10 de setembro de 2017

O cenário perfeito (ou eu sendo um perfeito idiota)

Agora há pouco fiz um exercício pouco saudável… Não foi um exercício físico… foi um exercício mental.

brain

Não que exercitar a mente seja algo maléfico. Divagar, raciocinar, planejar é algo bom. Mas o ruim da história é quando pensamos em algo que não podemos executar. Que está além do nosso alcance e mesmo assim assim, ficamos remoendo aquele cenário com a falsa esperança de que – pensarmos fortemente naquilo – teremos sua concretização.

Um exercício de autoimolação que não leva a lugar nenhum… mas mesmo assim, vou compartilhar minha diarreia mental por aqui.

Recentemente, gravei um vídeo para publicar no canal. Gravei um vlog onde agradeci a todos por alcançar a meta de 100 inscritos.. Eu também escrevi sobre isso aqui no blog.

Eu estava aqui escrevendo o roteiro do meu próximo vídeo (sobre como jogar Magic) e no processo, começo a fazer anotações sobre os recursos que vou utilizar. Em geral, não preciso de muita coisa, a Canon SX530 com bateria carregada e posicionada no tripé, as luzes das luminárias e da softbox caseira ligadas e posicionadas, o microfone shotgun posicionado em direção à minha boca e conectado por meio de um cabo XLR balanceado à minha interface de áudio H4N Pro. E pronto… tenho aí os elementos necessários para gravar um vídeo aqui no meu estúdio caseiro. Uma boa edição para inclusão de elementos audiovisuais (imagens de ilustração, trilha sonora, normalização do áudio).

O resultado, modéstia à parte, tem ficado muito bom…

Mas aí entra a parte nada saudável do exercício…

Comecei a pensar nas coisas que precisam ser melhoradas…

Primeiro pensei na câmera… uma DLSR com lentes cambiáveis seria uma boa ideia. Uma Canon T5i ou uma Canon T6i, combinada com uma lente 50mm de abertura 1.8 e com uma bateria extra seria bem bacana.

camera

Quero deixar claro que não tenho condições neste momento de comprar um equipamento como este. E quero deixar claro também que RACIONALMENTE eu tenho consciência de que o meu equipamento atual atende minha necessidade para o momento.

Mas ainda assim (e agora você começará perceber a parte tóxica do exercício) eu fui fazer uma pesquisa de preços. E lá eu encontrei o valor da T6i por R$ 3.200, a lente por R$ 550,00, e bateria por mais R$ 220,00.

Sim… esta diarreia mental continua…

Aí, já que estava procurando novos equipamentos, achei que mais um tripé seria bacana, pois assim eu teria um tripé de mesa (já tenho um muito bom da Velbon) e teria um tripé de chão para outras ocasiões (que aliás, não são tantas assim, afinal… eu só gravei externamente por apenas 2 vezes: uma na casa do Michel e outra no GP São Paulo de Magic e nas duas vezes, o que eu tinha foi suficiente).

Mas lá fui procurar um tripé… e achei um da Velbon (Videomate 638) por R$ 500,00.

tripe

Aí olhei para minhas luzes… luminárias de mesa que gastei cerca de R$ 30,00 cada uma (uso 4) e uma softbox caseira que fiz por aqui mesmo e que gastei cerca de R$ 50,00 para fazer. Pensei que um conjunto de softbox e sombrinhas trariam uma iluminação bacana. E por R$ 960,00 eu teria um kit completo de iluminação.

luz

Não satisfeito, pensei que poderia melhorar a interface de áudio também. Poderia usar uma com mais canais (apesar do ótimo H4N Pro gravar em quatro canais (2 mono e um estéreo e eu precisar de apenas um canal mono para meus áudios), mas usei como justificativa para iniciar uma pesquisa, o fato de que um H6N traria benefícios para a gravação do Podástico. E aí vi que os benefícios custariam R$ 1.400,00.

zoom

Mas eu não agi totalmente sem nenhum bom senso… pensei que poderia economizar em algumas coisas, aproveitando meus cartões de memória e também utilizando o pedestal para microfone que já disponho… Eu também manteria o laptop, os programas de edição que me atendem muito bem…

Sim… o parágrafo anterior foi uma ironia…

Eu até fiz uma planilha no Excel para somar os valores necessários para a empreitada…

image

E foi só depois que eu terminei que eu me dei conta da idiotice e desperdício de tempo que eu tive. Eu já tenho as coisas que preciso para produzir os vídeos e para produzir o Podástico.

Sim… eu não tenho os melhores equipamentos… não tenho os equipamentos que eu acho mais bacanas… mas… puxa vida! Em quase 1 ano fazendo estas gravações malucas para o YouTube e para o Podcast eu evoluí bastante. Saí de uma Webcam e fui para uma câmera que grava em Full HD… O tripé suporta muito bem a câmera e é prático no transporte; no áudio eu tenho um belo equipamento suficiente para gravar 4 canais de áudio perfeitamente (ok… me falta um cabo splitter… mas isso custa 50 reais e não 1400) e com direito à um backup. A luz pode ser improvisada com luminárias de mesa, mas funciona…

E o mais importante… o que mais conta é o conteúdo. E não como eu gravo o conteúdo. Claro que precisa um mínimo de qualidade. Mas com o que eu já tenho, eu estou bem acima deste “mínimo”.

E por que estou falando tudo isso?

Porque sou um idiota… eu passei quase três horas do meu Domingo procurando por coisas que não posso comprar, ou melhor, NÃO PRECISO comprar neste momento. Claro que estes itens trariam um upgrade… mas não é o momento. Definitivamente não é o momento.

Isto estava entalado… eu queria falar sobre isso… E aí fiz este texto. Bastante idiota do ponto de vista criativo.

Em um cenário perfeito eu teria estes equipamentos que fico pesquisando e gastando meu tempo para encontrar aquilo que eu sei que no momento não posso ter. Mas, como um perfeito idiota, tolo, não sou grato por aquilo que já conquistei.

As usual… a perfect idiot.

Motivações erradas… isso sempre me leva a um caminho errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...