10 de março de 2018

Mobile World Congress 2018

Entre 26/02 e 01/03 foi realizada em Barcelona a edição 2018 da MWC – Mobile World Congress. Um evento voltado à apresentação das novas tecnologias e produtos voltados ao mercado mobile.

Um erro comum é pensarmos apenas em celulares quando falamos em “mercado mobile”. Os celulares são apenas uma fração de um mercado poderoso e lucrativo: tablets, dispositivos vestíveis, tecnologias de automação… a lista é imensa.

Infelizmente, boa parte das inovações que são apresentadas na MWC não chegam ao Brasil. Nosso incipiente mercado de tecnologia não comporta tantas novidades e por isso acabamos por receber apenas uma fração dos produtos ali apresentados.

Isto me fez lembrar dos tempos em que no Brasil organizava-se a Feira Nacional do Software, ou FENASOFT. Um evento que surgiu na década de 90 com o propósito de fomentar o desenvolvimento do mercado nacional de informática, mas que em suas últimas edições tinha como seu carro chefe o estande das Lojas Americanas vendendo computadores a preços populares.

Isto é Brasil…

Mas voltando à MWC, não pense que se trata de um evento para o grande público em geral. A feira é voltada aos profissionais da área e para garantir sua participação é necessário um credenciamento prévio provando que você atua na área ou então faz parte da cobertura da imprensa.

Também não é um evento barato. Os custos com transporte, estadia e permanência na feira são altos. O que é natural para um local onde se espera a realização de negócios milionários.

A feira também apresenta várias conferências sobre tecnologia onde são apresentadas as grandes áreas de interesse. Para este ano, realidade aumentada, 5G e internet das coisas dominaram o cenário das conferências.

E também temos os estandes das empresas da área. Algumas demonstram seus novos dispositivos e/ou serviços. E para nós talvez seja a parte mais interessante. Alguns grande fabricantes como ASUS, Sony, Samsung, LG, Nokia apresentaram suas novidades para 2018. Vamos a uma breve análise de cada uma delas…

[Samsung]

A empresa coreana aproveitou o evento para promover o lançamento de seu novo flagship: os Galaxy S9 e S9+

galaxy s9

Os novos celulares apresentam algumas diferenças além do seu tamanho. Ambos vêm equipados com processador Octa-Core (e desta vez o Brasil receberá a versão equipada com o SnapDragon da Qualcomm ao invés do Exynos) de 1,7 GHz (máx 2,7 GHz). A versão S9+ vem com 6 GB de RAM enquanto seu irmão menor trará “apenas” 4 GB.

Todas as versões contarão com armazenamento interno a partir de 64 GB e a possibilidade de expansão até 400 GB por meio de cartão de memória. Apesar de ele ser dual SIM (nano SIM) a gaveta é híbrida. Você deverá optar por mais memória ou uma segunda linha.

A bateria deve durar o dia inteiro (3000 mAh para o S9 e 3500 mAh para o S9+) e ambos possuem tela Quad HD+ (5,8” no S9 e 6,2” no S9+) na proporção de tela 18,5:9.

As câmeras também serão diferenciadas de acordo com o modelo. O S9 trará uma câmera traseira de 12 MP com sensor DualPixel (f/1.5 e f/2.4) com estabilização óptica de imagem. O S9+ contará com um sistema de câmeras duplas, sendo uma idêntica ao do S9, acrescida de uma segunda câmera de 12 MP para telefoto (f/2.4). Os dois aparelhos contam com uma câmera frontal de 8 MP e abertura f /1.7.

Todas as outras características são similares. Os Galaxy S9 e S9+ estarão disponíveis a partir de 16 de março de 2018 em mercados selecionados e serão oferecidos nas cores preto, cinza, azul, e em uma nova tonalidade, o ultravioleta.

[ASUS]

A ASUS fez o lançamento do seu novo aparelho fora da feira, mas com grande apelo publicitário. O Zenfone 5 trará também algumas semelhanças com o concorrente da maçã, pois o notch (dentão) que existe na frente do iPhone X.

