25 de fevereiro de 2017

Oscar 2017... o que vem por aí!

Antes de tudo, quero fazer uma breve apresentação. O meu nome é Miguel Forlin. Sou crítico de cinema e escrevo nos sites Formiga Elétrica e Bastidores.
A pedido de Ricardo Marques, o meu querido amigo e parceiro de podcast (caso o leitor não tenha nos ouvido, acesse a nossa página no Sound Cloud), resolvi escrever sobre o Oscar.
 
Resultado de imagem para Oscar 2017
 
Porém, em vez de fazer algo mais formal, o meu texto será dividido em tópicos. Em primeiro lugar, informarei os indicados de uma determinada categoria (falarei apenas daquelas que mais atraem o público geral). Depois, revelarei o meu favorito e, em seguida, qual será o provável vencedor. Vamos lá?!
 
Melhor Filme
 
Estes são os indicados:
  • A Chegada
  • A Qualquer Custo
  • Até o Último Homem
  • Estrelas Além do Tempo
  • La La Land – Cantando Estações
  • Lion: Uma Jornada Para Casa
  • Manchester À Beira-Mar
  • Moonlight: Sob a Luz do Luar
  • Um Limite Entre Nós
 
O meu favorito é “A chegada”.
 
Resultado de imagem para Filme a chegada
 
Considerei “A Chegada” o melhor filme do ano passado. Embora tenha a aparência de uma ficção científica, no fundo, a obra é um conto intimista, melancólico e profundamente comovente sobre a morte.
 
Ancorado pela atuação sóbria de Amy Adams e a direção virtuosa de Denis Villeneuve, o longa oferece ao espectador uma experiência inesquecível. Infelizmente, apesar de ter tido uma recepção positiva da crítica internacional, “A Chegada” não é o tipo de filme que a Academia costuma premiar.
 
Pode-se dizer que ainda existe um receio por parte de seus membros de consagrar um projeto repleto de efeitos especiais e com um verniz de ficção científica. Bem, o problema é deles. De todos os indicados, “A Chegada” é um dos poucos longas perfeitamente realizados.
 
Caso tenha interesse, em mais detalhes, leia a crítica que escrevi sobre o filme clicando neste link.
 
Provável vencedor: “Moonlight: Sob a Luz do Luar”
 
Resultado de imagem para cartaz Filme moonlight landscape
 
Se fôssemos nos guiar por algumas das premiações que servem de termômetro do Oscar – como o Producers Guild Awards -, “La La Land – Cantando Estações” seria o favorito a vencer o prêmio de Melhor Filme. Seguindo esse mesmo raciocínio, “Estrelas Além do Tempo”, que foi o vencedor na categoria de Melhor Elenco no SAG Awards (mais um que serve como termômetro), seria o outro favorito a levar o prêmio.
 
No entanto, em razão da polêmica envolvendo a falta de diversidade entre os indicados do ano passado, existe uma grande possibilidade do Oscar usar a premiação deste ano para fazer uma espécie de reparação. Nesse sentido, “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, um filme que trata de questões raciais e sexuais, representaria a oportunidade perfeita. Além disso, a obra tem sido muito elogiada por críticos ao redor do Mundo (elogios com os quais eu não concordo).
 
A crítica completa que escrevi sobre o filme pode ser conferida clicando neste link.
 
Melhor Diretor
 
Os indicados são:
  • Barry Jenkins, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”
  • Damien Chazelle, por “La La Land – Cantando Estações”
  • Denis Villeneuve, por “A Chegada”
  • Kenneth Lonergan, por “Manchester À Beira-Mar”
  • Mel Gibson, por “Até o Último Homem”
 
O meu favorito: Denis Villeneuve, por “A Chegada”
 
Resultado de imagem para Filme a chegada
 
O cineasta canadense é um dos nomes mais interessantes que surgiu nos últimos anos. Começou a sua carreira fazendo filmes mais experimentais, flertou posteriormente com o cinema autoral e, já em Hollywood, se transformou num versátil e brilhante diretor de obras mais “comerciais”. Dirigindo a sequência de “Blade Runner – O Caçador de Andróides” e já confirmado como o diretor do remake de “Duna”, Denis Villeneuve realizou, em “A Chegada”, a sua maior obra-prima até o momento. Premiá-lo com o Oscar de Melhor Diretor seria uma ótima maneira de consagrar a sua curta, mas impressionante filmografia.
 
Provável vencedor: Damien Chazelle, por “La La Land – Cantando Estações”
 
Resultado de imagem para cartaz Filme la la land
 
Essa categoria me parece ser uma das poucas em que há uma unanimidade de escolha, já que Damian Chazelle tem saído como o vencedor em quase todas as premiações dos últimos meses. Além disso, os membros gostam de laurear talentos precoces. Para eles, isso é uma uma forma de incentivo e apoio. Como o diretor de “La La Land – Cantando Estações” tem apenas 32 anos de idade, as suas chances de ganhar são ainda maiores.
 
