11 de abril de 2018

Criolo - "Convoque Seu Buda" (Disco da Semana #20)

Buenas pueblo,
Hoje saio da zona de conforto guitarrística e caio de cabeça no que tem de melhor no rap nacional.
20180411_criolo
Provavelmente um dos discos mais esperados de 2014. O sucessor do multi-premiado "Nó na Orelha".
Depois de ser agraciado por público e crítica, como manter o rumo? Como não se deslumbrar? Essas perguntas provavelmente passaram pela cabeça do rapper durante o processo de composição/gravação desse disco, mas o cara seguiu em frente e mais uma vez fez um dos melhores trabalhos do ano em questão.
Criolo continua fazendo rap de maneira menos ortodoxa, é adepto do DJ, como todo bom rapper, mas o grosso de sua sonoridade é feita de maneira orgânica, por uma banda pra lá de azeitada. Seus samples mostram um bom gosto absurdo e um baita conhecimento da música negra, o que enriquece ainda mais o trabalho junto a sua banda. Guitarra, baixo, bateria, percussão, metais e um DJ pra lá de entrosados, fazem a cama para que o cara possa desenvolver toda a sua ideia.

Além disso, usa e abusa de convidados pra lá de especiais pra fazer ainda mais bonito: Tulipa Ruiz em "Cartão de Visita", e uma voz que me remete à Beth Carvalho no refrão de "Duas de Cinco", mas que não posso afirmar se é ou não, pois não há informação alguma sobre.Letras afiadas, onde Criolo faz de sua verborragia, uma metralhadora giratória pra meter o dedo na ferida da sociedade brasileira. Em seu rap periférico, fala das mazelas, das dificuldades de uma enorme parcela da população que não é ouvida de propósito, ele se furta à posição de porta-voz dessa maioria, e não faz isso apenas em forma de rap.

Seu disco é plural, tem espaço pra soul, blues, reggae e samba e em todas essas searas, o cara manda bem.
Revolucionário, distribui seu disco gratuitamente via internet, está lá na sua página, pra quem quiser, sua intenção é divulgar o seu trabalho e possibilitar que cada vez mais pessoas ouçam o que ele tem a dizer. Com "Convoque Seu Buda", Criolo se solidifica não apenas no cenário do rap nacional, mas se cristaliza como um dos grandes da música brasileira com um discaço. Que venham mais discos como esse.

Pra ouvir, acesse aqui.

Logo menos, tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...