16 de janeiro de 2019

Dias Assim…

Bom… então… por onde começar?

Eu já prometi para mim mesmo por muitas vezes que eu evitaria textos mais intimistas… textos onde eu falo dos meus pensamentos, dilemas, coisas boas, ou coisas ruins. Mas vez ou outra aparece algum fato novo. E aí, não jeito…


Ainda lembro de um garotinho que quando ia ao médico, enchia ele de perguntas sobre doenças e tratamentos. Lembro de um garotinho que em dias assim (ir ao médico) não eram dias necessariamente ruins. Eram dias em que eu poderia aprender algo.


E por causa de dias assim, eu escolhi a medicina como profissão ainda quando era garoto.

O garotinho cresceu e se tornou um rapaz… imaturo, ingênuo em certo grau… e por consequência das duas anteriores, um tanto irresponsável. Mas passei sem grandes sustos pelo ginásio e pelo colégio. Sofri um pouco daquilo que hoje chamam de bullying. Não era incomum um grupo de idiotas se unir sem uma boa razão para zombar de mim…

E em dias assim, eu chorava em meu quarto… sozinho. Imaginava que aquilo seria passageiro. E que talvez quando eu fosse para a faculdade, tudo aquilo acabaria.


Não fui diretamente para a faculdade, mas antes passei um período no cursinho pré-vestibular. E tenho que admitir, aquilo expandiu meus horizontes… conheci novas pessoas… em sua maioria, pessoas muito legais. Não havia mais bullying. E ali eu acho que cresci e amadureci. Não o necessário para o que a vida estava preparando para mim no médio prazo… mas acho que me tornei uma pessoa melhor.

Eu não passei em meu primeiro vestibular… foi um dos meus primeiros grandes fracassos. Mas em dias assim, aprendi que falhar faz parte do êxito… Então, eu sempre imaginei que dias ruins também traziam coisas potencialmente boas…

Seja como for, eu finalmente fui aprovado no curso de medicina. Universidade Estadual de Campinas… Na verdade, me orgulho de ter feito quase a tríplice coroa na época… fui aprovado na FUVEST (USP Ribeirão), na UNICAMP e na UNESP. Pelas distâncias… Campinas parecia a escolha lógica.


Ver meu nome nas listas dos aprovados me fez feliz… muito feliz. Um dia em que eu definitivamente mostrava ser capaz de realizar meus projetos. E em dias assim, eu me sentia confiante e realizado.

Bom… eu poderia listar coisas boas e ruins no período da faculdade… mas acho que já fiz isso muitas vezes… vou apenas me lembrar que depois de alguns anos, eu saí de Campinas, sem nenhum diploma. Voltava para São Paulo derrotado. Ciente de que não fui capaz de concluir meu projeto de vida… E em dias assim, tudo o que eu queria, era ficar sozinho com minha derrota.

Mas a vida, ela continua… para o bem e para o mal… você precisa aprender a se adaptar as condições que surgem. E criar novos planos… Comigo não foi diferente: tentei ganhar a vida como instrutor de informática, depois, como coordenador técnico, em seguida perdi tudo para pegar a primeira oportunidade de trabalho que surgiu.

Em em dias assim, eu me sentia perdido, sem direção… sem rumo…


Ah… mas eu não posso me esquecer… no meio deste caos… um momento de serenidade… conheci aquela que viria a ser minha esposa. Conheci a Ana Paula e começamos a fazer planos. Planejamos um casamento, uma casa, uma família. Todo dia, uma nova ideia. Bom… não era exatamente todos os dias… mas existiam dias que podíamos planejar nosso futuro. Em dias assim, tudo parece que dará certo.


Claro que é apenas uma impressão… mesmo no amor, temos dias bons, dias não tão bons e até mesmo alguns dias ruins. Mas se há amor… não importa o dia, tudo segue bem. E mesmo em dias assim (ruins) você não se esquece que ali existe amor.

E finalmente, em um dia qualquer… um dia comum… daqueles que não esperamos algo grandioso, temos um dia legal… um dia que uma pequena fita de papel muda boa parte da sua história… Eu já escrevi sobre isso… foi um dia legal… o dia que descobri que a Ana Paula estava grávida da Mariana…

E naquele dia… eu me senti tão completo… tão bem… Dias assim, nos fazem pensar que o mundo vai se tornar um lugar muito melhor.


Com isso, chegamos ao presente momento… não é exatamente um bom momento porque mais uma vez minha depressão vem me colocando em uma situação complicada… Os dois últimos anos não foram nada fáceis, profissionalmente falando… Escolas ruins… alguns colegas problemáticos… enfim… em muitos momentos passei por dias que pensei muito no que fiz de errado no passado para tantos desajustes neste momento…

Em dias assim, fico pensando se vale a pena… se fiz tantas coisas erradas assim a ponto de não merecer coisas boas…

Mas aí, dias como ontem surgem… um dia que tinha tudo para ser mais um dia qualquer…

Só que chega então um pequeno momento… um único momento que tornam dias assim em mais um dia legal… Um dia em que – novamente – uma pequena fita de papel muda tudo… e você se lembra que uma parte do mundo que você vive é maravilhosa… e que está prestes a se tornar um lugar ainda melhor. Mesmo com todos os problemas que existem neste momento.


E em dias assim, eu percebo que Deus nunca se esqueceu de mim…

Pois é… vou ser pai… de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...