27 de março de 2018

Cachorro Grande - "Costa do Marfim" (Disco da Semana #18)

Buenas,

Essa semana vamos falar de um dos discos mais controversos da música brasileira nos últimos tempos. 

Cachorro Grande - "Costa do Marfim"

Malandro, que viajem! Essa é a primeira ideia que veio a minha mente ao ouvir este disco dos gaúchos da Cachorro Grande. Imagina assim: a banda mais rocknroll do país resolve ser o Kasabian por um disco ... é o conceito que mais se aproxima dessa nova fase dos caras.

Nesse disco, tudo é fora do usual. Pra começar, saíram do Brasil e foram gravar o disco na Costa do Marfim (daí o nome da bolachinha), o produtor, foi o insano Edu K (ex-De Falla), daí essa aproximação com o lance eletrônico passa a fazer ainda mais sentido. Há uma mistura absurda de elementos que anteriormente não constavam na paleta de cores dos caras. Eles flertam com percussões africanas, ritmos orientais, com samplers e bases pré programadas. Os caras abandonaram totalmente a sua zona de conforto. Ousaram mesmo. A "bizarrice" não acaba por aí, a cereja do bolo é a capa, que é quase um clone do personagem principal da novela "O Astro".

Por mais diferente que esse disco possa soar, algumas coisas não fugiram à regra (ainda bem!!!), a guitarra do Gross ainda é um dos principais elementos do som dos caras, e povo, como tá soando bacana, mesmo com todas as camadas de efeitos. O cara é um absurdo com uma guitarra na mão. Os outros caras da banda também se saíram bem pacas com essa nova roupagem. O baixo do Coruja tá soando bruto, com peso e pressão. Mesmo quando parece que é substituído por alguma parafernália eletrônica, ainda soa classudo.

A maior treta sempre cai no colo do batera. Se adaptar e coordenar as batidas eletrônicas às batidas orgânicas do seu instrumento, não é tarefa pra qualquer um, mas o Boizinho se sai bem pacas.

Não é um disco fácil, não dá pra digerir de cara. Ainda mais quando se está acostumado com a sonoridade esporrenta dos caras, mas isso, em momento algum diminui a qualidade do trabalho. Após algumas audições, o disco te acerta de jeito, e aí, já era ...

Entre fazer cover de si mesmo ou correr riscos evoluindo, a Cachorro Grande optou pela segunda hipótese e deu um passo adiante. Adeus zona de conforto, vamos ver o que vem por aí. Tô doido pra ver como essas músicas novas irão soar ao vivo. Diferente de tudo e de todos. 

O link pra ouvir tá aqui. Ouça sem preconceitos.

Logo menos tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...