6 de setembro de 2017

100 inscritos no YouTube

Ora, ora, ora…

Se alguém me perguntar quais os meus planos para o blog, eu diria que a ideia é torná-lo multimídia. O blog já existe por si só desde 2009. Desde então eu o tenho alimentado regularmente com textos meus e também de outros colaboradores que gentilmente (nunca vou me cansar de falar isso…) emprestam um pouco do seu talento para o blog.

O blog não é exatamente um campeão de audiência, mas ela (a audiência) tem crescido desde que comecei a me dedicar a um trabalho mais organizado e planejado. Comparado aos grandes blogs, sou um nanico. Mas já atingi 75 mil visualizações ao longo do tempo e no último mês, quebrei pela primeira vez a barreira dos 3 mil acessos mensais.

Para mim isto é bastante coisa…

Em 2016, depois de tanto assistir vídeos no YouTube, eu criei coragem e reativei o meu canal. No endereço www.youtube.com/1blogqualquer eu comecei a publicar pequenos vlogs com minhas opiniões e assuntos que chamam minha atenção.

Tudo foi muito precário… acho que começa assim com todo produtor (exceção àqueles que já começam famosos) que não dispõe de recursos. Meu primeiro vídeo foi gravado em uma Webcam, editado no Windows Movie Maker, cheio de falhas técnicas na qualidade de gravação do áudio e do vídeo, mas foi um começo (embora eu não tenha mais coragem de mantê-lo público).

image

Um começo apoiado pelos amigos…. muita gente viu ali o esforço genuíno de alguém que gostaria de construir algo. E mesmo com todos os defeitos técnicos, me apoiaram na criação do canal.

O tempo passou e após ter produzido alguns vídeos, comecei a refinar o processo de produção. Procurei me informar com quem sabia produzir vídeos, assisti vários canais no próprio YouTube sobre produção de conteúdo, li material disponibilizado na Internet e também investi em alguns equipamentos de produção.

Não são equipamentos de ponta… basicamente tenho uma câmera que grava FullHD (Canon SX530) mas sequer é DLSR, uma boa interface de áudio (Zoom H4N Pro) que atende perfeitamente minhas necessidades e é o mais próximo que eu tenho de um equipamento realmente profissional (antes eu cheguei a usar um microfone de lapela Sony ligado a um gravador de áudio portátil da própria Sony… o IP440X), um bom microfone do tipo shotgun (Yoga HT-81), tripés para sustentação dos equipamentos e um conjunto de luminárias (uma delas é absolutamente caseira… feita com papelão e tecido) para deixar o ambiente bem iluminado.

Somei a isso um bom editor de vídeos (Vegas Studio), um bom editor de áudio (Sound Forge Audio Studio) e um bom editor de imagens (Adobe Photoshop CC).

E aí tudo foi no processo de tentativa e erro. Não foi raro eu ter que editar um mesmo vídeo mais de uma vez. Alguns ficaram verdadeiros desastres e por preguiça (ou cansaço) eu desisti de melhorá-los. Mas este processo de “tentativa e erro” deu algum resultado… a qualidade melhorou significativamente. Claro que eu ainda estou longe de dominar o processo de criação. Mas tenho certeza de que as coisas melhoraram bastante depois de mais de 75 vídeos (considerando os dois canais), não acham?

Mas eu tinha uma pulga atrás da orelha. Aquele primeiro canal, quando começou, já partiu de 78 inscritos… Isso porque há alguns anos atrás eu publiquei 4 vídeos não monetizados sobre a Secretaria Escolar Digital. Os vídeos alcançaram boa quantidade de visualizações… cerca de 14 mil.

Então, basicamente eu tinha uma audiência criada por vídeos que nem mais faziam parte do canal. Não era uma audiência que estava ali pelo conteúdo que eu criei, mas sim pela informação que eu simplesmente repassei.

E isto me incomodava bastante…

Pensando nisso, tomei uma decisão drástica… começar do zero. Um canal novo, apenas com conteúdo produzido de acordo com minhas expectativas. Surgia então o canal oficial do site Um Blog Qualquer.

