11 de outubro de 2017

Um Papo Qualquer… o Podcast do UBQ

Pois é… já tem alguns dias que eu estou desenvolvendo o conceito de um podcast próprio para o UBQ. Eu já faço uma participação em outro podcast: o Podástico, apresentado por Carlos Aros e que também conta com a participação de Miguel Forlin e eventualmente com a participação do Michel Vieira.

A princípio, minha participação por lá continua a mesma. Eu me divirto ao fazer o programa com os meninos. Os papos sempre são muito interessantes e rendem muita conversa.

Mas… o Podástico é um projeto coletivo que tem funcionado mais como um hobby. Um evento para diversão. Ao sentarmos para gravar, criamos um ambiente lúdico e saudável.

Mas, por se tratar de um hobby, de um momento de diversão, ficamos condicionados às agendas de trabalho de seus participantes. E considerando a vida corrida que meus colegas levam, nem sempre é possível abrir espaço na agenda de trabalho deles.

O que ocorre é que não estamos mantendo uma periodicidade e informalmente a conclusão é óbvia… entre um compromisso de trabalho que paga nossas contas e um momento de diversão que pode ser postergado… bom, vocês entenderam… em algum momento... a coisa parece ter deixado de funcionar. Parece que em algum momento, deixou-se de ver o programa como um produto com potencial para ser explorado e o encontro para as gravações se tornou mais um hobby no tempo livre.

Para mim, o problema é outro… eu sinto falta de gravar os programas. Sinto falta do formato. Sinto falta desta conversa tão bacana e espontânea...

Por isso, resolvi ter meu próprio espaço. Existem tantos podcasts no mundo. Acho que o Podástico e o Um Papo Qualquer podem coexistir na podosfera.

Então, eu passo a ver o Podástico da mesma forma que meus colegas... um hobby, um momento de diversão.

E passo a trabalhar em um podcast solo… o “Um Papo Qualquer”.

logo-do-canal

Inicialmente pensei que por estar sozinho, um podcast muito longo com apenas uma pessoa falando, poderia ser chato e maçante... Além disso, eu não consigo me ver falando por uma hora ou mais sozinho.

Eu pretendo no início falar sobre algum tema interessante por uns 15~18 minutos, sendo que os programas terão em torno de 20~22 minutos, considerando abertura, encerramento, vinhetas, enfim... a estrutura do programa. A frequência de publicação será semanal.

Os temas serão variados... tecnologia, sociedade, comportamento, jogos eletrônicos (preferencialmente jogos antigos de MSX e Mega Drive), cards colecionáveis (neste caso, Magic) ou qualquer outro assunto que eu (ou você, através de suas sugestões) julgue ser interessante.

Futuramente, eu pretendo trazer alguns convidados. Mas isto ficará para uma segunda etapa. Eu preciso ainda consolidar o formato, corrigir eventuais falhas. Aparar todas as arestas.

E eu acredito que será um processo bem divertido...

Inicialmente vou hospedar o podcast através do serviço oferecido pelo Blubbry, que é uma empresa de hospedagem especializada em podcasts. Eu cogitei manter uma hospedagem no próprio Soundcloud (que é onde o Podástico está hospedado). Levei em conta as famosas restrições orçamentárias e o fato de eu não usar o Wordpress como plataforma de hospedagem do blog me fizeram optar inicialmente pela hospedagem básica do Blubrry…

Pretendo publicar o primeiro programa no próximo dia 13, com ampla divulgação nas minhas redes sociais e aqui no blog. Este primeiro programa provavelmente contará com uma edição mais simples pois ainda estou bolando a identidade sonora do podcast.

Acho que por enquanto é isso. A vida continua… os projetos seguem e em breve teremos no ar um novo podcast. Divirtam-se com o novo “Um Papo Qualquer”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...