21 de outubro de 2017

Dia do Podcast

A data de 21 de outubro é reconhecida no Brasil como o “Dia do Podcast”. A referência se dá pelo fato de que em 21/10/2004, foi publicado o Digital Minds do blogueiro Danilo Medeiros (Sim!!! o programa ainda existe!). Que é considerado como o primeiro Podcast produzido aqui no Brasil.

diadopodcast

Mais do que uma simples data referencial, é uma oportunidade para promover o engajamento de toda a comunidade. Não só de quem produz podcasts, mas também de quem gosta do formato.

Mas… e para quem ainda não sabe o que é um Podcast?

Bom, é por isso que resolvi escrever este texto. Quero explicar a você que ainda não conhece o formato, algumas coisas bem legais sobre podcasts. E quem sabe, você não se torna um fã e consumidor de conteúdo também?

Vou utilizar aqui como base, o material produzido no site http://diadopodcast.com.br que também faz um trabalho muito bacana na divulgação da mídia.

Afinal, o que é um Podcast?

Você, em algum momento de sua vida, já deve ter ouvido um programa de rádio. Seja uma atração musical, um programa de variedades, um noticiário, um evento esportivo, etc…

No rádio, a transmissão da informação é de maneira contínua e segue uma programação que é estabelecida pela emissora. Ou seja, você tem acesso ao conteúdo que é oferecido pela rádio, mas o que você recebe é exatamente como é transmitido pela emissora.

Assim, se você resolve ouvir o programa Pânico na rádio Jovem Pan, somente por conta de um entrevistado ou por conta de uma única matéria, você deverá ouvir o programa em sua íntegra ou até o momento em que aquele conteúdo específico que você deseja seja transmitido.

O podcast funciona tal qual um programa de rádio. A diferença é que você recebe o conteúdo sob demanda. Isto é, você escolhe aquilo que quer ouvir.

Vou ilustrar isso com um exemplo pessoal… eu sou ouvinte da rádio CBN. E durante sua programação a CBN transmite sonoras de vários comentaristas: Max Gehringer, Mario Sérgio Cortella, Carlos Alberto Sardenberg, José Godoy, Arnaldo Jabor, entre tantos outros… estas sonoras são transmitidas em momentos específicos da programação. Então se eu perder o horário daquela transmissão, eu perco o comentário.

E se houvesse uma maneira de eu buscar estas sonoras de modo específico em algum lugar? Ou então, eu se eu tivesse a possibilidade de me inscrever em algum local que me informe e disponibilize este conteúdo para que eu possa ouvi-lo no momento que for mais conveniente para mim?

Este cenário ilustra o que é um podcast… um meio para transmissão de conteúdo de mídia sonora que é transmitido sob demanda e pode ser acessado por meio de um link na internet, ou então por assinaturas através de feeds RSS.

Voltando ao caso dos comentaristas da CBN, eu posso assinar o feed dos comentaristas lá no site da rádio… e toda vez que um novo conteúdo deles for publicado, você receberá ao menos a informação de que o conteúdo está disponível. E aí você poderá acessar, ouvir, baixar no momento em que você bem entender.

Ah… eu não se preocupe com esta história de “feed” ou “RSS”. Existem diversos aplicativos tanto para computadores, como para celulares (e até para consoles de vídeo game) que fazem todo o processo de modo automático para você. Seu único trabalho será o de escolher os podcast que deseja assinar.

podcasts-2633018_1280

E quais assuntos tratam os Podcasts?

É aqui que a coisa começa a ficar divertida… você encontra podcasts que falam sobre qualquer assunto. Isso mesmo… por ser como um programa de rádio, o podcast pode abarcar qualquer tema. Ele pode ser um programa musical, um noticiário, um comentário sobre um assunto específico, uma resenha sobre filmes ou livros, um bate papo sobre games, uma entrevista, uma reportagem. Qualquer coisa…

Normalmente os podcasts são temáticos. Isto significa que eles tratam de um tema específico. Um bom exemplo são os podcasts produzidos pela Radiofobia Podcast Network, mantida pelo grande Leo Lopes, que é um dos grandes incentivadores do formato no Brasil.

O “Radiofobia Classics” é um podcast musical… A cada episódio, um novo artista ou banda é apresentado ao ouvinte, com a sua história, fatos relevantes, curiosidades e é claro, muita música.

