7 de julho de 2018

Uma Copa Qualquer: Quartas-de-Final - Rússia vs Croácia (07/07/2018)

E muita gente achou que a Rússia não chegaria tão longe. Eu inclusive… Mas confesso que depois que a vi chegar até ali, queria que tivesse ido mais longe… não deu. Croácia na semifinal.

round'8_day2b

Nesta copa do mundo, nem Croácia e nem Rússia apresentaram um futebol bonito e de qualidade. Apresentaram resultados… E – via de regra – são os resultados que levam o time adiante.

Neste jogo, que foi bem movimentado… devo admitir, não tivemos aquele futebol bonito e aplicado que tanto faz falta. Tivemos aplicação na marcação e na defesa. E só. Os gols vieram de oportunidades isoladas. O empate em 1-1 no tempo normal foi consolidado ainda no 1º tempo.

Claro que a Rússia tinha o grande trunfo de jogar em casa. Torcida ajuda, torcida empurra o time. E talvez por isso mesmo é que eles conseguiram buscar o sofrido empate na prorrogação já que a Croácia virou o jogo logo que começou o tempo extra.

E coincidentemente, foi um brasileiro que fez a alegria dos russos… Mario Fernandes (brasileiro naturalizado russo) fez o gol do empate e o alçou a condição de herói por alguns minutos.

Mas ele foi do heroísmo à vilania em questão de minutos. Ele errou a cobrança de pênalti na decisão. Mas vilão por vilão… pior vilão foi Smolov que tentou cobrar a penalidade dando uma “cavadinha”. Subasic (que aliás, fez grande partida) não caiu na armadilha e defendeu o pênalti.

Com  isso, a Rússia deixou o mundial com uma campanha muito melhor do que muitos esperavam. Foi longe. Eles queriam mais. Talvez merecessem mais. Não voltarão para casa porque já estão lá. Seja como for, ”Поздравляем Россию за блестящее участие”

image

A Croácia vem chegando… aos trancos e barrancos. Com um futebol de qualidade discutível… mas que está levando todas. Páreo duro para a Inglaterra.

Bom, vamos aos fatos do jogo…

060 - russia 2-2 croacia

[ Rússia ]

  • 10 participações em copas (7 como União Soviética e 3 como Rússia)
  • Melhor classificação: 4º lugar em 1966 (como União Soviética)
  • É a sede desta copa do mundo
  • Nesta copa: 2º colocado do grupo A com 2 vitórias (Arábia Saudita por 5-0 e Egito por 3-1) e 1 derrota (Uruguai por 3-0)
  • Destaques do time: Igor Akinfeev e Alexander Golovin
  • Fatos históricos ou relevantes:
    • Durante as décadas de 60 foi uma das mais fortes seleções enquanto União Soviética
    • Tentou sem sucesso sediar a copa de 1990. Perdeu para a Itália em razão de um incidente diplomático com o boicote às Olimpíadas de Los Angeles em 1984.
    • Foi a primeira seleção a enfrentar uma seleção Brasileira com Garrincha e Pelé jogando juntos (1958)

[ Croácia ]

  • 04 participações em copas
  • Melhor classificação: 3º lugar em 1998
  • Nunca sediou uma copa do mundo
  • Nesta copa: 1º colocado do grupo com três vitórias (Nigéria por 2-0, Argentina por 3-0 e Islândia por 2-1)
  • Destaques do time: Luka Modric e Mario Mandzukic
  • Fatos históricos ou relevantes:
    • País formado após dissolução da Iugoslávia, sendo sua primeira copa do mundo apenas em 1998
    • Apesar de sua boa campanha na estreia (ficou em terceiro), nunca mais repetiu o feito, caindo invariavelmente na fase de grupos.
    • Seu uniforme principal é extremamente chamativo por diferir das demais equipe… é um padrão xadrez em branco e vermelho

As equipes nunca se enfrentaram anteriormente em copas.

[ Antes do jogo ]

As equipes entraram assim escaladas para este jogo:

image

Na Rússia, começaram a partida pendurados por cartão: Kutepov, Zobnin, Golovin, Gazinskii (no banco) e Smolov (no banco). Pela Croácia, estão pendurados: Vrsaljko, Rakitic, Mandzukic, Rebic, Corluka (no banco), Brozovic (no banco), Jedvaj (no banco) e Pjaca (no banco).

[ Melhores lances ]

Aos 6’ de jogo, a Croácia faz a primeira jogada de risco. Rebic gira em cima de Kudryashov na área e finaliza cruzado, o goleiro espalma para escanteio.

Após isso a Rússia tenta fazer o abafa em cima da Croácia, mas a pressão dura pouco. Apenas os primeiros 15 minutos. Após isso, a seleção russa dá espaço para os croatas desenvolverem seu jogo. Ambos os times erram muitos passes e a bola fica em disputa no meio campo.

Aos 29’, Cheryshev bate a falta direto nas mãos de Subasic.

