25 de agosto de 2017

Meu primeiro GP de Magic: The Gathering

Aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de Agosto. O GP São Paulo de Magic: The Gathering foi provavelmente o maior evento sobre Magic na América Latina neste ano. E também foi meu primeiro GP desde que comecei a jogar ainda em 1994.

gpsãopaulo

Mas antes de falarmos do meu primeiro GP, quero explicar o que diabos é um GP…

Magic: The Gathering pode e deve ser encarado como um meio de diversão. Você deve jogar com seus amigos e colegas, seja em uma loja especializada, seja na mesa da cozinha da sua casa ou em qualquer outro local onde seja possível distribuir as cartas.

Mas o Magic também pode ser um ambiente competitivo. para quem gosta de desafiar outros jogadores, testar suas estratégias, atingir (ou ultrapassar) seus limites, existem eventos em que você pode participar de torneios, disputando premiações. Existe uma série de eventos competitivos que ocorrem nas lojas: Friday Night Magic, Ligas, Game Day, Draft Weekend… pretendo falar sobre eles em um outro momento.

Hoje, falarei especificamente do Grand Prix… que é o maior evento competitivo aberto a todo e qualquer jogador de Magic.

De acordo com a descrição do site da Wizards…

“Os Grand Prix são os maiores eventos abertos de Magic realizados ao redor do mundo. Esses emocionantes três dias de festividades de Magic incluem um evento principal de dois dias com prêmios de milhares de dólares. Além disso, há uma sessão de autógrafos de artistas e mais eventos paralelos do que você poderia jogar nos seus sonhos de Magic mais fervorosos.”, in http://magic.wizards.com/pt-br/content/grand-prix-tipos-de-evento-eventos

image

Para começar, não dá para pensar no GP como um grande torneio. Ele é sim uma grande convenção sobre Magic. E nesta convenção é realizado um torneio de grande porte com premiação em dinheiro, além de outros torneios (chamados paralelos) com premiação em pontos que podem ser trocados por produtos relacionados ao Magic (boosters, shields, playmatas, deckbox, etc…).

Mas o GP também pode ser apenas visitado. Você não precisa necessariamente competir. Você pode ir ao evento para entender um pouco mais sobre o universo do Magic.

O que tinha no GP São Paulo?

Realizado no Centro de Eventos Pro Magno, o GP reuniu jogadores profissionais, amadores, curiosos e simpatizantes. Não encontrei uma estatística confiável quando ao número de inscritos… mas pela imagem a seguir, dá para se ter uma ideia da quantidade de pessoas…

panoramagp

Tirei esta foto por volta de 20h30 do sábado… ou seja, quase no final do evento naquele dia. Acredite, estava bem mais cheio a hora que cheguei.

Nas mesas de jogo, obviamente rolavam os torneios. No entorno, diversos estandes com lojas nacionais e estrangeiras. Um painel com RK Post e Dan Frazier (famosos ilustradores de cartas do Magic) vendendo artes das cartas e também autógrafos. Pode parecer pão-durismo ou mesmo amadorismo da minha parte… mas achei o fim da picada cobrar R$ 5,00 por um autógrafo em uma carta.

Um dos estandes que me chamou a atenção foi o estande dos YouTubers. Sim… existem vários canais no You Tube especializado em Magic. Além do canal oficial da Wizards, eu sigo vários outros canais, com destaque para os canais “Umotivo” do André Manenti e “Fazendo Nerdice” do El Baramallo.

Acompanho o trabalho de vários deles há muito tempo. Inclusive o canal do Elba serve de inspiração para produção do conteúdo do meu canal. Assim, como eu, seu canal versa sobre conteúdo geek de uma forma geral.

E neste ponto, preciso dizer que foi bem bacana… pois além de jogar uma partida de Momir Basic com o Elba eu tive a oportunidade de conversar com o André, e ainda entrevistar o Elba e a Carol do canal oficial Magic Brasil.

elba

Eu ainda não consegui editar os vídeos com as entrevistas, mas espero em breve publicar. Tanto o Elba como a Carol foram muito bacanas em me conceder uma pequena entrevista.

carol

Ah sim… também pude jogar Commander com alguns camaradas que apareceram por ali. E este é o legal do Magic. Você não precisa necessariamente conhecer as pessoas para ter um bom bate papo e jogar um “For fun”.

E entre vídeos, partidas casuais, estandes e conversas, não vi a hora passar. Saí do vento após as 22h00. E me arrependi bastante de não ter ido mais cedo.

Foi meu primeiro GP… eu não participei de nenhum torneio paralelo, nem do torneio principal. Não comprei cartas, não consegui autógrafos, mas vi muitas pessoas… alguns conhecidos… algumas pessoas que até então só existiam para mim pelos vídeos do You Tube…

Foi muito legal. E mal posso esperar pelo GP São Paulo 2018. E para o próximo GP quero ver se compro cartas, se participo de algum evento paralelo… e quem sabe, possa estar no estande do pessoal do You Tube, como um YouTuber de Magic… He he he.

Seria bem legal…

Bom…. minha cobertura deste primeiro GP que participei não foi a mais completa, tampouco a mais jornalística. Fui como um fã do jogo, como um produtor de conteúdo… fui para aprender e entender porque Magic: The Gathering é um jogo tão popular.

E eu sei que aprendi bastante coisa por lá.

E me diverti muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...