Já o “Alô Ténica” trata justamente da produção de podcasts. Cada episódio aborda uma área relativa a produção e criação de conteúdo para podcasts.

Outra coisa que você deve ter percebido é que os podcasts são segmentados em episódios. E a periodicidade vai de acordo com quem o podcast. Pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal, enfim… quem decide é o podcaster.

A história dos Podcasts

Eu até pensei em escrever sobre isso aqui no texto. Mas sinceramente, eu não conseguiria escrever nada melhor do que encontrei neste texto escrito por Lúcio Luiz e Pablo de Assis. Então vou me abster de escrever sobre isso e recomendar a leitura daquele texto.

Começando a ouvir Podcasts

Não existe uma regra para isso. Basicamente você encontra os podcasts quando procura assuntos de seu interesse. Uma boa maneira de encontrar vários podcasts é usar o iTunes pois a plataforma conta com um grande número de podcasts cadastrados ali. O processo de assinatura e download é bem simples.

Recomendo ainda dois sites bacanas… um deles é o Mundo Podcast que conta com a Teiacast, que é uma base de podcasts grande… cerca de 1400. Ou seja, bastante variedade.

image

O outro site é o YouTuner… que também funciona como agregador de podcasts. Ele é muito completo e atualiza constantemente sua base de dados…

image

Uma nota curiosa, é que apesar de serem sites distintos (o primeiro pertence ao Thiago Miro e o segundo ao Ricardo Delcastanher), ambos são  organizados pelo pessoal do Mundo Podcast. E são muito bons…

Ouvir ou produzir?

Algo muito natural é perceber que quem produz podcasts normalmente também consome o conteúdo. Aqui vou publicar uma lista de 10 opções bem legais:

imageimageimageimageimage
imageimageimageimageimage

1) Um Papo Qualquer: claro... o meu jabá! He he he, agora falando sério, fica o convite para você conhecer o meu podcast
http://podcast.umblogqualquer.com.br

2) Podástico: é o primeiro podcast que participei. Infelizmente, ele atualmente não está em produção. São 22 episódios, mais um episódio especial que eu ainda publicarei (como despedida). Apresentado por mim, além do jornalista Carlos Aros e o crítico de cinema Miguel Forlin.
http://www.podastico.com.br

3) Alô Ténica: foi com este podcast que eu aprendi a amar e criar conteúdo para podcast. É uma dívida de gratidão que terei com o Leo Lopes ao longo da minha vida.
http://radiofobia.com.br/podcast/category/podcast/alotenica/

4) Radiofobia: outro podcast criado e mantido pelo Leo Lopes. Um bate papo bem divertido com convidados.
http://radiofobia.com.br/podcast/category/podcast/radiofobia/

5) Nerdcast: acho que é uma referência que não pode faltar em nenhuma lista de recomendações. Criado e mantido pelo pessoal do site Jovem Nerd.
https://jovemnerd.com.br/nerdcast/

6) Tecnocast: do pessoal do Tecnoblog, o papo aqui é sobre tecnologia e tendências.
https://tecnoblog.net/categoria/podcast/

7) Senso Incomum: mantido pelo Flavio Morgenstern, é um podcast de opinião. Polêmico e provocativo. Mas genial…
http://sensoincomum.org/

8) Café Brasil: mantido pelo portal Café Brasil, é um podcast de opinião e discussão de política, cultura e sociedade. Com entrevistas e debates. Bem bacana!
http://www.portalcafebrasil.com.br/todos/podcasts/

9) Braincast: mantido pela Brainstorm9, tem a premissa de ser um fórum de discussão com discussões sobre criatividade e inovações.
http://www.b9.com.br/podcasts/braincast/

10) Rebobinando: podcast de cultura pop, criado e mantido pelo pessoal do Não Salvo.
https://www.facebook.com/RebobinandoNS/

Agora que você está devidamente apresentado ao formato, convido você a conhecer os podcasts que mencionei e também outros que estão por aí e são igualmente bons.

E é claro, um convite especial para conhecer o meu podcast:

logo-do-canal

Espero que você tenha gostado. Deixe seus comentários, suas dúvidas, sugestões, críticas. E até um próximo texto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...