25 de setembro de 2018

Os Faichecleres - "A Calçada da Fama" (Disco da Semana #38)

Buenas!

Hoje é dia de discoteca básica, um verdadeiro clássico desconhecido, daqueles discos pra ouvir e cantar junto do começo ao fim. Uma pérola do cancioneiro nacional.

20180925_faichecleres

Segundo disco dos curitibanos, lançado no já longínquo 2007, nos dá uma aula de rocknroll, aquele mesmo: o clássico, de guitarra, baixo e bateria, seguindo a tradição das bandas dos anos 60. Gravado em um grande estúdio e com um sistema diferenciado de distribuição (vinha encartado em uma revista de distribuição nacional), faz com que o alcance da banda fosse infinitamente maior, levando-os a tocar em praticamente todo o país. Mesmo com um sistema de distribuição tão criativo e eficaz, de nada adiantaria pra banda se este (à época) novo disco não tivesse a qualidade que se esperava da banda, E aí amigos, é onde a Faichecleres se dá melhor.

Nesse álbum, o trio (Giovani Caruso: baixo e voz, Marco Gonzatto: guitarra e voz e o grande baterista, o quase polvo Tuba Caruso) nos transporta pra "swinging London" da segunda metade da década de 60, influenciados pelas maiores bandas do período, sem soar como cópia pra fazer um disco irrepreensível.

facihecleres

Sua sonoridade, como não poderia deixar de ser, tem um ar pra lá de "vintage" e servem como moldura pras letras pra lá de sinceras da banda. Nelas, os caras tem a cara de pau de falar hoje em dia o que o "bom-mocismo" dos anos 60 não teria colhões pra dizer (mas que com certeza pensavam), sobre sexo, fetiches, bebedeiras, farras e por que não amores e desamores.

facihecleres1

Esse foi o último registro com a formação original dos caras que mudou ao longo do tempo até a banda entrar em hiato por tempo indeterminado. Em 2016, fizeram um show de reunião com a formação original no badalado Bar Opinião de Porto Alegre/RS com casa cheia e centenas de fãs alucinados pedindo a volta definitiva da banda.

Um verdadeiro disco de Rock, com "R" maiúsculo, pra ouvir alto, pra cantar junto, pra pular, pra farrear e fazer bonito em qualquer festa que se preze. Ou seja, um discaço. Discoteca básica.

Pra ouvir, clique aqui.

Logo menos tem mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...