Melhor Ator
 
Os indicados:
  • Andrew Garfield, por “Até o Último Homem”
  • Casey Affleck, por “Manchester À Beira-Mar”
  • Denzel Washington, por “Um Limite Entre Nós”
  • Ryan Gosling, por “La La Land – Cantando Estações”
  • Viggo Mortensen, por “Capitão Fantástico”
 
O meu favorito: Casey Affleck, por “Manchester À Beira-Mar”
 
Imagem relacionada
 
Lee Chandler, o personagem interpretado por Casey Affleck em “Manchester À Beira-Mar”, é um sujeito de cenho fechado, voz quase inaudível e postura defensiva. Mas, ao mesmo tempo, é uma pessoa capaz de inúmeros rompantes de violência e agressão. Para expressar essa aparente fragilidade, Affleck usa o seu timbre fino e os gestos comedidos. E para oferecer um vislumbre da montanha de sentimentos que acometem o personagem internamente, o ator dispõe de seu olhar comovente, difíceis inflexões na voz e raras mudanças na expressão facial. É uma composição omplexa e estudada. Percebe-se o trabalho árduo do ator para dar vida a esse personagem incrivelmente humano. Por isso, Casey Affleck é o meu favorito.
 
Provável vencedor: Casey Affleck, por “Manchester À Beira Mar”
 
Acho que essa é uma das poucas categorias em que o provável vencedor também é o meu favorito. Entretanto, Denzel Washington, depois de levar o prêmio de Melhor Ator no SAG Awards, é um nome que chega forte ao Oscar. Mas, ainda assim, acho que o irmão de Ben Affleck será o vencedor. Em todo caso, dificilmente o prêmio não vai para um desses dois atores.
 
A minha crítica de “Manchester À Beira-Mar” pode ser conferida clicando neste link.
 
Melhor Atriz
 
As indicadas são:
  • Emma Stone, por “La La Land – Cantando Estações”
  • Isabelle Huppert, por “Elle”
  • Meryl Streep, por “Florence: Quem é Essa Mulher?”
  • Natalie Portman, por “Jackie”
  • Ruth Negga, por “Loving”
 
A minha favorita: Natalie Portman, por “Jackie”
 
Resultado de imagem para jackie movie poster
 
Além de criar com exatidão a voz e os trejeitos de Jacqueline Kennedy, Natalie Portman tem a dífícil tarefa de levar um filme centralizado na sua atuação. Felizmente, assim como em outros filmes, a atriz entrega uma performance hipnótica. É através de seus olhos, respiração, jeito de andar e voz que mergulhamos no luto enfrentado por Jackie nos dias seguintes à morte de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Isabelle Huppert é outra que merecia levar o prêmio. Seria a cereja do bolo de uma carreira magistral. Porém, analisando as duas atuações em particular, considero a de Portman a mais tecnicamente complexa.
 
Provável vencedora: Emma Stone, por “La La Land – Cantando Estações”
 
Resultado de imagem para cartaz Filme la la land
A carismática atriz foi a vencedora no SAG Awards e no Globo de Ouro (na categoria de Melhor Atriz em Filme Musical ou Comédia). Por isso, ele é a favorita. Emma Stone está bem no filme. Suas habilidades para cantar e dançar são apenas razoáveis, mas o seu carisma e a força da sua atuação nos momentos mais dramáticos chamam atenção positivamente. Entre as indicadas, Natalie Portman e Isabelle Huppert se saíram melhor, mas dar o prêmio para Stone não seria totalmente injusto.
Melhor Ator Coadjuvante
Os indicados:
  • Dev Patel, por “Lion: Uma Jornada Para Casa”
  • Jeff Bridges , por “A Qualquer Custo”
  • Lucas Hedges, por “Manchester À Beira-Mar”
  • Mahershala Ali, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”
  • Michael Shannon, por “Animais Noturnos”
O meu favorito: Michael Shannon, por “Animais Noturnos”
 
Resultado de imagem para animais noturnos movie poster
 
“Animais Noturnos” foi um dos filmes mais injustiçados no Oscar deste ano. O segundo longa metragem de Tom Ford é emocionalmente violento, doloroso, intenso e esteticamente exuberante. A direção é segura, a fotografia é temática, o design de produção é criativo e as atuações, viscerais. E, ainda assim,no meio de toda essa qualidade, é a atuação de Michael Shannon um dos elementos que mais se destacam.
 
O seu xerife moribundo e eticamente ambíguo é hilário. Os raros momentos de humor na densa narrativa do filme se devem exclusivamente à sua participação.
 
A minha crítica de “Animais Noturnos” pode ser conferida neste link.
 
Provável vencedor: Mahershala Ali, por “Moonlight: Sob a luz do Luar”
 
Resultado de imagem para cartaz Filme moonlight landscape
 
Apesar de participar pouco, Mahershala Ali interpreta o personagem mais interessante de “Moonlight: Sob a Luz do Luar”. Por sua atuação no filme, o ator levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no SAG Awards. Caso ele seja o vencedor no Oscar, a estatueta estará em boas mãos. Mas, novamente, talvez a sua vitória esteja ligada à polêmica da falta de diversidade entre os indicados do ano passado. Porém, seria injusto dizer que o ator ganhará por causa disso. A sua performance é contundente e extremamente competente.
 