O gol russo vem logo em seguida, aos 31’. Cheryshev tabela com Dzyuba pelo meio, ajeita para a perna esquerda e faz um chutaço de fora da área para abrir o placar em Sochi. Rússia 1-0 Croácia.

image

A Croácia não se intimida e busca alguma reação. O gol de empate vem aos 39’ de jogo. Mandzukic avança com liberdade pela esquerda e cruza na medida para Kramaric testar no canto direito do goleiro. Rússia 1-1 Croácia.

image

O curioso deste jogo, é que após o empate, as duas equipes se recolheram na defesa, apenas trocando passes e esperando o final do 1º tempo.

O segundo tempo começa com as duas equipes sem alterações.

Aos 51’, Kramaric emenda uma bicicleta de dentro da área e Akinfeev defende com segurança. Uma jogada bonita, mas sem grandes riscos.

image

O técnico russo promove a primeira alteração aos 54’. Samedov dá lugar a Erokhin.

Aos 59’, Cruzamento de Strinic para dentro da área, Kramaric bate para o meio e a defesa afasta mal. Perisic finaliza na sobra e a bola explode no travessão. Quase.

image

Aos 62’ é a vez do técnico croata promover mudanças. Perisic dá lugar a Brozovic.

O jogo é arrastando, sem grande criatividade nas jogadas de ataque por ambos os times. Uma nova mudança no time russo acontece aos 66’: Cheryschev sai para a entrada de Smolov.

Depois, aos 73’, a Croácia muda mais uma vez. Pivaric no lugar de Strinic. Apesar das mudanças, o jogo continua modorrento neste momento.

Outras substituições ocorrem: aos 78’, Gazinskiy substitui Artem Dzyuba, na Rússia e aos 88’, Kovacic no lugar de Kramaric pela Croácia. Repare que neste meio tempo, nenhuma jogada perigosa aconteceu.

Bem no final do tempo normal, sendo praticamente certo que haveria uma prorrogação, um susto para a Croácia: Subasic vai agarrar bola fácil na grande área e na hora de repor se machuca sozinho. Ele recebe o atendimento médico no gramado. O problema é que não restam mais substituições para a equipe. Somente em caso de prorrogação.

image

Para piorar, o juiz dá cinco minutos de acréscimo ao jogo. Felizmente, Subasic consegue se recuperar e volta em condições de ir até o final do tempo regulamentar.

Com o final do tempo regulamentar e o empate em 1-1, os times vão para a prorrogação. Aos 94’, Corluka substitui Vrsaljko que sentiu lesão.

O jogo fica mais corrido, com as duas equipes buscando o gol. A prorrogação valeu mais que o jogo inteiro… sério isso.

Aos 100’ veio a virada croata. Modric faz a cobrança de córner no meio da área, Vida sobe mais que a zaga adversária e testa no canto para virar o jogo. Rússia 1-2 Croácia. (Curiosidade: este foi o primeiro gol em prorrogação nesta copa)

image

Os times vão para a segunda etapa da prorrogação, com a Rússia em desvantagem.

Aos 115’, para alívio da torcida russa, vem o sofrido empate. Na falta marcada, Dzagoev faz a cobrança na medida e Mario Fernandes desvia de cabeça para igualar esta prorrogação. Rússia 2-2 Croácia.

image

Pelo menos a prorrogação valeu a pena, comparando-se com o restante do jogo.

O jogo prosseguiu empatado até o fim… teríamos mais uma decisão por pênaltis.

A Rússia começa batendo com Smolov. Ele tenta enganar o goleiro com uma cavadinha e perde a cobrança com a defesa de Subasic. RUS 0-0 CRO

image

Brozovic bate forte e marca para a Croácia. RUS 0-1 CRO

image

Dzagoev converte sua cobrança. RUS 1-1 CRO

image

Kovacic cobra e para nas mãos de Akinfeev. RUS 1-1 CRO

image

Mário Fernandes desperdiça sua cobrança, chutando pra fora. RUS 1-1 CRO

image

Bola para um lado, goleiro para o outro e Modric marca. RUS 1-2 CRO

image

Ignashevich converte o seu e deixa tudo igual. RUS 2-2 CRO

image

Vida marca o seu. RUS 2-3 CRO

image

Kuziaev deixa tudo igual. RUS 3-3 CRO

Rakitic termina a série convertendo seu pênalti. RUS 3-4 CRO

image

É o fim para os russos…

image

(Lembre-se, para ver o vídeo, você será redirecionado para o canal da FIFA no YouTube)

[ Análise do Resultado ]

Sobraram apenas 4 times… e destes a Croácia tem o maior desafio. Ela vem de dois jogos com prorrogação e pênaltis… E encara uma Inglaterra extremamente motivada.

E no final, teremos uma copa Europa…

round'8_day2

As semifinais começam na próxima terça-feira…

image

E prosseguem na quarta-feira.

image

Estamos quase lá… falta pouco. Nos vemos por aqui, em uma Copa Qualquer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...