28 de outubro de 2017

Os filmes que vi: Captain Phillips

Tom Hanks é definitivamente um dos meus atores favoritos. Sua atuações são normalmente irretocáveis. E mesmo quando ele não está em 100%, ainda assim, são boas as suas atuações.

Existem vários filmes que vi com Tom Hanks… e pretendo escrever sobre todos eles: Forrest Gump, Saving Private Ryan, Apollo 13, Náufrago, The Green Mile, Catch Me If You Can, Road to Perdition, The Terminal… ufa! E tem mais alguns aqui que resolvi não citar.

Mas hoje, o filme da vez é Captain Phillips, um filme intenso, em alguns momentos claustrofóbico e angustiante.

Captain_Phillips_2013

[ A história ]

AVISO: Contém alguns spoilers!

O filme – que é baseado em fatos reais e também na livro de memórias de Richard Phillips – conta a história do sequestro do do cargueiro Maersk Alabama em 2009, na região costeira da Somália.

Richard Phillips (Tom Hanks) é o capitão do navio cargueiro (o Maersk Alabama) e trabalha em um rota marítima na costa da Somália, que é conhecida pela intensa pirataria.

O filme começa traçando um paralelo entre a vida pacata e comum de Phillips nos EUA e o líder dos piratas – Abduwali Muse (Barkhad Abdi) – que vive um vilarejo paupérrimo da Somália que sobrevive às custas da atividade bucaneira.

Após iniciar sua viagem pela perigosa rota marítima, o navio de Phillips é abordado pela trupe de Muse e a partir daí se inicia uma intensa luta pelo controle do navio.

O que pode parecer um enredo de ação é na verdade um drama recheado com muito suspense. Phillips não é retratado como um herói, mas como alguém que usa recursos incipientes para tentar garantir a sobrevivência se si mesmo e de sua tripulação.

Phillips consegue negociar com os piratas, mas uma reviravolta acontece e ele acaba como refém dos mesmos durante sua fuga. O ato final mostra como aconteceu o resgate do capitão, após a intervenção da marinha dos EUA resultando na morte violenta dos piratas/sequestradores.

[ O que o filme trouxe para mim? ]

“Captains Phillips” é um filme que se inicia morno e vai crescendo conforme surge o desenrolar dos fatos. Longe de ser um filme de ação com violência gratuita, é um suspense dramático. Existe uma clara comparação entre Phillips – com um perfil analítico e que planeja suas ações de forma sensata – com Muse – que é caracterizado por sua imprevisibilidade com ações movidas pelo ímpeto.

Um confronto entre o impulso contra a sensatez.

Em alguns momentos, eu me senti sufocado. Com uma sensação claustrofóbica. E acho que esta foi a intenção do diretor do filme. A cena final, mostra Hanks em visível estado de choque. E a sensação de impotência frente à algumas situações. Suas reações demonstram a incredulidade de uma pessoa comum, com uma vida comum que é coloca em uma situação de crise recheada de imprevistos.

E acho que me identifiquei com Richard Phillips porque em algumas vezes foi exatamente assim que me senti.

E foi com alívio que vi que tudo terminou bem para o capitão e sua tripulação.

[ Curiosidades ]

  • O roteiro do filme é baseado no livro de memórias do verdadeiro Capitão Richard Phillips (A Captain's Duty: Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea – traduzido no Brasil como “Dever de Capitão”). E como toda adaptação, algumas cenas do filme não são tal como relatadas pelo capitão em suas memórias.
  • Após o lançamento do filme, alguns membros da tripulação afirmaram em entrevistas que os fatos não ocorreram tais como descritos no livro ou no filme.
  • O próprio Cap. Richard Phillips já admitiu que os fatos apresentados no filme não foram fielmente adaptados.
  • As pessoas que interpretaram os piratas não eram atores de fato, mas foram selecionados na Somália. Relatos informam que existiu uma sensação real de medo ao contracenarem com os piratas.
  • Muitos tripulantes descrevem o verdadeiro Capitão Phillips de maneira muito diferente daquela que foi apresentada no filme. Ao que parece, o verdadeiro Phillips não era um homem tão sensato assim. Ele inclusive foi processado por membros de sua tripulação.
  • Os paramédicos que atuaram na cena final do filme não eram atores, mas tripulantes do navio da marinha americana que foi utilizado como set de gravação.
  • Aliás, a referida cena com os paramédicos não estava prevista no roteiro original. Foi uma sugestão do diretor Paul Greengrass e acabou se tornando uma das cenas mais impactantes do filme.
  • Na história real, o dinheiro que Phillips entregou aos piratas (US$ 30 mil) logo no começo da abordagem nunca foi localizado.
  • Barkhd Abdi foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pela sua atuação como o pirata Abduwali Muse
  • Por falar em Oscar, o filme recebeu 6 indicações: melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor edição de vídeo, melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhor roteiro adaptado. Seus idealizadores não levaram nenhuma estatueta para casa.

[ Ficha Técnica ]

Interessado em adquirir este filme? Clique neste link para uma oferta especial.

Você também pode se interessar no livro que deu origem ao filme.

Foto 1 - Blu-ray - Capitão Phillips

Captain Phillips (Capitão Phillips) – EUA, 2013
134 minutos
Suspense, Drama

Direção: Paul Greengrass
Produção: Michael De Luca, Dana Brunetti e Scott Rudin

Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi

Premiações: BAFTA Awards, 2014 para melhor ator coadjuvante (Barkhad Abdi)

Trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...