Melhor Atriz Coajuvante
 
As indicadas:
  • Michelle Williams, por “Manchester À Beira-Mar”
  • Naomie Harris, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”
  • Nicole Kidman, por “Lion: Uma Jornada Para Casa”
  • Octavia Spencer, por “Estrelas Além do Tempo”
  • Viola Davis, por “Um Limite Entre Nós”
 
A minha favorita: Michelle Williams, por “Manchester À Beira-Mar”
 
Imagem relacionada
 
Michelle Williams participa pouco em “Manchester À Beira-Mar”. No entanto, há uma cena que ela protagoniza ao lado de Casey Affleck que é, provavelmente, o momento dramático mais intenso levando em conta todos os outros que concorrem ao prêmio de Melhor Filme. Em poucos minutos, sabemos tudo o que a sua personagem sente. O resultado que ela atinge nessa cena é uma coisa rara de acontecer. Em decorrência disso, merece todos os prêmios possíveis.
 
Provável vencedora: Viola Davis, por “Um Limite Entre Nós”.
 
Resultado de imagem para Fences movie poster
 
Viola Davis está muito bem num filme que merecia mais atenção do público. Como ela venceu o Globo de Ouro e o SAG Awards, ela é a favorita. A minha única ressalva é que a sua personagem não é coadjuvante. Depois do protagonista, ela é que mais participa no filme. Deveria estar concorrendo na categoria de Melhor Atriz.
 
Melhor Roteiro Original
 
As indicações:
  • Damien Chazelle, por “La La Land – Cantando Estações”
  • Kenneth Lonergan, por “Manchester À Beira-Mar”
  • Mike Mills, por “Mulheres do Século XX”
  • Taylor Sheridan, por “A Qualquer Custo”
  • Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou, por “A Lagosta”
 
O meu favorito: Kenneth Lonergan, por “Manchester À Beira-Mar”
 
Imagem relacionada
 
O texto de “Manchester À Beira-Mar” tem a grandeza de um texto teatral, onde os personagens são humanos, os diálogos são ricos e as situações são complexas em todos os sentidos, mas com uma sensibilidade cinematográfica de encher os olhos. Até o momento, é a maior realização de Kenneth Lonergan.
 
Provável vencedor: Damien Chazelle, por “La La Land – Cantando Estações”
 
Resultado de imagem para cartaz Filme la la land
 
Acho que o Damien Chazelle vencerá se “La La Land – Cantando Estações” não levar o prêmio de Melhor Filme. Caso contrário, o roteiro de “Manchester À Beira-Mar” pode sair da noite do Oscar como o vencedor de Melhor Roteiro Original. Vale lembrar que no Globo de Ouro o texto de Damien Chazzelle foi o ganhador.
 
Melhor Roteiro Adaptado
 
Eis os indicados:
  • Allison Schroeder e Theodore Melfi, por “Estrelas Além do Tempo”
  • August Wilson, por “Um Limite Entre Nós”
  • Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”
  • Eric Heisserer, por “A Chegada”
  • Luke Davies, por “Lion: Uma Jornada Para Casa”
 
O meu favorito: Eric Heisserer, por “A Chegada”
 
Resultado de imagem para Filme a chegada
 
Embora a peça teatral de August Wilson seja soberba, quando vi o filme e depois li o livro, percebi que a adaptação não foi muito difícil (foram feitas apenas algumas alterações). Essa é a única razão pela qual o roteiro de “Um Limite Entre Nós” não é o meu favorito. Já a adaptação de Eric Heisserer foi mais trabalhosa. O roteirista pegou um conto apenas razoável de Ted Chiang e transformou num texto repleto de camadas de interpretação. Além disso, construiu um quebra-cabeça mais sutil, dando espaço para o espectador ir montando as peças aos poucos. Isso sem falar do belíssimo trabalha realizado na construção da protagonista interpretada por Amy Adams.
 
Provável vencedor: Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”
 
Resultado de imagem para cartaz Filme moonlight landscape
 
Eu não gosto do texto de “Moonlight: Sob a Luz do Luar”. Acho excessivamente episódico e sem muitas sutilezas. Porém, foi o vencedor do prêmio no Globo de Ouro e no Writers Guild Awars (curiosamente, na categoria de Melhor Roteiro Original). De novo, como essas premiações são fortes indicativos, o texto de Barry Jenkins e Tarell Alvin McCrany é o favorito.
 
Gostou deste texto? Como diz o meu amigo Ricardo, leiam-no, divirtam-se e o compartilhem!
 
No site Formiga Elétrica, também escrevi as críticas de “A Qualquer Custo” e“Lion: Uma Jornada Para Casa”, além da de outros filmes que estão concorrendo em diferentes categorias:
 
Acompanhem os meus comentários simultâneos à premiação, visitando minha página no Twitter e sintonize na Radio Jovem Pan no dia da cerimônia de premiação. Durante as transmissões, estarei na rádio, ao lado de Carlos Aros, acompanhando os vencedores. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...