no blog. Vale a leitura.

E além disso, uma pequena aposta interna estava em jogo. Explicarei mais adiante…

Bom, sobre a cerimônia… ela foi divertida! Jimmy Kimmel como apresentador esteve muito bem e a maioria de suas piadas funcionaram muito bem. Ele alimentou sua pseudo-briga com Matt Damon, cutucou algumas vezes Donald Trump e trouxe turistas que faziam city tour para dentro da cerimônia (com direito a cerimônia de casamento presidida por ninguém menos que Denzel Washington)

denzel

Quanto à justiça dos prêmios, vou deixar isto para os especialistas. E nem posso falar muito. Dos meus palpites, acertei apenas um… o de melhor roteiro adaptado.

Mas vou falar de duas coisas que chamaram a atenção… o viés político e a gafe histórica.

O viés político

Hollywood declarou guerra à Donald Trump. O desbocado presidente americano vem falando tudo o que quer e atacando indistintamente a qualquer um que se oponha a seu raciocínio.

O resultado é óbvio… as pessoas se sentem incomodadas e por conta disso respondem de volta. O diretor iraniano Asghar Farhadi  levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, mas em protesto não compareceu à cerimônia.

Jimmy Kimmel também cutucou o presidente algumas vezes. Na primeira delas, fez menção ao episódio entre Meryl Streep e Donald Trump, quando ela criticou a política de Trump e o presidente disse que ela é superestimada (em referência às suas 20 indicações ao prêmio da Academia durante sua carreira) . O resultado foi que o apresentador provocou uma ovação à atriz. “Ainda que não merecida”, ironizou Kimmel.

A outra cutucada sensacional foi o momento que o apresentador mandou uma mensagem pelo Twitter ao presidente (que é conhecido por ser muito ativo nesta rede social). “Você está aí?”, cutucou.

Alguns aproveitaram seus discursos para criticar a política externa. Foi o que fez Gael García Bernal que comentou ser “contra qualquer muro que nos separe” (ele é mexicano).

A gafe histórica

Ao final, quando tudo parecia estar bem encaminhado, uma surpresa no anúncio do prêmio de melhor filme. Os atores Warren Beatty e Faye Dunaway (que atuaram juntos em Bonnie & Clyde) foram escolhidos para o anúncio. Ao ter o envelope em mãos, Beatty parecia confuso com aquilo que lia…

O apresentador Warren Beatty leva mais tempo para dar o prêmio ao perceber que tem algo errado no envelope ao ler "Emma Stone"

Dunaway achou que se tratava de uma brincadeira e tratou de apressar seu colega. Ele então mostrou o envelope para ela.

Warren Beatty pede ajuda para Faye Dunaway para anunciar o prêmio

Que anunciou sem pestanejar: “La la land”.

A apresentadora Faye Dunaway nem repara que o envelope foi trocado e anuncia "La La Land" como melhor filme

Todos felizes, todos exultantes…  a equipe de La la land subiu ao palco vitoriosa. Só que a vitória durou exatos 1 minuto e 10 segundos. Foi o tempo que a produção levou para perceber que Warren Beatty estava com o envelope errado em mãos (em suas mãos estava o envelope para o prêmio de melhor atriz, que de fato foi vencido por Emma Stone, por sua atuação em La la land).

image

Coube ao produtor Jordan Horowitz desfazer o grande erro…

Jordan Horowitz, produtor de "La La Land", arranca o envelope de Warren Beatty e anuncia "Moonlight"

Foi uma situação constrangedora, para dizer o mínimo… Erros acontecem e não acho que culpar Warren Beatty pela gafe seja justo. Ele titubeou justamente por perceber o erro. Já a sua colega Faye Dunaway deu causa ao erro, quando leu o nome do filme, sem ler o restante do cartão.

E aí, o resto entrou para a história…

Uma última coisa…

Pois é… como eu comentei lá no início, em nosso podcast eu e o Miguel fizemos um pequeno desafio… uma aposta se preferir… sobre os ganhadores das principais categorias. Os termos eram simples: Miguel deveria acertar 7 de 8 indicações que fez. Em caso de vitória, ele seria presenteado por mim com um gravador MP3 para captação de áudio durante os podcasts. E em caso de derrota, ele me presentearia com dois CD’s do Genesis, um da fase Peter Gabriel e outro da fase Phil Collins.

Estes foram nossas indicações (em vermelho os vencedores):

Melhor Filme:

  • Miguel: Moonlight
  • Ricardo: Lalaland

Melhor Diretor:

  • Miguel: Damien Chazelle
  • Ricardo: Barry Jenkins

Melhor Ator:

  • Miguel: Casey Affleck
  • Ricardo: Ryan Gosling

Melhor Atriz:

  • Miguel: Emma Stone
  • Ricardo: Isabelle Huppert

Melhor Ator Coadjuvante

  • Miguel: Mahershala Ali
  • Ricardo: Jeff Bridges

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Miguel: Viola Davis
  • Ricardo: Naomie Harris

Melhor Roteiro Original

  • Miguel: Lalaland
  • Ricardo: Hell or High Water
  • Aqui, ambos erramos… o vencedor foi Manchester à beira-mar

Melhor Roteiro Adaptado

  • Miguel: Moonlight
  • Ricardo: Moonlight

Placar final…

miguelricardo

Preciso dizer quem ganhou a aposta?

É… preciso sim…

Enfim, apesar da marmelada  (afinal o primeiro anunciado foi La la land, o que teria deixado o placar em 6 x 2), o resultado final foi uma vitória acachapante do Miguel Folin. Afinal, era o mínimo, não é mesmo? Ele é crítico de cinema…. ficaria preocupado se ele errasse suas indicações.

Seja como for, ele ganhou nossa aposta. E na gravação do próximo Podástico, discutiremos os termos da aposta e da entrega da premiação.

Ah sim… os dois “traíras” participaram também da cobertura ao vivo que a Rádio Jovem Pan fez durante a transmissão do evento. O Carlos não participou da nossa disputa pois tinha a incumbência de ancorar a transmissão. Então ele não pode opinar até então. E o Miguel foi como crítico de cinema convidado. Para o ano de 2018 vou me tornar blogueiro-celebridade e ano que vem estarei com eles na transmissão… ou então vou pedir para ficar sentado num banquinho no canto do estúdio da Pan…

Brincadeiras à parte, a transmissão da Jovem Pan foi muito legal. Todos estão de parabéns!

E que venha o Oscar 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...