ZenFone 5_we love photo

Os modelos apresentados são os Zenfone 5Z, 5 e 5 Lite. O topo de linha deverá ser o 5Z, equipado com o Snapdragon 845 (e chip gráfico Adreno 630) e com versões de 4, 6 ou 8GB de RAM, além de 256 GB de memória interna. Sua tela de 6,2” com resolução FullHD+ ocupa quase 90% de área útil. Graças a nova proporção de tela (19:9), o aparelho mantém as mesmas dimensões de um celular de 5,5”. Sua bateria de 3.300 mAh garante uma boa autonomia ao aparelho. A câmera traseira é dupla: com um sensor Sony IMX363 de 12 MP e f/1.8. A segunda câmera é uma grande angular com abertura de 120º. O sistema conta com estabilização óptica de imagem.

O Zenfone 5 virá equipado com um Snapdragon 636 e 6GB de memória RAM, além de contar com armazenamento interno de até 128 GB. A tela também é de 6,2” com resolução FullHD+. E a bateria também possui os mesmos 3.300 mAh. Provavelmente terá mais autonomia do que o seu irmão maior. O sistema de câmeras é idêntico ao do Zenfone 5Z. Só faltou falar que agora a câmera conta com um sistema chamada de “Modo Pro” com ajustes manuais, semelhante à câmeras profissionais.

Por fim, o Zenfone Lite. Este não conta com o notch, mas traz sistema de câmeras duplas tanto na parte frontal, como na parte traseira. O sensor frontal (para selfies) conta com 20 MP e o traseiro com sensor de 16 MP. As câmeras secundárias são do tipo wideangle (120º) e provavelmente será uma boa pedida para quem gosta de fotografia.

Apesar da resolução FullHD+, a tela é um pouco  menor (6”). Ele é equipado com o Snapdragon 630 e traz versões com 3 ou 4GB de memória RAM, combinados respectivamente com 32 GB ou 64 GB de memória interna e sempre é possível contar com expansão via cartão de memória. Sua bateria é de 3.300 mAh.

[SONY]

A Sony é para mim uma grande incógnita. Seus celulares são caros, considerando suas características. Mesmo assim, a empresa ainda mantém suas vendas aqui no Brasil. Seu novo flagship são os Xperia XZ2 e XZ2 Compact.

xperia

Ambos trazem o Snapdragon 845 e são equipados com 4GB de memória RAM e 64 GB de memória interna. Diferente dos seus concorrentes, a Sony não trabalha com sistema de câmeras duplas, preferiu investir em um sistema com câmera de 19 MP e capacidade de vídeo 4K com HDR, o que é inédito para um celular.

A tela é de 5,7” na proporção 18:9 e os aparelhos não trazem entrada P2 para fones de ouvido.

[Nokia]

Para mim, a Nokia é uma grande ausência no mercado brasileiro. Mas de acordo com as notícias atuais, não há nenhuma previsão de que a empresa controladora da marca venha para as terras tupiniquins.

Ainda assim, a companhia traz alguns celulares interessantes para o mercado internacional.

Destaque para os modelos Nokia 1, 6, 7+ e 8 Scirocco.

nokia

A curiosidade ficou por conta do seu lançamento retrô. Assim como fez no ano passado, com o lançamento do Nokia 3310, a empresa resolveu ressuscitar o modelo 8810 que fez sucesso no filme Matrix. Lançado em um chamativo tom amarelo, o celular ganhou o apelido de “banana fone”.

8810

Eu resolvi citar somente os lançamentos que mais me chamaram a atenção, mas isso não quer dizer que outras empresas não lançaram celulares também. A LG lançou uma nova versão do seu V30 e depois fez uma divulgação paralela de seu novo G7. Motorola e Xiaomi marcaram presença no evento, mas não fizeram nenhum grande lançamento. A Huawei e a Alcatel também lançaram novos aparelhos.

Em termos de software, menção para a Google que apresentou novas versões de seu sistema Android: o Android Go, que é uma versão mais enxuta para celulares mais modestos em termos de configuração e o Android One que é a aposta da empresa para reduzir a fragmentação do sistema em uma tentativa de unificar as plataformas.

Enfim, a MWC é um evento de grandes proporções e não é possível em um único texto fazer um resumo de TUDO. Sugiro que você acompanhe também as coberturas de sites especializados como Tecnoblog, Canaltech, Rede Geek que também fizeram ótimas coberturas do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...