Aliás, é por esta razão que os vídeos de Vlog começam a partir do episódio 06. Os episódios de 01 à 05 (ok… o vídeo está marcado como privado… mas sabe como é… meu gato apareceu no vídeo fazendo cocô!), e alguns vídeos sobre Magic estão no outro canal…

E como todo começo, foi bem difícil… Eu não tenho o hábito de ficar postando mensagens em redes sociais com promoção do meu canal. Isso seria spam e não posso concordar com esta prática. Vai contra meus princípios.

Por vários dias eu amarguei o “0 inscritos”. Fiz apenas a divulgação de costume: em meu blog, em meu Twitter e caprichei no SEO das tags dos vídeos.

E aí apareceram os primeiros inscritos… basicamente os amigos que acompanham o meu trabalho. E eu levei uns 2 meses para chegar à marca de 10 inscritos.

Em determinado momento eu desisti de monitorar o número de inscritos… eu pensei apenas em criar o conteúdo, sem me preocupar muito com o retorno. Eu fazia algo que me divertia e ocupava minha cabeça… e era isso o que importava. A única coisa que eu estabeleci foi uma meta: 100 inscritos até o final de 2017. Caso não atingisse a meta eu fecharia o canal e ficaria só com o blog (e o Podástico)

Acho que foi no começo de Agosto ou final de Julho. O canal contava naquela época com 29 inscritos… Eu tinha estabelecido um esquema de trabalho e listas dos assuntos que pretenderia abordar nos vídeos.

Foi mais ou menos nesta época que publiquei o tal vídeo com minhas opiniões sobre a UNIVESP… como aluno (mais para ex-aluno atualmente) eu queria transmitir minhas impressões e opiniões sobre a qualidade do curso. Caso ainda não tenha visto o vídeo, ele pode ser acessado aqui.

E ele foi um sucesso… mais de 3 mil views… Claro que recebeu críticas, mas ele também recebeu elogios. E acho que foi graças a ele que o canal começou a ganhar visibilidade.

Comecei a ganhar inscritos… quase todo dia um novo inscrito. E em 11 de Agosto atingi a marca dos 50 inscritos… Fiz até um vídeo para agradecer esta marca.

E os inscritos continuaram a aparecer…

Eu continuei a produzir meus vídeos da mesma forma que vinha fazendo… sempre com conteúdo produzido e idealizado por mim, com assuntos do meu interesse e que tentava trazer algum entretenimento para que os assistia.

E foi numa tarde de domingo… dia 03 de setembro… A data do meu aniversário, aliás.

image

Cheguei aos 100 inscritos. Uma marca modesta para canais com milhares (ou milhões) de seguidores. Para mim, é um feito e tanto. São 100 pessoas que tem observado o meu trabalho e querem ouvir o que eu tenho a dizer.

Sim… eu fiquei feliz pra caramba. Há quase 1 ano atrás (o primeiro vídeo foi postado em 27 de setembro de 2016) eu não tinha ideia de qual rumo o canal tomaria. Hoje eu tenho uma ideia… hoje eu tenho um plano. E independente de quantos inscritos o canal irá conquistar nos próximos anos, sei que ele cumpriu o seu objetivo: me trazer a sensação de que eu posso fazer sim um bom trabalho.

Eu eu vou continuar com este trabalho… hoje, amanhã, depois… e enquanto eu tiver boas ideias e enquanto eu estiver me divertindo com isso.

Eu agradeço mais uma vez a todos que acompanham o trabalho. Agradeço a todos que criticam, elogiam, sugerem, compartilham. Espero que novos inscritos surjam e que em breve (sabe-se lá quando…) venha a comemoração dos 1000 inscritos.

Enquanto escrevo este texto, o canal já conta com 104 inscritos. E a nossa jornada continua…

Ah… e para quem acompanha o YouTube, deve saber que o site envia placas comemorativas para os canais que atingem marcas importantes, como 100 mil, 1 milhão e 10 milhões… E eu confesso que não sabia… mas eles também se lembram dos pequenos. Porque hoje eu não ganhei uma placa… mas ganhei um e-mail…

placa-de-100-inscritos

E isto foi muito significativo…

Bom… é isso. Vamos lá, o canal, o blog e podcast continuam.

O que me faz lembrar de uma última coisa. Como o canal atingiu esta marca, agora ele pode ter um domínio personalizado no YouTube… e adivinha o que temos agora?

dominio

Pois é… sejam bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...